Melhor Trajeto Porto - Alentejo a evitar portagens

Turbofan

New member
Boas,

A planear uma viagem Porto -> Sines, a evitar portagens, quais seriam as zonas que me aconselhavam a evitar das nacionais de forma a otimizar o tempo de viagem / distância? Para gastar entre 5 e 10€ ao todo em portagens.

Obrigado.

Leiria e Marateca? Sem necessidade, é a partir de Leiria que o IC2 começa a ficar melhor. Daí pode ir até ao Carregado e aí apanhar a A10 (?) rumo a Sul. Ou então segue mais um pouco até VFX e daí pela Nacional rumo ao IC1. A partir daí é quase sempre a rolar bem.

AE entre Leiria e Marateca?

Eu vinha sugerir exatamente o oposto.

Eu faria: A1 do Porto a Leiria, de Leiria até Aveiras vinha pelo IC2. Voltava a apanhar a A1 em Aveiras (por favor não venhas pela nacional entre Aveiras, ou vá, Carregado e Vila Franca, jurei para nunca mais) e depois ou saía da A2 em Setúbal/Águas de Moura, ou na Marateca.

Da Marateca para Grândola o piso está bom, sou team AE e fiz há pouco esse troço sem queixas.

Eu faria: A1 do Porto a Leiria, de Leiria até Aveiras vinha pelo IC2. Voltava a apanhar a A1 em Aveiras (por favor não venhas pela nacional entre Aveiras, ou vá, Carregado e Vila Franca, jurei para nunca mais) e depois ou saía da A2 em Setúbal/Águas de Moura, ou na Marateca.

Da Marateca para Grândola o piso está bom, sou team AE e fiz há pouco esse troço sem queixas.

Só trocava aí uma coisa... Saía da A1 em Vila Franca e não apanhava mais AE, fazia recta do cabo, Pegões, Águas de Moura

Só trocava aí uma coisa... Saía da A1 em Vila Franca e não apanhava mais AE, fazia recta do cabo, Pegões, Águas de Moura

Essa opção também é boa.

Pessoalmente não adoro a recta do Cabo, sobretudo por ser estreita. Acho sempre que se um gajo calcula mal uma ultrapassagem, já fui....

Correcção: não há necessidade absolutamente nenhuma de entrar na A1 já em Aveiras. O troço da estrada antiga até ao Carregado é excelente, com pouco trânsito e boas rectas alternadas com curvas deliciosas... [br:)]

Essa opção também é boa.

Pessoalmente não adoro a recta do Cabo, sobretudo por ser estreita. Acho sempre que se um gajo calcula mal uma ultrapassagem, já fui....

Para quem conheceu aquela estrada nos anos 90, aquilo está bastante melhor, mas sim as bermas não são muito largas. Nos anos 90 aquilo era um concurso a tentarem matar-se uns aos outros... Eram os condutores menos civilizados, os carros mais lentos, o entra e sai das inúmeras barracas de venda de fruta que lá existiam, e muito mais tráfego devido à inexistência da VDG e da Ponte da Lezíria. Passo lá esporadicamente, normalmente de Terrano, para fugir aos 6€, ou 9 e tal se levar atrelado, de VDG, ou se tiver de ir a Vila Franca/Alverca/Castanhera

Depois do Porto Alto, é sempre a andar.

Até Mealhada a minha ideia será ir sempre por nacional. Aproveito a A29 até à Feira que não se paga, passo para o IC2 e sigo até Águeda que conheço bem, só fico em dúvida na parte Águeda - Mealhada que nunca fiz. Embora não seja sempre a rolar até Águeda, como tenho planeado sair cedo em princípio não apanho trânsito.

A dúvida será a partir daí até atravessar o Tejo. Tendo em conta as vossas sugestões irei então fazer:

A29 Gaia - Feira;
IC2 Feira - Mealhada;
A1 Mealhada - Leiria;
IC2 Leiria - Carregado;
A1 Carregado - Águas de Moura ou Marateca (??).

Que acham?

Obrigado!

Last edited:
Até Mealhada a minha ideia será ir sempre por nacional. Aproveito a A29 até à Feira que não se paga, passo para o IC2 e sigo até Águeda que conheço bem, só fico em dúvida na parte Águeda - Mealhada que nunca fiz. Embora não seja sempre a rolar até Águeda, como tenho planeado sair cedo em princípio não apanho trânsito.

A dúvida será a partir daí até atravessar o Tejo. Tendo em conta as vossas sugestões irei então fazer:

A29 Gaia - Feira;
IC2 Feira - Mealhada;
A1 Mealhada - Leiria;
IC2 Leiria - Carregado;
A1 Carregado - Águas de Moura ou Marateca (??).

Que acham?

Obrigado!

Depois do carregado, ao fazer a ponte da lezíria, podes sair no infantado. A nacional até ao destino é óptima.

Vê no Via Michelin, tem lá 2 rotas interessantes. Uma pelo litoral, e outra depois pelo interior alentejano.

Back