Melhor rendimento 1.5 TD VS 1.5 dCi

Não percebo o que tem de especial esse 1.5D/TD, enfim, há tanta coisinha melhor.

Para o D chega o PSA 1.5d. Para o TD, com o sistema de refrigeração que ele tem, o carro trata dele próprio. Dessa época, para ter 65cv é preferível um 1900 atmsférico.

citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

Depois de almoço, estive no café, e mais uma vez não ouvi ninguem a discutir este tipo de assuntos... :D

O mal é que tu andas em cafés muito finos....só se falam de Peugeots![}:)][}:)][}:)][}:)];)

Eu tenho um 1.5TD, e durante algum tempo a minha mulher andou com um Clio 1.5 DCi.

Sem duvida o Clio é mais suave e mais disponivel a baixa rotação.
O Corsa só a partir das 2700 é que começa a andar que se veja.
De velocidade pareceram-me mt identicos.
Os consumos são identicos tb, mas pensei que o Clio devido a uma mecanica mais moderna fosse mais economico.

O corsa até agora tem sido, estilo carro de assalto, vai para todo o lado e passa por cima de td, sem se queixar.

citação:Originalmente colocada por Speedy

citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

Depois de almoço, estive no café, e mais uma vez não ouvi ninguem a discutir este tipo de assuntos... :D

O mal é que tu andas em cafés muito finos....só se falam de Peugeots![}:)][}:)][}:)][}:)];)
Mai nada....agora Corsas com motores do tempo dos Neathertal quem é que fala nisso ? Só nos cafes das coperativas, ou nos bailes do reformados...ou então nos anuncios do Continente... "No meu tempo..."[:p]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Um Corsa 1.5 TD com mudas de óleo a cada 30.000 km [?] É que a Renault para o dCi de 65 cv preconiza sunbstituição de óleo e respectivo elemento filtrante a cada 30.000 km. E o óleo especificado é o semi-sintético (no mínimo).

Eu num Saxo para fazer 15.000 k uso sintético, por exemplo.

É que muita coisa mudou no aspecto tecnológico que não apenas se reflita nas performances e agradabilidade de utilização.

Agradeço então que coloques também tu, intervalos e preços de revisões para um 1.5 TD.

Sim podes manter e mudar de óleo a cada 30.000 kms desde que uses Óleo Semi sinetático ou 100% Sintético, porque é isso o primordial para a durabilidade entre manutenções.

O Intervalo de 15.000kms era para o uso de Óleo Mineral.

Mas ficam os valores, as peças usadas não são as da marca, contudo em algumas os valores são similares, chegando a ser em alguns casos mais baixos, Opel faz desconto de frota dos quais beneficio através da empresa.

citação:Excalibur

10277 Posts

Colocado - 16/11/2006 : 11:33:01

Peças da marca Mahle

Filtro de Ar refª LX 307
Filtro de Óleo refª OC196
Filtro de Gasóleo refª KC68

Óleo Mobil S Turbo Diesel (semi sintético) W10/40

Pastilhas de travão Marca Pagid Eixo Frontal

Refª T0375 - Até Agosto 1991 (Nas fotos de cima)
Refª T1045 - Desde Setembro de 1991

Valor total aproximado- 120€

Podes verificar tudo aqui
Manual Manutenção OPEL CORSA A TD/D

Acho piada as críticas que neste forum se fazem a alguns motores (lembro-me do 1.3 Multijet da Fiat) por ser fraco em baixas rotações e depois virem falar de motores como o 1.5TD que, segundo os próprios donos, puxa mal abaixo das 2800rpm (!?!?), quando um 1.5dCi a partir das 1500 ou mais tardar das 1800rpm já responde de forma agradável e directa ao pressionar do pedal direito...
Supondo que ninguém anda 100% do tempo às 3000rpm, e que grande parte das vezes nem das 2500rpm se passa, não percebo como é possível bajular esse motor...
Pior ainda, se já andaram num Corsa 1.5TD como eu já andei, sabem perfeitamente que insonorização não existe e a trepidação que passa para o interior é por demais evidente, mas vou ainda mais longe, recordando como é mau ir atrás de um camião a preparar uma ultrapassagem, e para se ter resposta imediata reduzir-se para uma rotação favorável ao turbo (que nesse caso será entre as 2500 e as 3000rpm), e ouvir a barulheira do motor dentro do carro, e depois na ultrapassagem ao acelerar as rotações a subirem e o barulho cada vez mais alto, autêntica poluição sonora :D
Em relação às performances de facto o motor bate-se bem, tenho alguns amigos com Corsas 1.5TD e todos eles andam bem, pudera, não conheço um único que esteja stock, mais não seja o mecânico amigo roda o parafuso do turbo, ou então avança a bomba, ou outros truques básicos (para um mecânico claro, para mim não) que metem o motor a andar razoavelmente e a fazer uma fumarada tal que seguir um Corsa desses a fundo, só de máscara e botija de oxigénio...
Alguns há que até com o ralenti acelerado andam...
E os problemas de sobreaquecimento desse motor são crónicos, não conheço um único que não tenha sofrido (ou ainda sofra) desse mal.
Isto para dizer que o motor não é mau, antes pelo contrário, foi muito bom no seu tempo, impecável e tal mas infelizmente para ele estamos em 2007, onde os 1.5dCi já vão com 105cv, o 1.2multijet em 90cv, e acima de tudo são motor suaves, silenciosos, que não deitam tanta fumarada, que são muito mais agradáveis de usar em rotações mais baixas (que é o que toda a gente usa em grande parte das alturas), são igualmente poupados, enfim, chama-se a isto evolução!
E discussão de motores actuais vs motores do tempo dos afonsinhos... só vi aqui no AHO, nos cafés que frequento nunca ouvi falar![:p]

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Acho piada as críticas que neste forum se fazem a alguns motores (lembro-me do 1.3 Multijet da Fiat) por ser fraco em baixas rotações e depois virem falar de motores como o 1.5TD que, segundo os próprios donos, puxa mal abaixo das 2800rpm (!?!?), quando um 1.5dCi a partir das 1500 ou mais tardar das 1800rpm já responde de forma agradável e directa ao pressionar do pedal direito...
Supondo que ninguém anda 100% do tempo às 3000rpm, e que grande parte das vezes nem das 2500rpm se passa, não percebo como é possível bajular esse motor...
Pior ainda, se já andaram num Corsa 1.5TD como eu já andei, sabem perfeitamente que insonorização não existe e a trepidação que passa para o interior é por demais evidente, mas vou ainda mais longe, recordando como é mau ir atrás de um camião a preparar uma ultrapassagem, e para se ter resposta imediata reduzir-se para uma rotação favorável ao turbo (que nesse caso será entre as 2500 e as 3000rpm), e ouvir a barulheira do motor dentro do carro, e depois na ultrapassagem ao acelerar as rotações a subirem e o barulho cada vez mais alto, autêntica poluição sonora :D
Em relação às performances de facto o motor bate-se bem, tenho alguns amigos com Corsas 1.5TD e todos eles andam bem, pudera, não conheço um único que esteja stock, mais não seja o mecânico amigo roda o parafuso do turbo, ou então avança a bomba, ou outros truques básicos (para um mecânico claro, para mim não) que metem o motor a andar razoavelmente e a fazer uma fumarada tal que seguir um Corsa desses a fundo, só de máscara e botija de oxigénio...
Alguns há que até com o ralenti acelerado andam...
E os problemas de sobreaquecimento desse motor são crónicos, não conheço um único que não tenha sofrido (ou ainda sofra) desse mal.
Isto para dizer que o motor não é mau, antes pelo contrário, foi muito bom no seu tempo, impecável e tal mas infelizmente para ele estamos em 2007, onde os 1.5dCi já vão com 105cv, o 1.2multijet em 90cv, e acima de tudo são motor suaves, silenciosos, que não deitam tanta fumarada, que são muito mais agradáveis de usar em rotações mais baixas (que é o que toda a gente usa em grande parte das alturas), são igualmente poupados, enfim, chama-se a isto evolução!
E discussão de motores actuais vs motores do tempo dos afonsinhos... só vi aqui no AHO, nos cafés que frequento nunca ouvi falar![:p]Cumprimentos
Aqui esta mais uma vez....a constatação da realidade....isto sim é o foco mais importante do texto.[:p]

Motores Diesel à maneira::D - rir mas a sério!
O Papa km´s - 190 D
3019-engine-big.jpg

O Papa km´s com mais rapidez... - 1.9 TDI
250px-VAG_1.9_TDI_engine.jpg

Entre o 1.5 TD e 1.5 DCI... São dois bons motores diesel de baixa cilindrada.
O 1.5 TD bem estimado faz bastantes km´s, apesar dos problemas de sobreaquecimento associados a estes motores. É óbvio que o DCI ainda está a construir a imagem de solidez, principalmente quando ultrapassados os problemas da cambota e da bomba Delphi.
Agora depende do gosto. Mas tenho a sensação que o DCI é menos guloso que o 1.5 td, apesar de andar bem!
Difícil escolha. Por vezes as novas tecnologias por vezes são menos resistentes que as anteriores,dado estas terem o comprovativo "da estrada" mas estas são menos performantes.
Um problema difícil. Depende do utilizador.
Cumps
Invisible

[...]
Em relação às performances de facto o motor bate-se bem, tenho alguns amigos com Corsas 1.5TD e todos eles andam bem, pudera, não conheço um único que esteja stock, mais não seja o mecânico amigo roda o parafuso do turbo, ou então avança a bomba, ou outros truques básicos (para um mecânico claro, para mim não) que metem o motor a andar razoavelmente e a fazer uma fumarada tal que seguir um Corsa desses a fundo, só de máscara e botija de oxigénio... [...]
[:p]

Cumprimentos

Só quero alertar que o tópico não se trata de qualidade, nem de insonorização interior...porra é claro que o Clio é superior de longe nesse aspecto, ninguém reivindicou o contrário, não brinquemos.
Quanto ao andar bem com o parafuso do débito rodado e etc, não conheces um único que esteja stock? :D Bem pelo contrário a grande maioria ainda anda stock. Se quiseres podes vir ver o meu como está.;)

Recordo que o que se propôs no tópico foi o rendimento e não a qualidade, por isso não tentem extravasar. Toda a gente sabe que em termos de materiais, insonorização e nesses aspectos o Clio é superior como já disse. Agora estarem a puxar a brasa à sardinha dessa maneira é que não.;)

citação:Originalmente colocada por Excalibur

1.5TD Melhor em termos de:

Manutenção
O dCi de 65 cv apenas vai à oficina a cada 30.000 km, o Corsa vai duas no mesmo intervalo de tempo...

Em certos consumíveis, a Opel consegue praticar preços absurdos...

A única desvantagem do Clio é o sistema de injecção que se avariar é capaz de custar uns bons 3.000 € (ou mesmo mais).

Mas mesmo um sistema de injecção indirecta clássico não fica por menos de 1.000 a 1.500 € (sei quem tenha arrotado 2.000 € para um Focus TDDI).

Portanto cuidado com o que dizes...

O Focus TDDI é injecção directa

citação:Originalmente colocada por Suarez

Melhor rendimento é melhores consumos, pois há um rendimento maior do combustível. Melhores prestações é um carro mais performante

É impressionante como se a resposta certa está ao 2º post, se consigam fazer 3 páginas sobre o assunto :D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por monicamelo

citação:Originalmente colocada por Suarez

Melhor rendimento é melhores consumos, pois há um rendimento maior do combustível. Melhores prestações é um carro mais performante

É impressionante como se a resposta certa está ao 2º post, se consigam fazer 3 páginas sobre o assunto :D:D:D:D

Wronggggg
Definição de rendimento: output/input=rendimento
o input terá q ser sempre o combustivel, agra o output pode ser as presatções ou os km´s q faço c ele.

Chamar À atenção q o motor do merc acima é um 2.5 5 cilindros.

citação:Originalmente colocada por Bruno4646

citação:Originalmente colocada por Bruno4646

Quais são as faixas de rotação dos dois motores? Binário máximo e potencia máxima a que rotação.

1.5 TD

Power PS (kW) : 67(49)/4600 rpm
Torque : 132/2600 rpm
Redline: 5250 rpm

1.5 DCi

Max. output: 64.9 PS (64.0 bhp) (47.7 kW)@4000 rpm
Torque: 160.0 Nm (118 lbft) (16.3 kgm)@2000 rpm
Redline: 4500 rpm??

O TD é o rei das rotações:)
O Clio corta às 5000rpm.

1.5TD Melhor em termos de:

Manutenção
O dCi de 65 cv apenas vai à oficina a cada 30.000 km, o Corsa vai duas no mesmo intervalo de tempo...

Em certos consumíveis, a Opel consegue praticar preços absurdos...

A única desvantagem do Clio é o sistema de injecção que se avariar é capaz de custar uns bons 3.000 #8364; (ou mesmo mais).

Mas mesmo um sistema de injecção indirecta clássico não fica por menos de 1.000 a 1.500 #8364; (sei quem tenha arrotado 2.000 #8364; para um Focus TDDI).

Portanto cuidado com o que dizes...

Volto a reafirmar quantas vezes quiseres.

Com os óleos Semi Sintéticos ou Sintéticos actuais, os periodos de manutenção do 1.5 TD pode ser exactamente igual ao do DCI.

Comprovado , e verificado por mim (se quiseres até poderei acescentar executado por mim), e sim os custo de manutenção gerais são mais baixos.
Achas que o Clio faz de 30 em 30 mil só porque utiliza semi-sintético ?
Por alguma razão o seu carter+filtro consumem 5 litros...... nem o 2.0 tdi tem tanto[:0]

Queria só deixar aqui o dado que cheguei agora do café, e mais uma vez constatei que não se fala neste assunto...

Fica aqui a nota ao autor do topico... [:p]

citação:Originalmente colocada por Kerosin

Não percebo o que tem de especial esse 1.5D/TD, enfim, há tanta coisinha melhor.

Para o D chega o PSA 1.5d. Para o TD, com o sistema de refrigeração que ele tem, o carro trata dele próprio. Dessa época, para ter 65cv é preferível um 1900 atmsférico.

;)

De notar que quando sairam os primeiros isuzu, o psa tinha o maravilhoso 1360d.

de todos corsas com que andei, poucos sim (3) e nenhum fazia mais de 1000km com um deposito.

Mas como já foi dito, o 1.5tdi da Isuzu ui ui, aquilo até no kadett fazia maravilhas.

citação:Originalmente colocada por 3com

Volto a reafirmar quantas vezes quiseres.

Com os óleos Semi Sintéticos ou Sintéticos actuais, os periodos de manutenção do 1.5 TD pode ser exactamente igual ao do DCI.

Comprovado , e verificado por mim (se quiseres até poderei acescentar executado por mim), e sim os custo de manutenção gerais são mais baixos.
Achas que o Clio faz de 30 em 30 mil só porque utiliza semi-sintético ?
Por alguma razão o seu carter+filtro consumem 5 litros...... nem o 2.0 tdi tem tanto[:0]

O !.5TD montado nos Corsas usa 4,5 lts quando muda o Filtro de Óleo.

Mas o mesmo motor em carros Japoneses vem com um carter que usa somente 3,8 Lts e os intervalos de manutenção eram de 15.000 tal como o Corsa.
Se quiseres posso mostrar-te um carter desses, tenho um na minha garagem, até a vareta de óleo é diferente com uma escala diferente.

[...]
Em relação às performances de facto o motor bate-se bem, tenho alguns amigos com Corsas 1.5TD e todos eles andam bem, pudera, não conheço um único que esteja stock, mais não seja o mecânico amigo roda o parafuso do turbo, ou então avança a bomba, ou outros truques básicos (para um mecânico claro, para mim não) que metem o motor a andar razoavelmente e a fazer uma fumarada tal que seguir um Corsa desses a fundo, só de máscara e botija de oxigénio... [...]
[:p]

Cumprimentos

Só quero alertar que o tópico não se trata de qualidade, nem de insonorização interior...porra é claro que o Clio é superior de longe nesse aspecto, ninguém reivindicou o contrário, não brinquemos.
Quanto ao andar bem com o parafuso do débito rodado e etc, não conheces um único que esteja stock? :D Bem pelo contrário a grande maioria ainda anda stock. Se quiseres podes vir ver o meu como está.;)

Exactamente, eu conduzo dois e ambos estão STOCK.

citação:Recordo que o que se propôs no tópico foi o rendimento e não a qualidade, por isso não tentem extravasar. Toda a gente sabe que em termos de materiais, insonorização e nesses aspectos o Clio é superior como já disse. Agora estarem a puxar a brasa à sardinha dessa maneira é que não.;)

Ora aqui está o que eu acho que define bem, a comparação que se estava a tentar fazer.

citação:Originalmente colocada por bricardo

citação:Originalmente colocada por Kerosin

;)

De notar que quando sairam os primeiros isuzu, o psa tinha o maravilhoso 1360d.

de todos corsas com que andei, poucos sim (3) e nenhum fazia mais de 1000km com um deposito.

Mas como já foi dito, o 1.5tdi da Isuzu ui ui, aquilo até no kadett fazia maravilhas.

Na melhor das HIPÓTESES consegues colocar os 40Litros (raramente, o normal é 38~39)

Mas com os 40 lts eu realizo normalmente 700kms +/- , em circuito urbano e estrada, e garanto que não poupo no acelerador.

Já cheguei em estrada (só em estrada com muita AE) a fazer 790 kms, mas nunca os 1000kms, isso presumo, será utópico.

Voltar
Superior