Mercedes com 4Matic com e sem AIRMATIC!!!

De que bancos estás a falar?! :confused:
A única coisa que podes fazer aos bancos do S (trás) é pedi-los elécricos, ou individuais. No R, a unica coisa que podes fazer é pedi-los individuais... nada mais...:confused:

No R existe a opção de bancos desportivos ou de bancos confort...não sei se isto se enquadra no que foi referido.

No R existe a opção de bancos desportivos ou de bancos confort...não sei se isto se enquadra no que foi referido.

O classe S não tem nenhuma opção de bancos confort ou bancos desportivos...

não sendo totalmente do meu agrado esteticamente, é de facto um 7 lugares autêntico, com muita qualidade e espaço. Já fiz uma viagem num com airmatic e é fantástico, na casa dos 180kmh não se sente nada. O que andei era o 320cdi

não sendo totalmente do meu agrado esteticamente, é de facto um 7 lugares autêntico, com muita qualidade e espaço. Já fiz uma viagem num com airmatic e é fantástico, na casa dos 180kmh não se sente nada. O que andei era o 320cdi

E já agora, viajaste em que lugar? E o barulho aerodinâmico em AE, o que te pareceu?

De que bancos estás a falar?! :confused:
A única coisa que podes fazer aos bancos do S (trás) é pedi-los elécricos, ou individuais. No R, a unica coisa que podes fazer é pedi-los individuais... nada mais...:confused:

Falo dos multi-contorno dinâmicos + apoio de cabeça. Ora aqui estão eles no configurador.

Interior - Assentos Assentos dianteiros Multi-contorno (inclui PRE-SAFE®) EUR 1.842,00 Apoia-cabeças Confort assentos diant. EUR 420,00 Apoia-cabeças Confort assentos tras.lat. EUR 420,00 Assentos traseiros multi-contorno com função massagem EUR 2.322,00 Assentos dianteiros multi-contorno dinâmicos EUR 2.436,00

Tve hoje a oportunidade de testar um R 320CDI com 6 luares. A versão em causa tinha o AC xpto (muito bom) mas não tinha suspensão airmatic.

Gostei muito do interior, do espaço, dos materias e os bancos são confortáveis. Quanto ao motor, esperava um pouco mais de garra mas é claro que não desilude e tem força para dar e vender sendo que fiquei muito agradado com a caixa automática.

O espaço e qualidade da última fila de bancos é mesmo de grande nível. São verdeiros lugares, com espaço, conforto e altura e distância para as pernas. Testei o carro com 5 pessoas, sendo duas crianças e as configurações dos bancos servem perfeitamente as necessidades.

Tanto eu como a minha esposa conduzimos o carro e como tal também fizemos de passageiros (e optamos por ir na última fila quando o outro conduzia).

O carro é muito fácil de conduzir. A posição é elevada mas não tanto como num SUV (ML por exemplo) e o carro é significativamente mais baixo (altura até ao teto) do que o ML mas mais longo e com mais espaço.

Boa insonorização sem dúvida. Excelente para viajar e diga-se que mesmo para manobrar em cidade não assustou quer o marido quer a esposa.

Fiquei com pena de não ter a suspensão airmatic pois notei que as transferências de massa (por exemplo a fazer rotundas ou mesmo em travagens que levem a frente a "ceder") são sentidas atrás (em especial) e gostaria mesmo de saber como seria se o carro tivesse suspensão airmatic...este foi o ponto que menos gostei no carro e que cria mais dúvidas.

De resto confesso que se já gostava do carro, mais fiquei a gostar e a minha esposa também (tendo ela perdido grande parte do receio de conduzir um carro grande e com caixa auto).

Os bancos não são os confort XPTO mas eu gostei e para ambos pareceram-nos ideais.

O carro é preto com interior "sport", ou seja com acabamentos em negro brilhante e imitação (acho que é mas não prestei muita atenção) de alumínio. O interior é parcialmente em pele mas é bonito assim e de facto não há vantagem aparente na pele integral (ok, é mais fácil de limpar mas também é mais fácil de estragar e agora a pele que usa "standard" não é daquela grossa - mas neste modelo existe como extra - mas por outro lado com o calor aquece mais o que é sempre chato quando entramos no carro e nos sentamos).

Estou à espera da lista de estras para fazer uma avaliação mais correcta ao carro mas confesso que gostei muito do carro.

Estou convencido que é mesmo o R que gostaria de comprar...se será este ou não ainda não sei...

Já agora, é extra tópico mas é relativo à Merc.

Estavam lá no stand vários E Coupé novos. Tenho que confessar que em fotos não gostei nada dos olhos do carro mas ao vivo estão muito bem. De lado é muito elegante mas "forte"...apenas a traseira não está na minha opinião ao nível do restante mas não está mal mas não tenho gostado muito da nova geração de traseiras da merc (começou no classe S, depois o no C, CLC, etc)...acho que as antigas eram mais bonitas ainda que noutro estilo.

Por dentro está um mimo!

A minha experiência com o R remonta há 3 anos, coisa menos coisa. Lembro-me que os exemplares que conduzi tinha a suspensão airmatic e que também acontecia essa má gestão das transferência de massa.

Isso é tão evidente que até ficamos a pensar que o carro trava mal, o que não é verdade. Era muito difícil que um carro tão pesado fosse confortável e, ao mesmo, tivesse um comportamento irrepreensível. Não vale a pena falar nos SUV da BMW, pois o conforto destes fica longe do R.

É umm carro vocacionado para AE, claramente. Há que adoptar um espírito pacato, quando a estrada se retorce.

Quanto às prestações do motor, convém não esquecer que falamos de 2 toneladas de carro, mais uma vez. Além disso, a linearidade e suavidade do motor fazem com que o carro pareça lento, o que não é verdade.

Last edited:
A minha experiência com o R remonta há 3, coisa menos coisas. Lembro-me que os exemplares que conduzi tinha a suspensão airmatic e que também acontecia essa má gestão das transferência de massa.

Isso é tão evidente que até ficamos a pensar que o carro trava mal, o que não é verdade. Era muito difícil que um carro tão pesado fosse confortável e, ao mesmo, tivesse um comportamento irrepreensível. Não vale a pena falar nos SUV da BMW, pois o conforto destes fica longe do R.

É umm carro vocacionado para AE, claramente. Há que adoptar um espírito pacato, quando a estrada se retorce.

Quanto às prestações do motor, convém não esquecer que falamos de 2 toneladas de carro, mais uma vez. Além disso, a linearidade e suavidade do motor fazem com que o carro pareça lento, o que não é verdade.

Pois, o que dizes do airmatic deixa-me um pouco desanimado...eu não procuro um carro de corridas como é lógico nem que seja tão agil quanto isso, mas espero que airmatic controle o adornar da carroceria, por exemplo, a mudar de faixa ou a fazer uma rotunda, em especial para quem vai na 3ª fila...
O motor é claro que não é lento e sim é bem suave mas tenho boas referências para ter uma noção se de facto é rápido ou não e para os meus parâmetros não é rápido mas também não é lento...acho que está a um nível muito interessante para 2.200 kgs mas acimda de tudo tem força sempre disponível e rola bem a baixos regimes e estes dois pontos são mais importantes para mim do que a velocidade de aceleração.

Pois, o que dizes do airmatic deixa-me um pouco desanimado...eu não procuro um carro de corridas como é lógico nem que seja tão agil quanto isso, mas espero que airmatic controle o adornar da carroceria, por exemplo, a mudar de faixa ou a fazer uma rotunda, em especial para quem vai na 3ª fila...
O motor é claro que não é lento e sim é bem suave mas tenho boas referências para ter uma noção se de facto é rápido ou não e para os meus parâmetros não é rápido mas também não é lento...acho que está a um nível muito interessante para 2.200 kgs mas acimda de tudo tem força sempre disponível e rola bem a baixos regimes e estes dois pontos são mais importantes para mim do que a velocidade de aceleração.

Se não precisas dos 7 lugares, ficarias muito melhor servido com um Classe E Station, na minha opinião.

Se precisas, podes sempre optar por um Renault Grand Espace. Não é um Mercedes, mas é do melhorzinho que se faz neste segmento.

Se não precisas dos 7 lugares, ficarias muito melhor servido com um Classe E Station, na minha opinião.

Se precisas, podes sempre optar por um Renault Grand Espace. Não é um Mercedes, mas é do melhorzinho que se faz neste segmento.

Necessito de 6 verdadeiros lugares e em que a 3ª fila será usada por adultos e não por crianças. A configuração 4+2 ou 5+2 do Classe R serve...o 7 lugar é um lugar mais pequeno no meio da fila do meio pelo que não é essencial...

Isso tem os CL de origem que é o ABC intregado no airmatic. Os S acho que trazem em opção, mas talvez os V8 tragam de serie. Chama-se Active Body Control. Basicamente um sistema parecido ao Activa da Citro no Xantia. Procura saber se o R trás isso.

Isso tem os CL de origem que é o ABC intregado no airmatic. Os S acho que trazem em opção, mas talvez os V8 tragam de serie. Chama-se Active Body Control. Basicamente um sistema parecido ao Activa da Citro no Xantia. Procura saber se o R trás isso.

O Airmatic completo, por assim dizer, ou seja, integral (em todos os eixos) só como opção. O Airmatic faz justamente isso, o ABC. A versão 5+2 se for 320CDI ou 500 (OTTO) trazem já suspensão pneumática no eixo traseiro mas se for um 4+2 ou um de 5 lugares, mesmo com essas motorizações já não trazem. Mas o Airmatic integral é sempre opcional...não sei se o raro 63AMG que já não se vende, se traz de origem.

Cortesia da Mercedes, pude testar um Classe R 320CDI com Airmatic. Já estava definido que não era a unidade que iria adquirir - esbarrava logo no facto de ter os interiores em creme...além de não ser do meu agrado, com miúdos significa que algumas áreas passariam a castanho com o tempo...! Ainda assim a Mercedes disponibilizou a viatura.

Quanto ao sistema AIRMATIC em si, tal como disse ao Sr. da Mercedes, estava à espera de mais em algumas àreas. Mas vamos por partes, o sistema tem o modo Sport, Confort e pareceu-nos que outro intermédio (o vendedor não dominava o sistema mas devo dizer que tem sido impecável em tudo). Existe de facto diferença perceptível no amortecimento. O modo confort torna o carro mais barco e se o piso for muito ondoluante não é o ideia...mas se o piso for irregular já é o ideal. No modo sporto o carro fica mais firme. Parece-me contudo que jante 19 é o compromisso máximo para se poder aspirar as níveis de conforto elevados mas creio que com jante 18 (ainda que não tão bonita estéticamente) o carro sairia a ganhar em termos de conforto...mas talvez o comportamento em curva se ressinta.

Perante a suspensão normal ficou evidente que com airmatic as irregularidas das estrada são filtradas de um modo mais eficiente e satisfatório e mais, o barulho vindo da suspensão, em especial atrás, é muito menor mas devo dizer que talvez esperasse mais supremacia no filtrar das imprefeições...mas ainda assim considero que nesse sentido o airmatic é suficientemente melhor que a suspensão de origem.

Em AE o carro rebaixa-se se não estou em erro, 20mm, acima dos 120! Podemos também, a velocidades baixas subir o carro em 50mm.

O ponto para mim menos conseguido face à suspensão de origem, ainda que assim o AIRMATIC tenha vantagem, prende-se com o controlo da carroceria. Mesmo em modo Sport, ainda se sente o carro a adornar...é certo que menos mas sente-se e uma carva rápida em AE com a inclinação errada tem que ser feita com mais atenção/cuidado, isto a velocidades na casa dos 160, do que eu esperaria. É um cruzador nato em AE mas mesmo sendo um pouco mais baixo que os grandes SUVs da marca e concorrência, não deixa de ser tão longo ou quase (conforme seja a versão Longa ou não) como um Q7 e pesar na casa das 2.2 ton.

Serviu para confirmar o que já lí...que não atinge o nível de conforto e agilidade do S e não chega às características de Suv do ML...(mas não procuro um SUV) mas maximiza quase tudo a um nível muito elevado.

Voltei a confirmar o excelente conforto e qualidade dos interiores. Desta vez testei mais a caixa - modo Sport e modo Confort e o modo de patilhas. O modo Sporto expreme bem o que o motor tem. É interessante que depois de embalar, matém com uma extrema facilidade ritmos elevados e consegue ganhar mais velocidade com facilidade...e por isso também exige atenção (hábito e prática também) na altura de curvar.

Em cidade voltei a constatar que apesar do tamanho, não é o empecilho que se pode supor (a não ser que não haja espaço)...mas fiz uma pequena rotunda (mesmo pequena) várias vezes e com muita facilidade...excelente brecagem e sendo uma velocidade reduzida o adornar é muito menor...ora, fiz antes a mesma rotunda com o Z3MC...e fruto da menor brecagem, mesmo sendo o carro mais curto, a rotunda foi feita um pouco mais ao largo...

Resumindo, o AIRMATIC não faz no R tudo o que eu desejaria mas justifica-se perante a suspensão normal se o desejo de maximizar o conforto for um objectivo...é para mim é.

Back