Mini Cooper apagão total

Eluland

Well-known member
Boas
O mini da patroa não dá sinais de vida. Esteve parado 3 semanas (ferias nos Açores). O apagão é total, nem as portas abrem com o comando das chaves. Ao colocar a chave na ignicao, nada. Nem uma luzinha ou som. Luz do alarme tb esta apagada.
Será mesmo da bateria? O carro é de 2011 e acho que a bateria nunca foi substituida. É normal a bateria mesmo completamente descarregada não haver nenhum sinal do sistema eléctrico? Poderá ser algo mais complicado no sistema eléctrico? É possível testar a bateria antes de pensar comprar uma nova? Vale a pena fazer uma ligacao (bateria) a outro carro?

começas pela bateria. depois vês se houve alguma coisa a causar a falha na bateria. Pode haver, pode não haver.

Sem uma bateria em bom estado no sitio, é impossível saber.

Como já foi dito, tudo indica que será a bateria.

Se é a de 2011, parabéns com toda a merd.a que os carros trazem agora é esforços a que as mesmas estão sujeitas, 6 anos parece me já bastante bom.

Claro que é a bateria.
Dá um toque põe isso a trabalhar e compra uma bateria nova.
Como disseram 6 anos não é nada mau para uma bateria.

Obrigados a todos pela resposta. A primeira ideia que vem é da bateria, especialmente por ter ficado tanto tempo parado.
O estranho, para mim, é não ter mesmo nenhum sinal de vida a nivel eléctrico. Logo vou ver melhor e tentar no ligar à bateria do Peugeot.

Obrigados a todos pela resposta. A primeira ideia que vem é da bateria, especialmente por ter ficado tanto tempo parado.
O estranho, para mim, é não ter mesmo nenhum sinal de vida a nivel eléctrico. Logo vou ver melhor e tentar no ligar à bateria do Peugeot.

É comum acontecer isso nalguns modelos.
É um bocado tudo ou nada, não existe uma fase em que a bateria possa estar fraca que se possa perceber que está a dar as últimas.

Compra uma bateria e coloca-a no sítio, tendo o cuidado de encaixar os bornes de uma só vez para não haver faíscas, não te ponhas com encostos, os carros modernos gostam pouco dessas coisas, é meio caminho andado para limpar a centralina

É comum acontecer isso nalguns modelos.
É um bocado tudo ou nada, não existe uma fase em que a bateria possa estar fraca que se possa perceber que está a dar as últimas.

Nao sabia, julgava que havia sempre qq coisa que funcionasse, pelo menos a abertura das portas

Compra uma bateria e coloca-a no sítio, tendo o cuidado de encaixar os bornes de uma só vez para não haver faíscas, não te ponhas com encostos, os carros modernos gostam pouco dessas coisas, é meio caminho andado para limpar a centralina

Pois, talvez seja mesmo o melhor. O carro ja tinha marcação para a revisão e MOT (~ inspecção) daqui por uma semana, mas não queria gastar mais umas 100 libras ou mais por um reboque

Hoje fiz a medição com um multimetro e deu uma leitura de 4.9 (configurado para 20 volts DC). Tentei fazer o "encosto" com o meu Peugeot e nada. Depois de 10-15 min continuava com a mesma leitura e claro nenhum sinal de vida.
Como para ter acesso ao polo (-) do 3008, tem-se que retirar a caixa de fusiveis e mais nao sei o que, fiz a seguinte ligação: Cabo vermelho no Positivo do 3008 e Mini e, cabo preto numa massa metalica de ambos (verifiquei que tinha corrente).

Last edited:
Agora que estava a pensar em substituir a bateria, vejo outros possiveis problemas.
Em determinados sites/lojas ao colocar a matricula do meu carro (para ver as opcoes das baterias) aparece baterias com tecnologia start/stop e custa o dobro das “normais”. Além disso, já li que ao substituir as baterias em alguns minis é necessário depois reprogramar o carro para registar a mesma.

Isso é mesmo assim, a bateria tem que ser com start/stop e há necessidade de fzer um reset ao carro?
Das poucas vezes que estive com o carro, não me lembro de sentir o start/stop a funcionar, será porque a bateria ja não estava em condições?

Agora que estava a pensar em substituir a bateria, vejo outros possiveis problemas.
Em determinados sites/lojas ao colocar a matricula do meu carro (para ver as opcoes das baterias) aparece baterias com tecnologia start/stop e custa o dobro das “normais”. Além disso, já li que ao substituir as baterias em alguns minis é necessário depois reprogramar o carro para registar a mesma.

Isso é mesmo assim, a bateria tem que ser com start/stop e há necessidade de fzer um reset ao carro?
Das poucas vezes que estive com o carro, não me lembro de sentir o start/stop a funcionar, será porque a bateria ja não estava em condições?

Nem mais, normalmente quando o S/S deixa de funcionar é sinal que a bateria pode já não durar muito (pode ser meses ou mesmo um ano).

As baterias são mais caras, mas para tanta tecnologia acaba por fazer sentido (o carro também não é barato).

Ainda me lembro de os pneus para os MINI (eu tinha 205/45 r17) serem bastante caros.

Nem mais, normalmente quando o S/S deixa de funcionar é sinal que a bateria pode já não durar muito (pode ser meses ou mesmo um ano).

As baterias são mais caras, mas para tanta tecnologia acaba por fazer sentido (o carro também não é barato).

Ainda me lembro de os pneus para os MINI (eu tinha 205/45 r17) serem bastante caros.

Obrigado pela resposta. O custo destas baterias está por volta das £200. Os penus começa nas £100 cada [s)]

Eu comprei uma bateria Start Stop da marca Varta para um NISSAN QQ online por 150€, duvido que para o Mini seja mais cara. E julgo que tem que se ir fazer o registo da bateria se não o carro vai continuar a considerar que tem uma bateria com pouca carga, não sei se qualquer oficina tem software para isso

Eu comprei uma bateria Start Stop da marca Varta para um NISSAN QQ online por 150€, duvido que para o Mini seja mais cara. E julgo que tem que se ir fazer o registo da bateria se não o carro vai continuar a considerar que tem uma bateria com pouca carga, não sei se qualquer oficina tem software para isso

A mais barata que vi foi 166 na halfords (tipo norauto). Existe serviços para Car "Battery Replacement" mas custa quase 300 libras (com instalação em casa) e nao sei se eles conseguem fazer o reset.

Agora lembrei que o meu Peugeot é Hibrido, será que isso teve influencia para que o "encosto" não ter resultado?
[h=3][/h]

A mais barata que vi foi 166 na halfords (tipo norauto). Existe serviços para Car "Battery Replacement" mas custa quase 300 libras (com instalação em casa) e nao sei se eles conseguem fazer o reset.

Agora lembrei que o meu Peugeot é Hibrido, será que isso teve influencia para que o "encosto" não ter resultado?

Com o MINI não metas com encostos.. a brincadeira pode sair cara [s)]

Com o MINI não metas com encostos.. a brincadeira pode sair cara [s)]

Pois, mais caro que vai ser espero que não. No entretaneto, no manual do carro eles têm lá descrito os passos para fazer o "jump start" (encosto)

Não tens um carregador de bateria? Carregas de um dia para o outro e já deve dar, ou se a bateria não aceitar carga avisa do problema

Back