Melhor motor 1.6 de sempre

citação:Originalmente colocada por terminator

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

paulinhuu falta ai o 1.6vtec 170cv.[}:)]
Acho que é exactamente o mesmo do europeu (B16A2), mas no japão talvez por utilizarem gasolinas diferentes debita mais 10 cv.

os b16 tem quatro evoluções.
o b16A o A1 o A2 e o A3de 185cv
não tenho a certeza se era o a ou o B3
Segundo sei (sem 100% certeza) o B16A aparece no Civic 4ªgeração e no Crx com 150 cv. Em seguida o B16A2 no Civic 5ªGeração, 6ª geração e no CRX delSol com 160 cv (e 170 no japão). O B16A3 apenas no Del Sol de 94 e 95 mas acho que é praticamente igual ao A2.
O B16B é que já é bem diferente e apenas foi montado no Civic 6ª Geração, o primeiro Type R e debitava 185cv. O tal ek9 que o GTS M5 refere.

paulinhuu falta ai o 1.6vtec 170cv.[}:)]
Acho que é exactamente o mesmo do europeu (B16A2), mas no japão talvez por utilizarem gasolinas diferentes debita mais 10 cv.

os b16 tem quatro evoluções.
o b16A o A1 o A2 e o A3de 185cv
não tenho a certeza se era o a ou o B3
Segundo sei (sem 100% certeza) o B16A aparece no Civic 4ªgeração e no Crx com 150 cv. Em seguida o B16A2 no Civic 5ªGeração, 6ª geração e no CRX delSol com 160 cv (e 170 no japão). O B16A3 apenas no Del Sol de 94 e 95 mas acho que é praticamente igual ao A2.
O B16B é que já é bem diferente e apenas foi montado no Civic 6ª Geração, o primeiro Type R e debitava 185cv. O tal ek9 que o GTS M5 refere.

é isso mesmo.;)

Antes dos motores VTEC, apareceu o Civic 1.6i 16V com 130 CV.
Este carro foi uma pedrada no charco, quando se faziam carros com potências astronómicas como o Reanult 5 GT Turbo com 110 CV acho eu, ou Lancia Delta HF turbo com 140 CV ou mesmo Fiat Uno Turbo.
Na altura um adolescente como eu era na altura tinha por objectivo máximo uma destas maravilhas da tecnologia.
Quando aparece uma marca mais ou menos desconhecia com um carro como o Civic 1.6i16V com 130 CV!!!! Aspirados!!! Impossível, esta porcaria vai partir em 20 mil KM´s. A realidade revelou-se bem diferente. O carro era bonito, andava, robusto e mais ou menos económico, e não era preciso ira afinar o Turbo de 1.000 em 1.000 Km´s como o HF. Daí prá frente já foi tudo dito em posts anteriores.
Assim, parece-me os motores 1.6 da Honda foram do melhor que há até hoje (malditas normas euro $%&), sendo que este 1.6i16V achei injusto não ser referido aqui porque parece-me que marca precisamente o início da era Honda em motores aspirados.

citação:Assim, parece-me os motores 1.6 da Honda foram do melhor que há até hoje (malditas normas euro $%&), sendo que este 1.6i16V achei injusto não ser referido aqui porque parece-me que marca precisamente o início da era Honda em motores aspirados

como assim? até aí a honda não fazia motores aspirados? o que é que fazia então?

Boas. Pronto logo vi que este tópico ia dar nisto...
A honda não tem rivais nesses motores como é obvio e poucos tem noutros motores a gasolina de "baixa cilindrada", tanto a honda como a maioria dos japoneses, isto porque eles têm uma estratégia, ou tinham uma estratégia que assentava na elevada rotatividade dos motores e também na elevada potencia dos mesmos para a cilindrada destes, os europeus apostavam nos motores 2.0 para combater estes 1.6, não quer dizer que não conseguissem fazer motores daqueles.
Alguém já vi quanto debita um qualquer s1600???

citação:Alguém já vi quanto debita um qualquer s1600???

acho que o autor do topico frisou bem que era em termos de potencia e fiabilidade, e neste ultimo aspecto achas que os S1600 podem rivalizar com esses 1600cc japas?
eu até dei um exemplo de um 1600 que eu achei que era muito bom e fiavel, que era do grupo fiat que debitava 115cv e a fiat deixou-o para ficar com um 1600 de 90cv que não tinha nada a ver, essa não percebi. mas quem os conheceu sabe bem o que estou a dizer, fiz alguns km´s num delta GT ie e aquilo era 5 estrelas.;)

Sim...vai tudo parar a Honda...vamos pos 1.8...e mais uma vez...honda...vamos pos 2.0....e mais uma vez...honda...até nos 1.5...honda...

Os S1600 debitam 220cv...mas...quantos kilometros fazem até terem que ser abertos?certamente não seram nem 100.000 nem 200.000.

citação:Originalmente colocada por dysplay21

estabeleceu se q o melhor é o q tem mais cv, e seja a q regime for.
Sempre podes dar a tua opinião, cada um tem a sua e lá por ter menos cavalos litro não quer dizer que não seja um bom motor. Para mim o melho r é mesmo o B16A2 porque é um motor equilibrado, potente, capaz de fazer bons consumos e muito muito fiavel.

Quanto ao 1.6i de 130cv é um excelente motor também, deve ser dos primeiros motores Honda com PGM-FI (injecção) e duas arvores de cames á cabeça (ao mesmo tempo) mas o B16A foi muito mais importante, até porque foi o primeiro motor Honda com VVT (VTEC).

citação:Originalmente colocada por hazakis

Sim...vai tudo parar a Honda...vamos pos 1.8...e mais uma vez...honda...vamos pos 2.0....e mais uma vez...honda...até nos 1.5...honda...

A honda é uma empresa que fabrica motores... e também faz carros, motos, barcos, aviões...

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

citação:Originalmente colocada por gemeop

golf IV 1.6!

motores, não modelos ;)
1.6 Vag? Não é muito potente, não tem bons consumos, quanto á fiabilidade não sei [xx(]
É lento, guloso e fiável.
Resultado: REPROVADO

:D

Pois, era isso o que eu pensava :D:D
Mas não tinha a certeza, por isso...;)
Próximo! :D

Dos que conheço, acho particularmente bons os seguintes:

OTTO

Honda 1.6 vti 160 cv - excelente rendimento combinado com boa fiabilidade

Mini 1.6 170 cv - com compressor sem tempo de resposta, excelente resposta e sonoridade

Alfa Junior GTA 1.6 115 cv - excelente resposta e sonoridade, autêntico baritono automóvel

DIESEL

PSA 1.6 hdi - muito equilibrado

citação:Originalmente colocada por gemeop

golf IV 1.6!

motores, não modelos ;)
1.6 Vag? Não é muito potente, não tem bons consumos, quanto á fiabilidade não sei [xx(]
É lento, guloso e fiável.
Resultado: REPROVADO

:D

Pois, era isso o que eu pensava :D:D
Mas não tinha a certeza, por isso...;)
Próximo! :D
Esse já foi, venha agora o 1.6 compressor da BMW e este sim é um candidato ao titulo.:D

Voltar
Superior