citação:
Originalmente colocada por Speedy
[...]
Ontem à noite tive um episódio curioso...foi numa daquelas picardias de estrada livre que de vez em quando nos metemos....[8)] E como hoje ia meter gasóleo, não tive muita pena de acabar com ele...
Foi entre mim e um Clio Dci também de 2 lugares, ou seja de igual para igual, mas o clio já era de 2002 acho eu. Aquilo é uma recta mas a subir e então pronto já vinhamos a ver que tinhamos que ir medir as pilinhas...
O bacano ultrapassa um carro ( duas faixas para cada lado com separador ) e eu sigo no encalce a puxar 4ª colado ao bacano, e se não estou em erro os dci às 4500 rpm talvez um pouco antes morrem (se não estou em erro claro)...Lembro-me que passei o tipo já para lá das 4000 mil rpm e o meu ainda ia a puxar, ia a 120 quando lhe meti a 5ª... Ou seja, quando o bacano meteu a 5ª dele, foi quando o passei pois ainda ia eu a subir rpm´s...Para mim pareceu-me interessante a forma como o passei, estava à espera de passar, mas não com aquela vantagem ( 1,5 carros talvez)...chegados lá acima ele apanhou-me, também a distância não era muita ( é que depois começa a desenhar-se uma curva e eu nas curvas não gosto de brincar a alta velocidade ). Mas acho que o tipo ficou um tanto ao quanto espantado, porque depois entrámos na localidade e ele veio-me a "cheirar o rabo".[}

]
E foi assim a medição de pirocas de ontem...No início dos anos 90 este motor montado no Corsa A, devia ser um pequeno brinquedo para a altura.
Conclusão, íamos de igual para igual, mas penso que aqui o que mudou as coisas foi a disponibilidade das rpm´s. No entanto temos outros casos em que apesar de fazer menos rpm´s, existe uma diferença abismal...Falo, por exemplo, do Polo ( da anterior geração ) 1.4 Tdi...[..]