O teu amigo se fosse user do fórum era banido, pois o Mx5 é um dos carros sagrados deste fórum...[

]
Eu, pessoalmente, não lha acho nenhuma piada. Era carro que não comprava, mas aqui no fórum é muito admirado.
Mas não achas piada pelo aspecto do carro ou do ponto de vista da condução?
Quanto ao comparativo Rx8/Mx5 é um pouco descabido. Além de que os comentários do amigo são completamente idiotas. Mais um que compra algo e automaticamente tudo à volta se transforma em trampa.
São criaturas com objectivos bastante distintos.
Um é o carro de passeio ou oocasional brinquedo, e o grande defeito é mesmo faltar motor para enriquecer a experiência e extrair todo o potencial do chassis.
O outro, dado até a escolha da Mazda em dar-lhe umas portinhas traseiras, a meu ver, até o torna bastante mais próximo do conceito ideal de sports sedan. Muito mais interessante que os pseudo-coupes de 4 portas.
E claro, o motor Wankel dá-lhe um carácter único no mercado.
No que toca a dinâmica, ambos nasceram na Mazda, ambos respondem aos mesmos príncipios.
E pode-se informar o amigo, que o Mx5 tem sido já faz uns bons anos, o ponto de referência para todos os restantes Mazda, incluindo o Rx8
Comandos precisos e imediatos a providenciarem boa ligação homem-máquina e dinâmica a tender para o lado ágil da questão.
Claro que o Rx8 sendo uns 200kg mais pesado e tendo uma distância entre-eixos superior em quase 40cm, dificilmente conseguirá os niveis de agilidade de um Mx5, mas por outro lado, deverá garantir superior estabilidade a velocidades mais elevadas, e, teoricamente, maior progressividade de reacções no limite. Algo que até é ajudado pelo Wankel e o seu valor de binário modesto.
O Rx8 é uma criatura muito mais especial, sem dúvida. E ainda bem que existiu. Houvesse dinheiro para sustentar o seu apetite por gasolina e óleo e não me importaria nada de ter um.
Mas o Mx5 não é o carro dos pobres... O facto de ser acessivel não significa que seja mau.
Aliás, tomara muitas criaturas mais caras e "desportivas" serem tão certeiras ao nivel de dinâmica e condução.