Melhorar um 106 xs

tonaves

New member
Boas pessoal

Comprei ontem um 106 1.4xs de 95 com 130000km e o carro tá com muito bom aspecto.no entanto gostava de umas dicas de como dar mais uns "pozinhos" ao motor sem querer tornar o carrito num ferrari porqua a intenção é q ele dure uns tempos.Se alguem tiver alguma sugestão agradeço desde já.

Podes começar por um Filtro de Ar de alto rendimento ... nao vais notar grande coisa mas melhora um bocadito sem prejudicar o motor para alem de ser uma maneira de gastares menos em manutençao.

citação:Originalmente colocada por tonaves

Boas pessoal

Comprei ontem um 106 1.4xs de 95 com 130000km e o carro tá com muito bom aspecto.no entanto gostava de umas dicas de como dar mais uns "pozinhos" ao motor sem querer tornar o carrito num ferrari porqua a intenção é q ele dure uns tempos.Se alguem tiver alguma sugestão agradeço desde já.

95 é o ano pesso eu de que...

Qt ao resto n sei...

o melhor é não fazeres nada ao carro... se queres um carro mais potente tinhas comprado logo mais potente..

pk será que o tuga tem a mania de "xunar" tudo?[8][8][8]

Grande aquisição, conheço um (o meu) que fez 350.000km, foi dado à troca há 15 dias.

A unica avaria com imobilização (apesar de parcial, pois em primeira ele andava) foi o cabo do acelerador que partiu. Se puderes verifica este item, pois o susto pode ser grande... (eu ia a ultrapassar um camião)

O carro não é o XSI, não anda nas horas, mas para mim o conjunto é muito equilibrado e continuo a ser um adepto entusiasta deste modelo.

Não há muito fazer. O que se pode fazer é caro e rende pouco, além de que o carro já tem uns bons anos e uns bons kilómetros.

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Grande aquisição, conheço um (o meu) que fez 350.000km, foi dado à troca há 15 dias.

A unica avaria com imobilização (apesar de parcial, pois em primeira ele andava) foi o cabo do acelerador que partiu. Se puderes verifica este item, pois o susto pode ser grande... (eu ia a ultrapassar um camião)

O carro não é o XSI, não anda nas horas, mas para mim o conjunto é muito equilibrado e continuo a ser um adepto entusiasta deste modelo.

Já que falas o meu padrasto tem um 106 1.1 comprou novo em 93 e conta com 255mil klm... e está impecavel;)

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

não acho que seja um conjunto equilibrado... Como já aqui se falou, gasta quase tanto como o XSI e anda metade.

Realmente concordo com alguns users, pois se querias um 106 mais rápido mais valia procurar um XSI. Agora com esse o máximo que podes fazer é gastar dinheiro para teres ums sensação, mais psicologica que outra coisa, que o carro anda realmente mais...

Por acaso estive para compra um de 1993, que acabou por ser vendido e agora em principio vou comprar um de finais de 96, já com a "nova" frente, também 1.4 XS.

Ouço falar (neste forum) que o XSI anda muito mais e gasta muito menos (passe o exagero), mas até agora ainda não vi nenhum ficha técnica que comprovasse isso e tenho sérias duvidas. Se alguém tiver essas informações certas, ou pelo menos mais fiáveis, que coloque aqui.

citação:Originalmente colocada por Sys7eM

Por acaso estive para compra um de 1993, que acabou por ser vendido e agora em principio vou comprar um de finais de 96, já com a "nova" frente, também 1.4 XS.

Ouço falar (neste forum) que o XSI anda muito mais e gasta muito menos (passe o exagero), mas até agora ainda não vi nenhum ficha técnica que comprovasse isso e tenho sérias duvidas. Se alguém tiver essas informações certas, ou pelo menos mais fiáveis, que coloque aqui.

Quantas queres? :D Até de uma pessoa que passou de um 106 XS para um Rallye (motor que o XSI 1.3 usava). O único problema é que são motores problemáticos e a maioria dos que se encontram à venda já estão bastante assassinados. 100cv e 7500rpm num motor 1.3, é bastante nervoso e muito divertido de conduzir, só é pena a direcção demasiado pesada a comparar com concorrentes da altura (o Swift por exemplo) que lhe tira um pouco de agilidade nas curvas.

Esse 1400 com 75cv e baixo peso -900kg deve ser já bem ligeiro de origem.

Antes de modificações efectua uma boa revisão e afinação das valvulas e carburador se for o caso

O XS nã tem carburador... é de injecção monoponto, tem ZERO afinações, e é muito jeitosinho assim com nasceu. Nada a fazer nele!
E gasta pouco. Menos que XSI, etc.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Sys7eM

Quantas queres? :D Até de uma pessoa que passou de um 106 XS para um Rallye (motor que o XSI 1.3 usava). O único problema é que são motores problemáticos e a maioria dos que se encontram à venda já estão bastante assassinados. 100cv e 7500rpm num motor 1.3, é bastante nervoso e muito divertido de conduzir, só é pena a direcção demasiado pesada a comparar com concorrentes da altura (o Swift por exemplo) que lhe tira um pouco de agilidade nas curvas.

Mas eu não duvido que o XSI seja mais divertido, só queria era um printscreenzito :) de uma revista para tirar as teimas. Também tenho ideia dos XSI serem menos fiáveis que o XS, daí a os ter evitado, mas lá está pode ser só em teoria... mas espero que não! [:X]

citação:Originalmente colocada por luisg

O 106XS n tem 95cv...tem 75cv
O 106XSi dos primeiros com motor 1400 é que tinha 95cv

O XSI dos primeiros com motor 1.4 tinha 100cv isto em 1992. Em 1993 com a obrigatoriedade do catalizador, passou a debitar 95cv.
O mesmo se aplica ao AX GTI.

Back