Militares sem dinheiro.

............

submarinos de topo para fiscalizar pesqueiros, vasos de guerra para o mesmo......., aviões para espéctaculos aéreos e missões em que não saiem da base ou vão bombardear por treino........
......................................

agora, que exista e que não haja dinheiro para pagar é que sim é uma vergonha!!!!!

eh!eh! [:)] [:)]
mas fazemos um figurão (!!!)... [:p] [:p] [:p]

Pé Leve, o problema chama-se ausencia de racionalizaçao de custos.[;)] [;)] claro que ninguem de bom senso pode "aceitar" que os militares ou outros quaisquer, fiquem sem Subsidio de Natal, e as Finanças só tem mesmo é que disponibilizar verbas suplementares, ( que espero sejam descontadas no orçamento de 2008!!!) agora o bom senso de há muito que diz, que as Forças Armadas, gastam demais ( e com demasiadas mordomias), o que no Estado Portugues nem é original (!!!)[:)] [:)] [:)]
Até aceito que as FA possam gerir ainda melhor os seus fundos, mas se há instituições onde se não gasta um centavo sem haver um controlo é precisamente nas FA!... [;)]

Mas se as FA ainda gastam mais do que deviam, o que dizer disto?... [;)]

Até aceito que as FA possam gerir ainda melhor os seus fundos, mas se há instituições onde se não gasta um centavo sem haver um controlo é precisamente nas FA!... [;)]

Sabes que na Gestão há uma figura muito importante que se chama "controller" que é suposto ser um gajo muito chato que "filtra" e vasculha as contas e as compras todas (entre outras coisas) e faz sempre uma cara muito feia, quando tem que assinar a autorizaçao para uma "despesa"...[:D] [:D] mas há uma coisa que ele "não controla" a montante (!!!) é o momento em que se define o "Tamanho" (Orçamento) da despesa..[;)] [;)]
a partir daqui, só tem que a gerir (!!!) [:)] [:)] [:)]

...........

Não há muito a dizer, nem nada de novo, infelizmente (!!!)[s)] [s)]
é o clientelismo no seu "melhor", é a mediocridade da Gestão Publica (Politica), e o lado pior do Estado despesista....[8b] [8b]

Não o sentes por "dentro" no teu dia a dia (???) [:)] [:)] [:)]

Sabes que na Gestão há uma figura muito importante que se chama "controller" que é suposto ser um gajo muito chato que "filtra" e vasculha as contas e as compras todas (entre outras coisas) e faz sempre uma cara muito feia, quando tem que assinar a autorizaçao para uma "despesa"...[:D] mas há uma coisa que ele "não controla" a montante (!!!) é o momento em que se define o "Tamanho" (Orçamento) da despesa..[;)]
a partir daqui, só tem que a gerir (!!!) [:)]
Diz isso a quem faz os orçamentos... [:p] [;)]

Não há muito a dizer, nem nada de novo, infelizmente (!!!)[s)]
é o clientelismo no seu "melhor", é a mediocridade da Gestão Publica (Politica), e o lado pior do Estado despesista....[8b]

Não o sentes por "dentro" no teu dia a dia (???) [:)]
Não. Infelizmente nos meus serviços sente-se, e muito, a falta de verba para muita coisa essencial, embora deva reconhecer que já foi muito pior... [;)]

....
....Não. Infelizmente nos meus serviços sente-se, e muito, a falta de verba para muita coisa essencial, embora deva reconhecer que já foi muito pior... [;)]

Nao falava da "falta dela"...[;)]
Mas sim do "desperdicio" dela (!!!) [:D] [:D] [:D]

O produto é a operacionalidade, é estar preparado. Coisa que, francamente, não se tem...

Mas repara, tu também não fazes ideia do que estás a dizer e contudo não te coibes de o fazer. Talvez seja por ser gratuito.

Por vezes confunde-se opinões com ideias feitas, preconceitos, etc.

Last edited:
Fico na duvida, a luz de alguns comentários, se há alguma noção dos objectivos das forças armadas deste país.

Fico na duvida, a luz de alguns comentários, se há alguma noção dos objectivos das forças armadas deste país.

As proprias forças armadas têm dúvidas sobre os seus objectivos...se tivermos em conta que se envia PSP e GNR para zonas de conflito armado de baixa intensidade, que surge uma EMA a gerir os meios aéreos de combate a incêndios, que se fala da atribuição, também à GNR, de meios aéreos de fiscalização de fronteiras, que o a chefia da GNR passará a ser de oficial general de 4 estrelas...

As proprias forças armadas têm dúvidas sobre os seus objectivos...se tivermos em conta que se envia PSP e GNR para zonas de conflito armado de baixa intensidade, que surge uma EMA a gerir os meios aéreos de combate a incêndios, que se fala da atribuição, também à GNR, de meios aéreos de fiscalização de fronteiras, que o a chefia da GNR passará a ser de oficial general de 4 estrelas...
Decisões politicas de boys sem conhecimentos no campo.

Há dias falei com um agente da PSP e o descontentamento tb se verifica, perderam mtas regalias, trabalham por turnos mas qdo fazem noite ou trabalham em fins de semana ou feriados, ganham o mesmo. Os gratificados (não me perguntem do q se trata :sh) ) estão bastante atrasados.

Acho q se estão a criar condições para uma revolução, já q forças policiais e armadas estão descontentes!!!

Há dias falei com um agente da PSP e o descontentamento tb se verifica, perderam mtas regalias, trabalham por turnos mas qdo fazem noite ou trabalham em fins de semana ou feriados, ganham o mesmo. Os gratificados (não me perguntem do q se trata :sh) ) estão bastante atrasados.

Acho q se estão a criar condições para uma revolução, já q forças policiais e armadas estão descontentes!!!

os gratificados são as coisas extra do género proteger o banco, ou a casa do sr. embaixador, cenas assim

que consideras sobre o assunto?[;)]
Ficava pasmado com a falta gritante de meios e as decisões politicas que levavam à falta de quase tudo, desde viaturas a munições.

Sempre achei que que se negligenciou a função e a missão em favor das cerimonias onde os políticos bocejavam e que lhes aumentava o ego.

Trabalhei com varias forças da NATO e é uma diferença gritante quer em termos de organização, quer em termos de meios, uma vez estive dois dias à espera de munições pq o idiota do abastecimento um daqueles oficiais maçaricos filho de uma alta patente que tinha mais futuro a plantar couves, queria enviar tb rações de combate mas não sabia quantas.

Nós temos uma ZEE que urge proteger e patrulhar, temos obrigações com a NATO e com a UE, de nada nos serve uma instituição castreja agarrada a uma organização feudal a fazer desfiles com viaturas ultrapassadas e armamento que apenas serve para se ver.

Achei que o fim do SMO era um passo importante para umas forças armadas melhore e mais racionais, afinal serviu apenas para comprar um carros novos topo de gama para secretários de estado e ministros.

Tenho pena que a maioria das pessoas apenas conheça a instituição pelo SMO, apesar de muitos terem visto demasiadas vezes os filmes do rambo, ainda assim tive o orgulho de trabalhar com alguns dos melhores soldados do SMO, que se lhes fosse dada a oportunidade seriam excelentes comandos e com quem teria muito gosto em servir.

Nem todos podemos comandar homens, mas todos podemos ser os melhores no que fazemos e isto aprendi com alguns desses soldados.

Muito mais fica por dizer, mas nem é o lugar, nem o posso fazer.

São as FA que têm dúvidas?

Ficava pasmado com a falta gritante de meios e as decisões politicas que levavam à falta de quase tudo, desde viaturas a munições.

Sempre achei que que se negligenciou a função e a missão em favor das cerimonias onde os políticos bocejavam e que lhes aumentava o ego.

Trabalhei com varias forças da NATO e é uma diferença gritante quer em termos de organização, quer em termos de meios, uma vez estive dois dias à espera de munições pq o idiota do abastecimento um daqueles oficiais maçaricos filho de uma alta patente que tinha mais futuro a plantar couves, queria enviar tb rações de combate mas não sabia quantas.

Nós temos uma ZEE que urge proteger e patrulhar, temos obrigações com a NATO e com a UE, de nada nos serve uma instituição castreja agarrada a uma organização feudal a fazer desfiles com viaturas ultrapassadas e armamento que apenas serve para se ver.

Achei que o fim do SMO era um passo importante para umas forças armadas melhore e mais racionais, afinal serviu apenas para comprar um carros novos topo de gama para secretários de estado e ministros.

Tenho pena que a maioria das pessoas apenas conheça a instituição pelo SMO, apesar de muitos terem visto demasiadas vezes os filmes do rambo, ainda assim tive o orgulho de trabalhar com alguns dos melhores soldados do SMO, que se lhes fosse dada a oportunidade seriam excelentes comandos e com quem teria muito gosto em servir.

Nem todos podemos comandar homens, mas todos podemos ser os melhores no que fazemos e isto aprendi com alguns desses soldados.

Muito mais fica por dizer, mas nem é o lugar, nem o posso fazer.

eu tenho de facto a ideia de que a existência dos militares Portugueses é virtual.......ou seja, nos conflitos somos apenas observadores quase, para dizer que existem não sei quantos comandos...........e cá gastamos dinheiro em treinos e equipamento que depois, seja por desorganização ou por falta de viabilidade técnica, não damos uso.....

sempre vi os militares tugas como aspirantes a algo que nunca serão, e acho triste a sociedade ter-me obrigado a formar este pensamento....

:confused:

O Estado andou tantos anos a dar-lhes comida, a dar-lhes de dormir... a dar-lhes os melhores médicos, etc etc.

E agora queixam-se que não lhes podem pagar....

Há lá muitos senhores oficiais que não tenho nenhuma pena... em vez de passarem o dia no escritorio , vão masé patrulhar as ruas da cidade...

Back