Ao ler estes tópicos fico sempre com aquela sensação de... WTF?!!
Engraçado, quando me dizem que um Rover é um cancro e que dá muitos problemas eu rio-me e pergunto: Mas que problemas? Bem, a junta. E mais? É só...[

]
Desde quando é que um Rover só dá problemas na junta? Isso quer dizer que é imune a avariar o resto das peças? Não pois não?
O mais engraçado é que depois se beatificam carros e dão-se argumentos do arco da velha, carros esses que não têm desculpa possível. Eu adoro o e46 mas JAMAIS compraria um 320d. Dizem que preferem 10000x ter um 320d que um Rover. Engraçado, o M47 leva uma quantidade de óleo tão ridícula para o tamanho do motor que uma revisão pode chegar facilmente ao valor de uma junta. Depois os turbos paridos, que não há problema nenhum, porque afinal só custam 2 ou 3 juntas. E as borboletas do motor? Não há problema nenhum, só custam umas 6 ou 7 juntas.
Mudar o óleo a um 320d fica em 600€? Devem meter Dom Pérignon no lugar do óleo... [
]
Quanto ao restante o M47 tem de facto o problema conhecido das borboletas que até tem resolução. Quanto aos turbos partidos não sei se houve algumas séries mais frágeis. O K series é que não parte turbos porque não os tem... É preciso ver o quão frequente são estas avarias.
Mas para os donos são sempre carros extremamente fiáveis e duradouros. Houve há muito tempo um Rover 416 de 96 durante 12 anos em minha casa, que foi embora com 230.000km. A despesa nesse tempo em avarias foi de cerca de 1000€, duas juntas. Há um Mercedes E220D W210 há quase 7 anos, que tem neste momento 127.000km reais e que já deu mais de 3000€ em avarias. Houve uma Opel Astra Caravan durante pouco menos de 3 anos e menos de 50.000km que deu mais de 2000€ em despesa.
Os carros (particularmente os a gasóleo sofreram) inúmeras alterações que os tornaram várias vezes mais complexos que antes, o numero de componentes aumentou significativamente assim como a probabilidade de algo correr mal. Além de que não podes comparar o preço da manutenção num carro de 2 segmentos acima do Rover.
Vêm-me falar de falta de fiabilidade Rover? Vão-se lixar! 600€ numa mudança de junta ao fim de 100.000/150.000km é muito? Quase isso pagámos numa mudança de óleo e filtros da Astra Caravan aos 60.000!
Não acho que seja grave mas cada caso é um caso e não são raros os carros de pessoas que andam no para/arranca em viagens de 5km ou menos em que a junta dura muito menos do que isso. Além de que o problema da junta não compromete só a junta em causa mas também a lubrificação e o arrefecimento do motor. Para os muitos casos significa um motor novo ou então um motor que nunca mais fica com a saúde que tinha.
Começo a pensar que vocês não sabem mesmo do que falam. É que para além de uma extrema falta de conhecimento, parece que os vossos carros nunca deram avarias caras. Claro que deram mas não falam delas para não ferir o orgulho no premium. E digo isto tendo premium em casa e prestes a comprar outro, mas felizmente não tenho palas.[

]
Percebo o teu post em tom de desabafo e aquilo que quiseste dizer, mas na minha opinião falaste demais com coração e misturaste alhos com bugalhos. Há de facto maior desculpa das avarias das marcas premium, isso é porque ao longo dos anos elas conquistaram um espaço, uma imagem que transforma na mente dos donos algumas avarias como "azares". Mas nem tudo dura para sempre, tu tinhas receio das avarias ao comprares um 320D, eu também. E possivelmente cada vez mais pessoas pensam o mesmo...
Infelizmente nem palas nem Rover[

]