mecânica vs electrónica

jonibigud

New member
Ao ler um tópico comentando um Terrano II de 5 portas, surgiu-me a ideia deste tema.
Não porque perceba alguma coisas do assunto mas porque é um tema que julgo interessante e que me parece não ter ficado "resolvido" no outro tópico (tb não era para isso).
Peço desculpa se já existir um com esta temática, se fôr esse o caso podem apagá-lo.

penso que a electronica será superior por controlar e analizar varios itens e assim optimizar consumos emissões prestações etc ...agora a fiabilidade num sei não ,mas será como os mecanicos ,certos carros podem dar problemas outros nem por isso

Enquanto a electrónica funcionar (e atenção enquanto funcionar) penso ser superior mas a longo prazo não sei,nem niguém sabe só com o tempo a nivel de fiabilidade a mecanica será sempre superior.

Epa isto e o tipico um pouco agressivo que as opinioes vao divergir, ambas tem vantagens e desvantagens, e eletronica e muito minunciosa e qualquer coisa vai ao ar, e carros com muita eletronica ou sao muito bons ou da raia, eu sou da opinao mecanica e que e bom, queremos e carros brutos e fiaveis, se houver probelmas ate nos os reslovemos de matrelo e chave na mao eheheheehhe

Eu tb sou do gang das "marteladas" apesar de não perceber nada de mecânica, nem de electrónica.

Mas acho que o "encanto" de um carro é eles serem mecânicos.
Quando se olha para um motor a trabalhar e podemos mexer no cabo do acelerador e pô-lo a roncar mais alto até julgamos que percebemos daquilo.

Por serem assim, expostos e de "alma aberta" são tb bonitos, é a estética da engenharia. Cada peça tem uma forma com relação estreita à função que desempenha e ao local onde é possivel colocá-la.

Os motores com mt electrónica, todos blindados, parecem mealheiros, objectos de design. As tampas, para além de esconderem o interior servem apenas de decoração. A alma do motor está tapada, nem a bateria às vezes se vê! Parece que têm vergonha de precisar de serem mecânicos..

A ideia deste tópico foi porque li umas coisas mt interessantes do Sitefixe na defesa da mecânica e não houve resposta de defensores da electrónica.

Mais do que uma troca de opiniões, ingenuamente, pensei que se pudesse criar uma espécie de debate com os prós e os contras de cada uma dessas tecnologias. Fiabilidade, vantagens reais, soluções mecânicas para as mesmas vantagens electrónicas etc etc.
Ou, se houverem soluções mecânicas para os mesmos problemas porque se opta por electrónicas? Custo?

citação:Originalmente colocada por jonibigud

Eu tb sou do gang das "marteladas" apesar de não perceber nada de mecânica, nem de electrónica.

Mas acho que o "encanto" de um carro é eles serem mecânicos.
Quando se olha para um motor a trabalhar e podemos mexer no cabo do acelerador e pô-lo a roncar mais alto até julgamos que percebemos daquilo.

Por serem assim, expostos e de "alma aberta" são tb bonitos, é a estética da engenharia. Cada peça tem uma forma com relação estreita à função que desempenha e ao local onde é possivel colocá-la.

Os motores com mt electrónica, todos blindados, parecem mealheiros, objectos de design. As tampas, para além de esconderem o interior servem apenas de decoração. A alma do motor está tapada, nem a bateria às vezes se vê! Parece que têm vergonha de precisar de serem mecânicos..

A ideia deste tópico foi porque li umas coisas mt interessantes do Sitefixe na defesa da mecânica e não houve resposta de defensores da electrónica.

Mais do que uma troca de opiniões, ingenuamente, pensei que se pudesse criar uma espécie de debate com os prós e os contras de cada uma dessas tecnologias. Fiabilidade, vantagens reais, soluções mecânicas para as mesmas vantagens electrónicas etc etc.
Ou, se houverem soluções mecânicas para os mesmos problemas porque se opta por electrónicas? Custo?

O Sitefixe??? uhm esse camarada é suspeito, e em relação ao tópico já tem quase 2 anos :D

a mecanica será mais fiavel,mas está a chegar a altura em que ligas o pc lá de casa ao carro e reparas e afinas umas coisitas:D

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

a mecanica será mais fiavel,mas está a chegar a altura em que ligas o pc lá de casa ao carro e reparas e afinas umas coisitas:D

pois, no tópico dos "car pc" havia lá um post que falava disso...

A mecanica (EDIT: Keria dizer elctronica!![8]) ajuda o condutor a fazer as coisa com mais facilidade. Mas o ideial é dar pra desligar completamente....

Quando apareceram as centralinas nos carros toda a gente era "contra" , ninguém achava jeito .......... e agora ? ..........
Tudo o que é novidade a malta fica sempre de pé atrás , (já pareço o meu avô a falar) , daqui a uns anos ninguém vai querer outra coisa ...... mas nós , da geração mecânica , vamos sempre "achar" que o melhor era como antigamente , no tempo da minha avó é que era bom ......... :D
Mas como o Miguel disse e bem , o melhor é ter os 2 mundos ..... desligar a electrónica e vá carvão [8D]

eu básicamente odeio a eléctrónica!
chamem-me retrógado se kiserem mas se eu tenho um carro e ele avariar eu gosto de poder ser eu a arranjalo e nao um computador!

se for para ir para africa e tal preferia de longe um carro mecanico ,para as voltinhas até que nem me importo nada da electronica

uma questão:
se nos nossos jipes a electrónica fôr "a pau com os ursos" o motor já não trabalha ou são os consumos e o rendimento que ficam alterados?

nem sei bem mas em principio funciona sempre meio atrofiado mas funciona,a não ser que seja a propria centralina a ir com os porcos ou atrofios com o alarme/imobilizador

pois, a cena é essa...
a mecânica é que puxa a carroça mas a electrónica é que manda!
já dizia o Calimero: "it's an injustice, yes it is..."

uma questão:
se nos nossos jipes a electrónica fôr "a pau com os ursos" o motor já não trabalha ou são os consumos e o rendimento que ficam alterados?

Por exemplo nos Td5 a centralina se atrufiar entra em safe mode e o carro fica acelerado ás 1500 rpm.... Sempre da pra ir ate ao alcatrão pelo menos.

Para Africa sem duvida qt menos electronicas melhor...

E os TII, como é se a moça atrofiar?

Desculpa??? Nos terranos não acontece essas coisa de jipes ingleses man :D quanto muito pode ir a maf ao ar mas nada de mais, e o TII continua a andar :)

Back