Misterioso bloco de gelo cai dos céus

miguelmaia

New member
Pedra pesava meio quilo passadas cinco horas
Arruda dos Vinhos: Misterioso bloco de gelo azul caído do céu intriga locais
Um carteiro de Arruda dos Vinhos não ganhou para o susto quando ia de mota distribuir correio e ouviu o som de um objecto a cair na estrada tendo depois verificado que era "uma pedra de gelo azul".
"Se me tivesse caído em cima da cabeça tinha morrido de certeza já que com a velocidade que veio abriu uma pequena cratera no solo", contou hoje à Lusa Eduardo Jorge.
O carteiro, que ainda não encontrou explicações para o sucedido na terça-feira ao fim da manhã, disse que "apanhou um grande susto pois não viu a pedra mas ouviu um barulho de algo a bater na estrada" muito perto dele quando se encontrava no meio de uma zona praticamente deserta.
"Não sei o que será isto (a pedra de gelo e de tom azul esverdeado que agora está guardada num frigorífico), um conhecido disse-me que são descargas dos aviões, o problema é que me podia ter matado", disse Eduardo Jorge enquanto recordava o que lhe aconteceu.
"Ainda parei uns metros à frente a pensar que era alguém a atirar pedras mas não vi ninguém", disse.
O carteiro decidiu então aproximar-se do objecto, que entretanto tinha escorregado para a valeta.
"Vi que tinha provocado uma cratera e reparei que havia bocados de gelo azul espalhados pelo chão. Ainda mexi naquilo com um pau mas depois fui embora distribuir o correio à (aldeia da) Tesoureira", relatou Eduardo Jorge.
Passadas cinco horas, e depois de ter contado o sucedido aos colegas do posto dos correios de Arruda dos Vinhos e, entre uns os que "se riram" da sua história e outros mais curiosos decidiram "ir buscar o objecto".
Chegados aos correios pesaram a pedra que "ainda pesava 575 gramas" e decidiram colocá-la no frigorífico.
"Não sabemos para onde enviar a pedra, se não fosse época de férias ainda a entregava na escola mas assim não sei o que fazer", disse Eduardo Jorge.
Segundo explicou à Lusa o porta-voz da TAP, António Monteiro, "não parece muito crível que tenha sido gelo de um avião até porque nesse local os aviões estão a voar a uma altura muito baixa (estão a três/quatro minutos do aeroporto da Portela) e já não trazem gelo nenhum".
"Em teoria pode ser possível mas não é de todo crível. Mesmo que um avião traga gelo de algum país frio quando chega a Portugal, a uma velocidade de 900 quilómetros/hora, já não há gelo", sublinhou o porta-voz da transportadora portuguesa.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323758
Que susto que o homem deve ter apanhado...

À atenção do user Raistaparta: Põe-te à cautela! [:D]

Estranho... há que dizer no entanto que a história, e a maneira como o homem a descreve, tem o seu 'quê' de cómico [:D]

Alguém vai ter de ir explicar ao Sr. que possui liquido asséptico dos lavabos dos aviões no frigorifico.

Ou isso ou Glicol

a ser gelo caido de um avião seria gelo que viesse agarrado à fuselagem e não proveniente de uma descarga do que quer que seja. se fosse uma descarga o liquido que estava a ser expelido espalhava-se, não ficava concentrado numa bola/bloco de gelo.

Para isto suceder

Passadas cinco horas, e depois de ter contado o sucedido aos colegas do posto dos correios de Arruda dos Vinhos e, entre uns os que "se riram" da sua história e outros mais curiosos decidiram "ir buscar o objecto".

Chegados aos correios pesaram a pedra que "ainda pesava 575 gramas" e decidiram colocá-la no frigorífico.

Eu diria que estamos perante algo tipo GLICOL especial usado na aeronautica.

a ser gelo caido de um avião seria gelo que viesse agarrado à fuselagem e não proveniente de uma descarga do que quer que seja. se fosse uma descarga o liquido que estava a ser expelido espalhava-se, não ficava concentrado numa bola/bloco de gelo.

depende do avião e das condições meteorológicas. Pode até aumentar a bola... olha para as bolas de granizo.

depende do avião e das condições meteorológicas. Pode até aumentar a bola... olha para as bolas de granizo.

pois, mas ao imaginar um avião a viajar a 800 km/h, qualquer liquido que saisse seria "pulverizado" pela força do vento/deslocação, não ficaria concentrado num único bloco. a ser qualquer expelida do avião, já teria de estar congelada antes.

146

Seja lá qual fôr a origem, era uma pedra de tamanho considerável. :eek:

a resposta mais "logica" seria que fosse um fragmento de marte ou júpiter, com vida alienigena microscopica lá dentro:sh)

Eu bem disse ao S.Pedro que a compra daqueles combinados com dispositivo para fazer cubos e gelo triturado ia dar mau resultado...

Saludos

Até já ando com medo de sair à rua, um gajo vai descansado na rua e apanha com meio kilo de m... congelada na cabeça :eek::eek::eek:

pois, mas ao imaginar um avião a viajar a 800 km/h, qualquer liquido que saisse seria "pulverizado" pela força do vento/deslocação, não ficaria concentrado num único bloco. a ser qualquer expelida do avião, já teria de estar congelada antes.

Na aproximação à pista 21 da Portela os aviões quando passam aqui na Arruda já vão a estabilizar no ILS, eu diria uns 350 km/h no máximo.[;)]

Back