Mazda RX-8 vs Mazda MX-5

Quinas

New member
Boa noite a todos,

venho aqui para um pequeno tira teimas que é o seguinte... tenho um amigo que tem um Mazda RX-8 231cv e em conversa eu falei-lhe que gostava muito do MX-5 e que achava que também tinha um excelente handling etc..

A reação dele foi de gozo dizendo que não tem comparação possível, que o MX-5 é um carro banal para quem não tem dinheiro e que não tem comparação em nada, nem em chassis etc..

Agora eu pergunto-me, será assim tão descabida a comparação????

abraços!!!

Boa noite a todos,

venho aqui para um pequeno tira teimas que é o seguinte... tenho um amigo que tem um Mazda RX-8 231cv e em conversa eu falei-lhe que gostava muito do MX-5 e que achava que também tinha um excelente handling etc..

A reação dele foi de gozo dizendo que não tem comparação possível, que o MX-5 é um carro banal para quem não tem dinheiro e que não tem comparação em nada, nem em chassis etc..

abraços!!!

Que raio de conversa, e o que diria o dono de um GTR sobre o Rx-8 do teu amigo? E por aí fora...
Claro que em sentido lato não há comparação, o Rx-8 é um carro bastante mais completo e performante que o Mx-5 mas se tivermos em conta a relação prazer de condução por preço e utilização o Mx-5 pode até ser uma melhor opção, além de haver uma quantidade estaparfurdia de material para apimentar os Miatas que não é de ignorar.

O teu amigo se fosse user do fórum era banido, pois o Mx5 é um dos carros sagrados deste fórum...[:D]
Eu, pessoalmente, não lha acho nenhuma piada. Era carro que não comprava, mas aqui no fórum é muito admirado.

O teu amigo se fosse user do fórum era banido, pois o Mx5 é um dos carros sagrados deste fórum...[:D]
Eu, pessoalmente, não lha acho nenhuma piada. Era carro que não comprava, mas aqui no fórum é muito admirado.

O MX-5 é um carro muito importante para a Mazda, como o Beettle foi para a VW ou o 2CV foi para a Citroen.

Miata é Mazda e Mazda é Miata. Nos States é um carro de culto.

Mas não achas piada pelo aspecto do carro ou do ponto de vista da condução?

Quanto ao comparativo Rx8/Mx5 é um pouco descabido. Além de que os comentários do amigo são completamente idiotas. Mais um que compra algo e automaticamente tudo à volta se transforma em trampa.

São criaturas com objectivos bastante distintos.
Um é o carro de passeio ou oocasional brinquedo, e o grande defeito é mesmo faltar motor para enriquecer a experiência e extrair todo o potencial do chassis.
O outro, dado até a escolha da Mazda em dar-lhe umas portinhas traseiras, a meu ver, até o torna bastante mais próximo do conceito ideal de sports sedan. Muito mais interessante que os pseudo-coupes de 4 portas.
E claro, o motor Wankel dá-lhe um carácter único no mercado.

No que toca a dinâmica, ambos nasceram na Mazda, ambos respondem aos mesmos príncipios.
E pode-se informar o amigo, que o Mx5 tem sido já faz uns bons anos, o ponto de referência para todos os restantes Mazda, incluindo o Rx8
Comandos precisos e imediatos a providenciarem boa ligação homem-máquina e dinâmica a tender para o lado ágil da questão.

Claro que o Rx8 sendo uns 200kg mais pesado e tendo uma distância entre-eixos superior em quase 40cm, dificilmente conseguirá os niveis de agilidade de um Mx5, mas por outro lado, deverá garantir superior estabilidade a velocidades mais elevadas, e, teoricamente, maior progressividade de reacções no limite. Algo que até é ajudado pelo Wankel e o seu valor de binário modesto.

O Rx8 é uma criatura muito mais especial, sem dúvida. E ainda bem que existiu. Houvesse dinheiro para sustentar o seu apetite por gasolina e óleo e não me importaria nada de ter um.
Mas o Mx5 não é o carro dos pobres... O facto de ser acessivel não significa que seja mau.
Aliás, tomara muitas criaturas mais caras e "desportivas" serem tão certeiras ao nivel de dinâmica e condução.

Só há uma coisa em que o RX-8 não tem comparação possível: no consumo de gasolina.

De resto é um belo drivers' car, mas nada que mereça esse tipo de endeusamento (o S2000 é outro que sofre do mesmo mal).

Para quem não sabe, o Mazda MX-5 foi considerado pela EVO (a mais prestigiada revista de alta performance do Mundo) o 9º melhor Drivers Car de sempre. Apenas ficou atrás do Zonda F, Lotus 340R, 996 GT3, Caterham R300, Renault Megane R26.R, Elan, Clio Trophy e o Ferrari F50.

O Top 10:

1
Pagani Zonda F, 2 Lotus 340R, 3 Porsche 996 GT3, 4Caterham Superlight R300, 5 Renaultsport Megane R26.R 6 Lotus Elan, 7= Renaultsport Clio Trophy, 7=Ferrari F50, 9 Mazda MX-5, 10 Mitsubishi Evo VI Makinen Ed.

Quem quiser ver os 100 melhores: 100 Greatest Drivers' Cars | Car Feature | evo

O mx-5 e o rx-8 são carros que têm propósitos diferentes, e penso que foi a pensar nisso que foram criados. Enquanto que o mx-5 é um roadster que oferece uma dinâmica exemplar e muitas alegrias a um condutor que saiba o que está a fazer, o rx-8 é um coupé desportivo que além de ter aquele 1.3 wankel ainda tem umas portinhas pequenas para levar os amigo numa voltinha[:cool:]

Quinas, deixando aqui a minha humilde opinião: Já tive oportunidade de conduzir um Mazda RX8 de 231 cv algumas centenas de kms e não sendo um verdadeiro desportivo (muito longe disso) é uma viatura com uma utilização muito agradável, com a sua original e rara motorização com um binário bastante suave e progressivo em baixas rotações (ao contrário do que muitos deduzem), começando a mostrar a sua relativa potência a partir das 5.000 RPM e então a partir das 7.000 RPM até às mais de 9.000 RPM que atinge transfigura-se completamente, emitindo um rugido que não deixa a dever muito a boas motos.
Não impressiona nas performances puras, mas deixa muito gozo na sonoridade original que emite da sua motorização na faixa final do seu taquímetro e numa condução tranquila e relaxada na facilidade como se deixa conduzir, principalmente pelos seus principais comandos (embraiagem, caixa e direcção e até suspensão) muito suaves. Em zonas sinuosas a sua tracção traseira é relativamente acessível (mas não para todos), mas muito mais fácil de controlar que o Honda S2000.

Em relação ao Mazda MX5, não o conheço como experiência própria, mas somente do que leio e oiço e deduzo que não sejam comparáveis: Este um Roadster que principalmente nas motorizações mais expeditas, transfere muito gozo ao seu piloto e com reacções muito sãs no segmento onde se insere e tal com já foi dito um modelo com bastante culto.

O teu amigo ou conhecido é que foi infeliz em algumas expressões.

Cumprimentos.

Última edição:
Boa noite a todos,

abraços!!!

O teu amigo/conhecido, desculpa-me a franqueza, é o típico parolo que considera que o que é dele é (tem quer ser...) o melhor do mundo e arredores.

Se um dia a "vida" o levar a ter um mx-5, aposto, que o mx-5 passará a ser a última coca cola no deserto...[8b]

São dois carros muito diferentes, confesso, que sempre tive admiração pelo mx-5 desde a sua primeira geração e tive a oportunidade de ser proprietário de um da geração NC, talvez a mais burguesa e menos dinâmica mas, ainda assim, um carro que me deu muitos momentos de prazer. Talvez o único que me deixou realmente saudades. [;)]

Tanto o mx-5 como o rx-8 são portas estandarte da marca Mazda, ambos marcaram a indústria automóvel, o mx-5 teve resultados comerciais épicos o rx-8, nem tanto.

A comparação não é ridícula, na minha opinião, tudo pode ser comparável... é preciso é ter parâmetros nessa comparação.

Nunca tendo sentado o rab.o no rx-8, via-me prefeitamente a ser condutor de um, é um belo automóvel e belissimas compras em usados, é um carro muito especial e nem toda a gente tem o perfil... Gastam muito, bebem algum óleo e só na marca conseguem mexer-lhe, ou seja, a manutenção é carissima.

Em termos de diversão, o Rx-8 ganha em tudo o que forem prestações e dinamica, é um carro muito mais eficaz do que o mx-5...

MAs o mx-5... é aquele carro em que chegas em último lugar em qualquer "pico" mas mesmo chegando depois és o gajo que traz o sorriso mais infantil de todos os participantes. [:D]

Voltar
Superior