Mini Cooper S vs Clio 3 RS

Engraçado que os gajos da EVO, mesmo entre o Clio RS e o MCS 175 cvs, parece que ficaram com melhor ideia do MINI. Tambem já li nalgum lado que o RS é um excelente track-car, mas que fora disso o MCS é mais interessante.

Engraçado que os gajos da EVO, mesmo entre o Clio RS e o MCS 175 cvs, parece que ficaram com melhor ideia do MINI. Tambem já li nalgum lado que o RS é um excelente track-car, mas que fora disso o MCS é mais interessante.

A EVO já testou esta versão do RS?

Isto também vai um bocado do gosto do cliente.
No teste do Fifth Gear o Tiff ou o Plato lá disseram que o RS Cup embora tivesse mais grip, sentia-se mais o rolamento do carro em curva, e que o Mini não sentia tanto o rolamento, era um carro que dava mais a sensação de kart mas que ao perder o grip mais cedo em curva tinha understeer ao passo que o Clio torcia mais mas agarrava.
Um comprador de um carro deste tipo certamente vai escolher o tipo de comportamento que prefere, se prefere mais grip com algum "body roll" no caso do Clio, ou se prefere um carro que adorne menos e seja mais estável mas que depois não tem tanto grip em curva...
Se calhar para os compradores deste carro pesam mais na escolha o tipo de handling que preferem ao tempo exacto que faz em pista.
São dois carros com personalidade um pouco diferente.

Cumprimentos

Edit: BTW, acho que esta foto mostra muito do que é a personalidade e handling do Clio RS
car_photo_211766_25.jpg
Refiro-me ao adornar do carro e ao levantar a roda de dentro mas sempre a agarrar, acho que é quase uma imagem de marca dos hot hatches franceses (o Saxo Cup salvo erro também fazia isto)

Last edited:
Mas se virem o drive test do Clio RS III no fifth gear o Tiff faz as curvas todas sempre de lado!!! O Rs não adorna tanto assim, mas mais vale adornar e ser um pouco mais rápido, do que ter aquele handling tipo kart, muito divertido mas pouco eficaz...
Depende muito do que se quer, um carro eficazmente rápido, ou um carro eficazmente divertido...

Quando classificou o 30 melhores hots...
MINI:
Comes as close to the 197 as it's possible to get, but it's an estate agent's car

CLIO RS:
Scrapping like a rabid little mad-eyed terrier among the top four big dogs, the Clio cares not a jot for its smaller size. Some think it's too soft after the 182. Others think its refinement makes it better. Either way, it's a great car.

Nao digo que o Mini seja pior ou melhor, mas a nivel de chassis sao muito semelhantes.
A questao é que o motor do clio é algo criticado por só ter forca muito la em cima.

Parece-me perfeitamente normal visto tratarem-se de motores diferentes: Turbinado vs N/A :sh)

Fui o único a achar a volta do Tiff uma valente porcaria?[:D]
É que nem sequer esta volta foi boa, nem sequer os pilotos foram iguais para os dois carros.
De qualquer forma, não tenho dúvidas de que o Clio é melhor dinâmicamente.

JeAndré isso de levantar a roda traseira nada tem a haver com a nacionalidade do carro [:D][:)][:)][:)]

Tens aqui outro Hot Hatch (que na minha opinião é dos melhores senão o melhor) que faz o mesmo e no entanto é Japuna:

ep3civic.jpg

Depende muito do que se quer, um carro eficazmente rápido, ou um carro eficazmente divertido...

Concordo.

JeAndré isso de levantar a roda traseira nada tem a haver com a nacionalidade do carro [:D][:)][:)][:)]

Claro que não.
Apenas disse que nos vários Top Gears que vi os hot hatches franceses costumam fazer isso, lembro-me de um comparativo salvo erro entre o Saxo Cup e o Clio RS antigo e eles faziam isso.
Agora acredito que mais carros o façam, apenas é algo que é comum ver nos testes e fotografias dos franceses...
O Mini não me lembro de ver fazer isso, até acredito que dê para levantar a roda, mas nos testes e fotografias que tenho visto nunca faz isso, já o Clio faz aquilo com uma aparente facilidade que dá a sensação de ter sido afinado para aquilo!

Cumprimentos

Edit: Fui ver no Youtube para recordar o video do Type R ( http://www.youtube.com/watch?v=KfqN_DDkppc ) e ele de facto levanta a roda, de referir que o Jeremy Clarkson diz que lhe faz lembrar... um Peugeot! ("Turns like an old-fashioned Peugeot") :)

Last edited:
A volta do Tiff nao foi a volta de contou para o tempo , foi só para showoff... tanto que ele perde o controlo do carro a certa altura ... se esse despiste conta-se para o tempo de certeza que as diferenças iriam ser muito maiores ... Aqui foi só o menino a divertir-se ehehe ( que profissão de sonho)

Parece-me perfeitamente normal visto tratarem-se de motores diferentes: Turbinado vs N/A :sh)

Bem podes meter esse boneco... quando dizem isto estão obviamente a fazer comparação com outros motores N/A...
Além disso as coisas não são tão simples como pintas sobretudo se tivermos a falar de V6 e V8.

Tens aqui outro Hot Hatch (que na minha opinião é dos melhores senão o melhor) que faz o mesmo e no entanto é Japuna:

ep3civic.jpg

O Civic é o melhor Hot Hatch para ti?
O que dizer dos Integras (embora sendo coupé), R26´s, GTI´s....

Last edited:
Há o MINI Cooper S JCW com 192 cv´s

E agora vai sair o MINI Cooper JCW com 210 cv´s salvo erro. [;)]

Esse JCW não será uma versão "normal". Será uma versão mais despida com uma orientação mais para pista à semelhança do Mini GP.
Aí sim dou-te razão, faria mais sentido compará-lo com o Clio cup deste teste uma vez que ambos são versões especiais de carros já de si especiais.

Só que esse mini ainda não existe.

PS: E o 207 RC com 216cv? [;)]

PS2: A volta que é mostrada do Mini não foi a usada para tempo. Ele diz que por mais que tentasse nunca conseguiu bater o tempo do clio. Não se esqueçam que não é dada informação acerca dos pneus que ambos montavam. Eu levava o Mini na mesma...

Cumprimentos

Last edited:
O Civic é o melhor Hot Hatch para ti?
O que dizer dos Integras (embora sendo coupé), R26´s, GTI´s....

Na minha opinião, não é o melhor, mas foi das melhores opções quando saiu, com uma relação peso/potência muito interessante !

além de era extremamente eficaz (seja isso bom ou mau dependendo dos gostos)[;)]

Não se esqueçam que não é dada informação acerca dos pneus que ambos montavam.

Isso por acaso é uma questão interessante.
Os Mini, julgo eu, vem todos com pneus run-flat, e há quem diga que em termos de grip são inferiores aos pneus ditos convencionais, aliás, muitos donos de BMW em foruns relatam que metem pneus convencionais a substituir os run-flat por terem melhor comportamento e serem mais confortáveis.
Claro que o Mini tem de ser testado tal como vem de fábrica, mas um dia gostava de ver um teste (não necessariamente com o Mini, mas com qualquer carro) para se medir ao cronómetro se os pneus normais tem ou não vantagens no grip face aos run-flat.

Cumprimentos

Na minha opinião, não é o melhor, mas foi das melhores opções quando saiu, com uma relação peso/potência muito interessante !

além de era extremamente eficaz (seja isso bom ou mau dependendo dos gostos)[;)]

Concordo!
Porém, hoje em dia o R26 consegue ser absolutamente fenomenal![br:)][br:)]

Eficaz era, mas dentro da própria Honda existia melhor.

Back