Melhorar a administração fiscal

CarlosL

New member
Depois deste imbróglio do José Veiga, em que afinal é 'apenas' um banco que o está a executar, sinto que neste País grassa um sentimento de impunidade perante a Administração Fiscal.

O que se deve fazer para que as coisas melhorem?

Um amigo meu brasileiro contou-me que há uns anos o Leão (o nome que dão ao fisco) era uma lástima, mas que começaram a contratar pessoas competentes, com formação académica superior, muito bem pagos, e altamente motivados. De modo que as coisas deixaram de acontecer com tanta impunidade e que hoje a arrecadação fiscal apesar de ser apenas digna de um país latino, já não é execrável.

Na Índia, segundo a BBC News, estão a usar eunucos para cobrar impostos. Dizem que são sobrenaturais.

O que se poderá fazer em Portugal?

Contrataste o Paulo Macedo, pago a peso de ouro e os resultados estão à vista. Tens tido um incremento exponencial de tarefas que podem ser resolvidas pela net, poupando bastante tempo aos cidadãos. (a minha mulher é profissional liberal e fazemos a declaração e pagamento de IVA em 5 minutos, por exemplo).

Os processos de execução fiscal estão muito mais rápidos (ou melhor, havia execução fiscal antes?!).

E, mais importante, pela 1ª vez tens um sistema centralizado em que sabes, em tempo real quem deve e quanto deve... Aliás, li algures que o Nº de prescrições de dívidas caiu abruptamente nos últimos 2 anos.

EDIT: Lógico que , mt provavelmente ainda nao vamos a meio caminho, porque se, por um lado, tudo o q fazes online é célere e eficiente, aquilo q vais fazer ao balcão é a estafa do costume !

A administração fiscal deve ser, tb, na minha opinião, o principal consultor fiscal de empresas e particulares, ajudando ao planeamento fiscal destes.

O nosso Primeiro está a tentar dar a volta à situação, mas não me parece correcto, esta coisa de abrir uma excepcção.

A regra deveria ser que o Governo, através de um Gabinete próprio, pudesse determinar caso a caso as remunerações dos servidores públicos, quando elas precisem de ultrapassar o tecto previsto por lei.

É altura de encarar as coisas de frente. As pessoas competentes têm propostas na Privada muito aliciantes. Deixemos de ser um País de invejosos e passemos a premiar o mérito de quem serve o Estado.

A tal meritocracia tantas vezes apregoada pelo André. ;)

Segundo o que me foi contado, no Brasil as vagas para inspectores das finanças foram dis****díssimas. Ficando mesmo os Bancos e outros sectores que tradicionalmente recrutam a nata dos economistas, fiscalistas e afins, puramente a ver navios.

Aliás... continuo a dizer...este caso do Paulo Macedo foi sintomático do benefício que foi para o Governo largar os cordões à bolsa e pagar mais do que convencionado. Resultado, trouxe um excelente profissional que está a processar uma "revolução silenciosa" na DGCI.

Não é só o André que defende a meritocracia ! ;) QQ pessoa com bom senso o deveria fazer !

citação:Originalmente colocada por hpventura

Aliás... continuo a dizer...este caso do Paulo Macedo foi sintomático do benefício que foi para o Governo largar os cordões à bolsa e pagar mais do que convencionado. Resultado, trouxe um excelente profissional que está a processar uma "revolução silenciosa" na DGCI.

Não é só o André que defende a meritocracia ! ;) QQ pessoa com bom senso o deveria fazer !

E se ele fôr mesmo embora ? ...
Terá "aberto o caminho" ou não ?

Claro que muitos a defendem, mas perante as forças da reacção, o Andrá é um autêntico paladino da verdade... :)

citação:Originalmente colocada por Omega

E se ele fôr mesmo embora ? ...
Terá "aberto o caminho" ou não ?

Espero, honestamente, que sim ! ;)

Eu costumo defender que os Ministros deviam ganhar em função de objectivos e não fazia mal nenhum que ganhassem milhões de contos se o justificassem.

No caso do Paulo Macedo, até acho que ele ganha muito mal, atendendo à revolução que fez na DGCI.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O nosso Primeiro está a tentar dar a volta à situação, mas não me parece correcto, esta coisa de abrir uma excepcção.

A regra deveria ser que o Governo, através de um Gabinete próprio, pudesse determinar caso a caso as remunerações dos servidores públicos, quando elas precisem de ultrapassar o tecto previsto por lei.

É altura de encarar as coisas de frente. As pessoas competentes têm propostas na Privada muito aliciantes. Deixemos de ser um País de invejosos e passemos a premiar o mérito de quem serve o Estado.

A tal meritocracia tantas vezes apregoada pelo André. ;)
nunca as pessoas compreenderiam que um ministro ganhasse mais ainda do que ganha neste momento....

existiram pessoas que ficaram escandalizadas quando o Teixeira dos Santos disse no Prós e Contras que ganhava €4800,00/mês limpos, incluindo ajudas de custo....mas irrelevaram o facto de ele dizer que, desde que entrou no Governo, os rendimentos dele estão por metade do que eram quando estava na CMVM....

Vamos lá a ver uma coisa.

As pessoas que exerçam cargos políticos devem ficar condicionados pelos tectos salariais adequados à miséria deste povão.

Os técnicos deveriam ser pagos a peso de ouro.

E um dia que este povo deixar de ser invejoso, o mundo até vai rodar mais rápido. :)

Para mim, escândalo é um governante ganhar 500€/mes e não fazer nenhum!
Claro que se não houver motivação e boas condições de trabalho (aqui incluo salário e, sobretudo, poucas ou nenhumas interferências dos lobbys) os melhores gestores, economistas, engenheiros, etc, não mudam para o governo e nós vamos continuar com os restos (aqueles que fazem vida à custa dos partidos políticos).

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Vamos lá a ver uma coisa.

As pessoas que exerçam cargos políticos devem ficar condicionados pelos tectos salariais adequados à miséria deste povão.

Os técnicos deveriam ser pagos a peso de ouro.

E um dia que este povo deixar de ser invejoso, o mundo até vai rodar mais rápido. :)
mas mesmo que os técnicos que estão sob a tutela dos politicos, ganhem rios de dinheiro, a verdade, é que os primeiros terão sempre que seguir as instruções dos segundos, que não sendo muito competentes, irão dar más orientações....

mas a inveja impede tal uniformidade...

Voltar
Superior