Meti 4 pneus MABOR e...

Status
Not open for further replies.
Tenho constatado, quer por contacto directo, quer pelo teor de algumas mensagens aqui no fórum, que o discurso dos profissionais que trabalham com pneumáticos não difere muito. Frequentemente é do tipo quase fundamentalista, só eles é que sabem "porque vendem pneus todos e dias" e etc. Que me perdoem aqueles não são assim e, portanto, não deverão "enfiar o barrete"...

Quando andei a auscultar o mercado e pedia alguns preços, nomeadamente do Hankook Ventus Prime, por regra torciam-me o nariz e lá vinham com o discurso: "por mais 15 ou 20 euros, arranja um pneu muito melhor do que esse". Um deles, só faltou comer-me vivo, dizendo que só vendia pneus com um mínimo de qualidade e que "se eu queria ficar bem servido, devia era comprar um Michelin Primacy", pois "não tem comparação possível com toda a concorrência"!!! Quando lhe mostrei um teste da Autobild, em que o Hankook Ventus Prime foi classificado como o melhor, engasgou-se, e depois até acabou por admitir que os vendia e que conseguia arranjá-los se eu quisesse...

Eu penso que os profissionais têm de meter uma coisa na cabeça: os consumidores estão cada vez mais esclarecidos e, por isso, cada vez mais sabem o que querem. É também por isso que o Fórum Autohoje é um sucesso. Os participantes querem saber a opinião dos outros utilizadores em relação a carros, acessórios, manutenções, peças,... que muitas vezes é diferente da dos profissionais e nem por isso é menos válida.

Lembro-me de um trabalho publicado, há vários anos, no jornal "Tal e Qual". Neste, um carro a quem foram mal colocados os cabos de vela, foi levado a um dúzia de oficinas para reparação. Os resultados foram incríveis: só uma oficina é que não cobrara nada tal era a simplicidade da reparação. A maioria das outras apresentaram contas mais ou menos astronómicas, com substituição de peças que nada tinham a haver com o problema...
Quase toda a gente tem más experiências para contar àcerca de oficinas, oficiais ou não, e é por isso que o testemunho dos outros consumidores é uma mais valia. Também a imprensa é uma fonte de conhecimento útil.

Mas porque estamos a falar de pneus, em particular da medida 205/55 R16, encontrei um teste feito recentemente pela ADAC a 18 pneus de Verão de diferentes marcas. Foram avaliados 5 parâmetros: desempenho em piso seco, desempenho em pinho molhado, ruído, resistência ao rolamento e durabilidade.
O resumo está aqui (em alemão):
http://www.adac.de/Tests/Reifentests/Sommerreifen/205_55_R16V/default.asp?TL=2

CONCLUSÕES
- O Pirelli P7 foi o melhor pneu do teste, seguido do Bridgestone Touranza ER 300 e do Continental PremiumContact2.
- O pior pneu do teste, classificado como "não recomendado", foi o Falken Ziex ZE 512, prejudicado pelo muito mau desempenho em estrada molhada, apesar de ser bom nos restantes aspectos.
- O pneu mais caro em teste, o Michelin Primacy HP, ficou em 7.º lugar - muito bom desempenho em piso seco, mas apenas mediano em piso húmido.
- O pneu Vredestein Sportrac 3 ficou no lote "particularmente recomendável" juntamente com as outras marcas de topo.
- Globalmente, o Goodyear Excellence e os Firestone Firehawk TZ200 FS ficaram atrás dos Hankook e dos Fulda Carat Progresso.
- Em estrada seca, o melhor desempenho pertenceu ao Bridgestone e Yokohama (ex-aequo) e o pior ao Nokian NRVi.
- Em estrada molhada, o melhor desempenho foi do P7 e o pior foi o Falken, seguido do Marangoni Vanto, Nankang Ultra Sport NS-2 e Kumho Ecsta SPT.
- O pneu menos ruidoso é o Yokohama C. Drive e o mais ruidoso é o Vredestein.
- A resistência ao rolamento é mais ou menos constante em todos os modelos.
- O pneu mais durável foi (de longe!) o Fulda Carat Progresso, seguido do Michelin. Os pneus menos duráveis foram o Yokohama, o Avon ZV 3 e o Falken.
- Os modelos Yokohama e Hankook disputariam o título de melhor do teste, não fosse a sua reduzida durabilidade.

Espero que esta informação seja útil.

[:)] [:)] [:)] [:)] Belo argumento![:)] [:)]

Compra as melhores pastilhas e discos do mercado....e mete uns pneus daqueles que parecem plástico (não estou a dizer que os Mabor o sejam)! Depois vem cá contar como foi!

Nem mais! Curiosamente, com pneus de caca é preferivel ter pastilhas e discos de caca..............afinal de contas quanto mais tarde as rodas bloquearem menos os tupperwares deslizam pelo asfalto fora.[:D]

Por vezes há guerras nos topicos sobre pneus que eu não me meto.
Não sou fundamentalista por nenhuma marca nem contra nenhuma.

Em relação ao teste da ADAC, já o conhecia há algum tempo e em nada me surpreendeu. Já conheço a Hankook há muitos anos e sei o que eram e o que evoluiram e são agora.
É um pneu muito bom, especialmente alguns pisos que são tão bons ou melhores que alguns de marcas conceituadas. Por exemplo o K104, K105 ou os excelentes Z212 e S1 EVO.
Infelizmente, estes pneus são colocados no mercado nacional a um preço demasiado alto, o que evita a sua populariadade. Alem disso, e como comprovaste, existe muita resistencia a aceitação de novas marcas e produtos, tanto da parte dos profissionais como mais ainda por parte dos clientes.
Tal como estes, existem no mercado excelentes pneus mas por razões comerciais ou de popularidade, não são aceites pelo mercado.
E podes ver isso aqui no forum, quando se fala em certas marcas, que aparecem logo os fundamentalistas a dizer que são pneus fatelas e que só os outros é que são bons. E por acaso são quase todos pessoas sem conhecimento pratico do mundo dos pneus. É o conhecimento de ouvido.

Falas tambem no Pirelli P7.
Ao contrario de outros pisos da Pirelli que eu não gosto nem aconselho, o P7 é um do melhor que se pode comprar e que eu até uso no 300C.

Mas tambem como foi dito, por vezes as diferenças de preços entre um pneu medio e um excelente são somente alguns euros e ai vale a pena o investimento.

ainda não sei o que quer dizer zr e w?
CATHERAM ACADEMY – Carros muito interessantes, que podem correr em pistas e rolar nas estradas, é uma boa aposta para 2007. A vitória coube ao favorito Ricardo Megre, sem dúvida o mais experiente entre todo o lote de participantes. Outra curiosidade deste novo troféu é o facto de trazer de regresso às pistas nacionais a tão portuguesa marca Mabor, já que os bonitos Catheram estão equipados com os já altamente comprovados pneus Mabor Jet Sport…

Last edited:
ainda não sei o que quer dizer zr e w?
CATHERAM ACADEMY – Carros muito interessantes, que podem correr em pistas e rolar nas estradas, é uma boa aposta para 2007. A vitória coube ao favorito Ricardo Megre, sem dúvida o mais experiente entre todo o lote de participantes. Outra curiosidade deste novo troféu é o facto de trazer de regresso às pistas nacionais a tão portuguesa marca Mabor, já que os bonitos Catheram estão equipados com os já altamente comprovados pneus Mabor Jet Sport…
Retirado de:
http://sportscargt.com.sapo.pt/Braga_1_2007.htm

Boas

Apenas por curiosidade.... já vi vários veículos com pneus Mabor mas ultimamente tenho reparado num acréscimo do numero de "avistamentos" passo a explicar.... eu sou uma pessoa que desde pequeno tenho um habito que é o de ver o piso dos pneus e a partir do momento que passei a ganhar um maior interesse (pouco antes de tirar a carta) ainda maior a minha curiosidade, claro está que isto não me trás um qualquer aumento de conhecimento apenas uma esporádica dor de costas causada pelos letterings de algumas marcas....
Voltando ao que interessa nesta semana já vi um Saxo Cup, um Accord um Megane, um Laguna e um Supperb e só para falar dos que estavam equipados com 4 Mabor...
Como disse apenas curiosidade...

Nos meus veículos o Fiesta tem feito alguns kilometros nas mãos patroa e nada a assinalar e na Mondeo também se mantém o bom comportamento..... esperar pela chuva.....

Abraços

Boas

Já não vinha a este topico há uns dias mas passo apenas para dizer que tudo o que disse sobre o pneu se mantem isto é... que é um muito bom pneu de verão e que cada vez me surpreende mais com a melhoria de comportamento....até começar a chover e pensar "nunca tive um pneu que aderisse tão pouco em piso molhado como este...", é mesmo assim ele é tão bom em seco como é proporcionalmente mau em molhado....

Tenho pena porque fosse este pneu um pouco mais competente em molhado e como ja disse antes não gastava nem mais um euro em mais nenhuma marca.

Abraços

tenho 4 mabor 175 60(ou 50,já não tenho a certeza)R14,num corolla desde Janeiro e já fiz 30Mkm,não os acho especilamente bons nem maus, em piso seco nada a dizer excepto a curvar em que acho o carro demasisdamente instável, mas também os amortecedores com + de 100 Mkm terão culpa :sh) e o piso nem a meio chegou....
Quanto ao preço não sei porque foram colocados depois de uma reparação após um acidente ( o carro esteve cerca de 11 meses parado por causa de um diferendo com a seguradora e os pneus ficaram estragados).

Quanto a comprar outros iguais, depende do preço...... tenho amortecedores e pastilhas que julgo terem uma boa relação preço qualidade, se fosse para o mais caro e melhor não ganhava para o carro.....:(

Boas

Já não vinha a este topico há uns dias mas passo apenas para dizer que tudo o que disse sobre o pneu se mantem isto é... que é um muito bom pneu de verão e que cada vez me surpreende mais com a melhoria de comportamento....até começar a chover e pensar "nunca tive um pneu que aderisse tão pouco em piso molhado como este...", é mesmo assim ele é tão bom em seco como é proporcionalmente mau em molhado....

Tenho pena porque fosse este pneu um pouco mais competente em molhado e como ja disse antes não gastava nem mais um euro em mais nenhuma marca.

Abraços
É curioso que eu tenho o mesmo pneu que tu, mesma medida e índice de velocidade, e não o tenho achado assim tão mau em molhado.
Já fiz perto de 10 mil Km com eles e devo dizer que tive, há dias, de fazer uma travagem em condições difíceis: a descer, em estrada molhada e com areia (devido a uma obra próxima adjacente) e a travagem foi impecável (com ABS, claro). Também já "ataquei" algumas rotundas com o pavimento molhado e o carro não "foge".
O desgaste dos pneus frontais, comparando com os traseiros, leva-me a prever uma duração de 50.000 Km ou perto disso se fizer uma rotação pelo meio. Há que sublinhar que a circulação foi durante o Verão, que é quando o desgaste é maior.
O conforto do pneu é talvez o ponto mais forte - excelente mesmo.
O único calcanhar de Aquiles é o "handling", dá a sensação de estarmos a conduzir com uns pneus de perfil mais alto (70 ou por aí).

É curioso que eu tenho o mesmo pneu que tu, mesma medida e índice de velocidade, e não o tenho achado assim tão mau em molhado.
Já fiz perto de 10 mil Km com eles e devo dizer que tive, há dias, de fazer uma travagem em condições difíceis: a descer, em estrada molhada e com areia (devido a uma obra próxima adjacente) e a travagem foi impecável (com ABS, claro). Também já "ataquei" algumas rotundas com o pavimento molhado e o carro não "foge".
O desgaste dos pneus frontais, comparando com os traseiros, leva-me a prever uma duração de 50.000 Km ou perto disso se fizer uma rotação pelo meio. Há que sublinhar que a circulação foi durante o Verão, que é quando o desgaste é maior.
O conforto do pneu é talvez o ponto mais forte - excelente mesmo.
O único calcanhar de Aquiles é o "handling", dá a sensação de estarmos a conduzir com uns pneus de perfil mais alto (70 ou por aí).

Boas

Não querendo entrar em polémicas, que com ja diss esse não é o objectivo, discordo contigo menos na ultima parte....
E posso dizer que ja pensei que fosse das primeiras chuvas que como se sabe acabam por levantar os oleos e as outras impurezas da estrada mas não, depois de 2 dias de chuva regular e alguma vez intensa o comportamento não alteroue em rotundas nem o ESP nem em travagens o ABS.
Digo isto comparando os pneus que já usei e até os P6000 que vinha com a carrinha quando a comprei esses sõ semelhantes em seco mas muito melhores em chuva(mesmo com um piso muito mais gasto). Já o disse e volto a dizer, fosse o comportamento do pneu diferente(para melhor claro) em chuva e eu nunca mais mudava de pneu que em seco ate premite algumas loucuras.
E sim é estavel e comfortavel(mais uma vez em seco), mas em relação a duração parece chegra no maximo aos 28000/30000 e não sei se tanto, mas isto vai de carro para carro.

Mas esta é como ja disse a minha opinião, vale o que vale.......

Abraços

A duração será por aí se usados no mesmo eixo até ao fim da sua vida útil. Fazendo-se uma rotação frente/trás aos 20-25 mil, a durabilidade pode aumentar consideravelmente.
Veremos! Até ao momento, 10 mil Km "and counting..."

A duração será por aí se usados no mesmo eixo até ao fim da sua vida útil. Fazendo-se uma rotação frente/trás aos 20-25 mil, a durabilidade pode aumentar consideravelmente.
Veremos! Até ao momento, 10 mil Km "and counting..."

Boas

Desde os do meu saudoso Datsun 1200(que me foi "cedido" pelo meu pai) até aos carros que tenho agora troco sempre a cada 10000km estou a falar de um pneu que de Junlho ate hoje fez apenas cerca de 6000km e nota-se bem o desgaste.... acho que depende alem da condução do peso do veiculo ....

Abraços

Boas

Desde os do meu saudoso Datsun 1200(que me foi "cedido" pelo meu pai) até aos carros que tenho agora troco sempre a cada 10000km estou a falar de um pneu que de Junlho ate hoje fez apenas cerca de 6000km e nota-se bem o desgaste.... acho que depende alem da condução do peso do veiculo ....

Abraços
Os pneus W gastam-se mais do que os V e mais ainda do que os H.
Se estes pneus não me fizerem pelo menos 45.000 Km, pneus W nunca mais!

Os pneus W gastam-se mais do que os V e mais ainda do que os H.
Se estes pneus não me fizerem pelo menos 45.000 Km, pneus W nunca mais!

Boas

Posso dizer por experiência propria que duvido que passem dos 40.000km pelomenos os meus e nem sou eu que mais conduz a carrinha, e nestes cerca de 7000km feitops pelos pneus (à frente) mais de metade é em estrada e Auto-Estrada e sem arranques nem travagens muito exageradas e parece que ja desgastaram cerca de um terço do piso e pude confirmar fazendo as medidas(a olhometro) em comparação com um pneu completamente novo.

Em relação a V ou W qual se gasta mais não sei mas os Michelin Pilote Premacy que a minha a nterior Focus tinha Fizeram 42.000km depois uns Dayton d200[:vm)] fizeram cerca de 36.000km os que se seguiram foram uns Goodyear F1 GSD3 que fizeram 31.000km e ou ultimos foram uns Yokohama Advan A680 em que fiz apenas cerca de 6.000km antes de entregar o carro, todoas em V logo se o W gastar mais não admira.....
De notar que sempre que mudei foram aos 4 de cada vez apenas desta vês (os Mabor Sport-Jet) mudei apenas 2.

Abraços

Duvido que os pneus cheguem aos 40.000 Km se só usados no eixo dianteiro.
Possivelmente chegarão aos 40 e tal mil, mas fazendo uma permuta...

Duvido que os pneus cheguem aos 40.000 Km se só usados no eixo dianteiro.
Possivelmente chegarão aos 40 e tal mil, mas fazendo uma permuta...

Boas

Bem.... não devo de ter feito entender quando há uns "posts" a trás disse "Desde os do meu saudoso Datsun 1200(que me foi "cedido" pelo meu pai) até aos carros que tenho agora troco sempre a cada 10000km ..."
mas sim faço permuta a cada 10.000km e digo que estes Mabor que tenho apenas contam com 7.000km na carrinha e posso dizer que se nota bem o desgaste apontando para um maximo de 30.000Km/35.000km no maximo(com a já mensionada permuta).

No caso dos pneus que falei no meu post anterior nunca excedios 12.000km entre permutas e o conjunto de 4 pmeus nunca passou muito ods 30.000km exceptuando os Michelin e posso dizer que os F1 estavam em muito mau estado...

Abraços

Status
Not open for further replies.
Back