Mercedes ML e outros 4MATIC

TerranoII

Well-known member
[FONT=&quot]Em 1996 a Mercedes-Benz apresentou um protótipo chamado AAV (All Activity Vehicle) no Detroit Auto Show em Janeiro daquele ano. A partir daí, a marca concentra os seus esforços em lançar um veículo até então inédito para a marca, mesmo tendo no seu portfólio o Classe G, já que os modelos dessa linha eram considerados “rústicos demais” se comparado aos SUV (Sport Utility Vehicles) da época em questão. Em 1997 surge então o ML 320, com o código interno W163, já sendo vendido como modelo no ano de 1998. Antes disso, o Produtor Steven Spielberg pôde usar alguns modelos pré-série do ML320 nas gravações do Filme Jurassic Park II – O Mundo Perdido, tendo em vista a divulgação e o lançamento do modelo pouco tempo depois. Um dos atores, o ator Jeff Goldblum, ganhou um exemplar da própria Mercedes-Benz, e ainda o tem guardado na garagem.[/FONT]

[FONT=&quot]A produção fica no estado do Alabama/USA, também foi montado na Áustria pela Magna Steyr nomeadamente grande parte das versões diesel, para atender às necessidades do mercado europeu. Vários modelos surgiram desde então, em especial o ML 55 AMG. Em 2002, já com um face-lift, a marca lança, em parceria com a AMG, sua versão desportiva do ML, dotado de um motor V8 com cerca de 340 HP. Ainda assim alguns críticos ridicularizavam o modelo por ser uma proposta diferente. “Quem compraria um SUV e colocaria rodas desportivas nele?” essa era, em resumo, a “bronca” do ML55 AMG segundo os críticos, só que ocorreu bem o contrário e assim sendo sucesso de público e de vendas.[/FONT]
[FONT=&quot]O W163 abriu portas ao um dos maiores nicho de mercados. Atualmente a maior parte das marcas não abdica de um SUV na sua gama principalmente as de topo.

[/FONT]
aav10.jpg

[FONT=&quot]Exemplar na fábrica de Tuscaloosa no Alabama
[/FONT]
50879710.jpg

1996_m10.jpg

710.jpg

810.jpg

1996_m12.jpg

1996_m14.jpg

[FONT=&quot]Atentem ao pormenor dos pneus
[/FONT]
1996_m15.jpg

1996_m16.jpg

1996_m17.jpg

Podes falar um pouco sobre as aptidões TT do ML?

Primeiro apesar do aspecto SUV o ML W163 é um verdadeiro TT.
Chassis de longarinas e travessas de aço soldado, caixa redutora, tração permanente 4x4 com 3 diferenciais, controlo de tração 4ETS+ com modos TT no caso de caixa auto.
Depois 20 cm de distância ao solo, ângulo de ataque e saída de 30º e o pior mesmo é o ângulo ventral de apenas 20 º.
Na versão mais usual 270 CDI associado à caixa auto tens um binómio perfeito a nível de binário de motor e entrega de potência para o TT.
As limitações vêm pelos ângulos da carroçaria, ângulo ventral e suspensões independentes nas 4 rodas.
Contudo fora de estrada é um veículo válido e permite inclusivé algumas alterações.
No meu caso possuidor de 1 uso maioritariamente em estrada efetua sempre 2 ou 3 passeios offroad organizados. É um mimo andar em areia com a caixa auto, qualquer estradão não apresenta qualquer problema e em subidas mais acentuadas deixando o controlo de tração trabalhar permite ascensões importantes.
Um excelente veículo para levar a família a passear, muito seguro e que permite muitas incursões off road com segurança.

Obrigado!

Percebo muito pouco de TT (ainda), mas tenho ideia de que não se vêem muitos ML nessas lides, daí a minha pergunta.

Ainda bem que tem aptidões fora de estrada porque é um modelo do qual gosto bastante.

Obrigado!

Percebo muito pouco de TT (ainda), mas tenho ideia de que não se vêem muitos ML nessas lides, daí a minha pergunta.

Ainda bem que tem aptidões fora de estrada porque é um modelo do qual gosto bastante.

Faz muito mais do que se possa pensar.
Se quiseres passar pelo meu DB tens lá muito detalhe sobre o ML 270 CDi e também reportagem de algumas aventuras offroad.
MAWH6zs.jpg

HObrCIJ.jpg

X2L3Xyv.jpg

rIQFWPF.jpg

Dos poucos caminhos com indicação 4x4 por esse Portugal ...
Eu só conheço estas. Existem outras também 4x4 nesta zona
22552402_1716822735008840_7169333436413495033_n.jpg

Mercedes X Class 350d vs Land Cruiser
Que subtileza da pickup aos 25:00m a subir com aquele cruzamento de eixos. Nada como as soluções mecânicas. bloqueio a 100% do diferencial traseiro está feito.

Back