Mazda2 vs Seat Ibiza

miguelmaia

New member
Pessoal, hoje fiquei com uma duvida enorme.

Conto comprar um carro de segmento B, a gasolina, até ao final deste mês e tenho andado inclinado para o novo Mazda2, 1.3 a gasolina de 75 cv's. Depois de pedir orçamentos em 3 sítios diferentes e de ter estado a ver o carro ao vivo (não fiz test-drive), tinha quase como definido a escolha do mesmo, na versão Exclusive. Apenas tinha ficado com menos boa impressão do apoio dos bancos (fraco) e tive alguma dificuldade em encontrar uma boa posição de condução. Como o carro vai ser essencialmente conduzido pela minha mulher, e ela não se queixou :) , passaram a ser menos relevantes.

Hoje, depois de ter saído de um concessionário da Mazda, dei de caras com uma publicidade do Seat Ibiza, versão Fresh PLus (:confused: ), pelo preço de 13.550, chave na mão. Curioso, passei por um stand da Seat ali perto e já conhecido, e confirmei que trás muito bom equipamento, entre outras coisas jantes 16', cruise control, alarme, bancos desportivos, climatronic e radio leitor de cd e mp3, com comandos no volante.

Este Ibiza tem 3 portas, pelo que a versão de 5, custa mais 170 euros.

A minha duvida reside no seguinte: apesar de o Mazda2 ser um carro novo e com uma estética interessante (subjectivo), não será o Ibiza "mais carro" e com uma manutenção mais barata? De realçar que já existe um Seat cá em casa e por isso já sei o com o que posso contar.

A diferença entre preços (aqueles que arranjei) entre os dois é pequena (+/- 300 euros).

À parte os gostos pessoais, qual acham ser a melhor opção?

EDIT: Esqueci-me de dizer que o Ibiza tem a motorização 1.2 de 70 cv's.

Última edição:
o Seat tem motor de 3 cilindros e vai sair o novo modelo ainda este ano.

o Mazda tem um motor de 4 cilindros e está no mercado ha 3 meses.

acho que já disse tudo [;)]

O Ibiza pode passar a mensagem de ser mais carro, mas o Mazda deve-lhe fintá-lo com 1 pinta.
Gosto mais do interior do Ibiza, mas de resto acho que ia para o Mazda. E o carro naquele verde promocional tem a sua piada [:cool:]

O motor do Mazda deve ser muito mais agradável e despachado do que o tricilindrico do Ibiza. Além de que o Mazda é um carro recente e o Ibiza está em fim de vida.

Uma situação complicada.

Esse Ibiza é o que dá publicidade na TV e é bastante giro, no anuncio o carro é branco e fica muito lindo.

O Mazda também é bem giro, mais recente, mas sempre pode dar problemas de juventude, e também do equipamento, porque devem ser os dois bastante fiáveis.

É uma escolha pessoal, e se fosse eu a escolher, talvez escolhe-se o Ibiza.

O equipamento entre ambos é semelhante. Acho que uma das vantagens do Ibiza serão mesmo os bancos desportivos (e aí o Mazda fica a léguas) e as jantes 16' contra as 15' do Mazda. A maior vantagem do Mazda é ser um modelo novo.

A minha maior duvida é o custo de manutenção do Mazda (que não conheço).

O tópico tb se podia chamar "Produto novo e bom VS Produto velho e desactualizado mas com muitos extras para despachar as ultimas unidades" [:D]

Um coisa que gostava de experimentar é o Cruise Control num 1.2 c/ 70cv... deve ser interessante... [:)]

cumps,
[dio]

O tópico tb se podia chamar "Produto novo e bom VS Produto velho e desactualizado mas com muitos extras para despachar as ultimas unidades" [:D]

Um coisa que gostava de experimentar é o Cruise Control num 1.2 c/ 70cv... deve ser interessante... [:)]

cumps,
[dio]

O Mazda 2 pode ser novo e bom...mas n me agrada a estetica...
É daqueles carros q me faz lembrar o Micra a meu ver...
O Ibiza tb n escolhia, ja q ja deu o q tinha a dar...

O Mazda 2 pode ser novo e bom...mas n me agrada a estetica...
É daqueles carros q me faz lembrar o Micra a meu ver...
O Ibiza tb n escolhia, ja q ja deu o q tinha a dar...

Vendo bem...

nissan-micra-160-sr-852.jpg

05.jpg

Até parecem irmãos gémeos. [:)]

Ibiza 1.2... naaaa!! :sh)

Agora se fosse o 1.4 16v 100Cv a conversa era outra...

x2

O Ibiza é 1 produto realmente desactualizado...
Na minha opinião, quem ñ se importar de comprar 1 carro em fim de vida, neste momento o melhor negócio seria o Jazz!
Agora o Ibiza c/o 1.2 manco, eu ñ comprava! Lá está, se pelo mmo preço vendessem o 1.4 100cv ou o 1.4 TDi... [;)]
A Citroen já vende o C2 1.4HDi a 14250€...apr:)

Ibiza 1.2... naaaa!! :sh)

Agora se fosse o 1.4 16v 100Cv a conversa era outra...
Prestações:
Ibiza 1.2 70 cv's - 170 km/h e 14,2' dos 0/100
Mazda 1.3 75 cv's - 168 km/h e 14' dos 0/100

Consumos:
Ibiza - Urbano 7,8, Extra-urbano 5,1, Ponderado 5,9
Mazda - Urbano 6,9, Extra-urbano 4,6, Ponderado 5,4

Ou seja, prestações semelhantes, consumos melhores no Mazda. Tendo em conta que 70 ou 80% dos percursos a fazer vão ser citadinos, vai pesar na escolha.

Quanto ao Ibiza, acho-o um carro sólido, embora com alguns materiais fraquinhos.

Com esse motor 1.2 nem pensava duas vezes. A minha namorada anda com um Ibiza desses e pessoalmente não gosto nada daquele motor (não é pelo facto de ser tricilindrico).

Não conheço de perto o Mazda, mas pelo que tenho lido é um bom produto e ainda para mais com um bom preço. Além disso, é um modelo recente.

Para mim: Mazda 2. [;)]

Um abraço, by Filas

Boas,
Eu nessa escolha concreta não tinha duvidas em escolher o Mazda e mais isento que eu não deve haver até pq tenho um Ibiza,mas siceramente essa coisa dos 3 cilindros não me convence,alias é precisamente o motor do meu que me faz adorar o carro tudo o resto é apenas mediano.
Mas existem muitas mais opções no mercado.[;)]

Voltar
Superior