Mitsubishi Lancer [Problema]

akapikasso

New member
Bom dia, tenho um Mitsubishi Lancer 1.3 GLX 75 CV 12v de 1998, não sei como explicar mas vou tentar da melhor maneira possível, quando faço algumas viagens longas o motor aquece mas no quadrante parece estar tudo bem até está ligeiramente abaixo do meio, quando digo aquece é mesmo colocar a mão e tirar logo, o motor treme um pouco, não sei se é normal ou não , poderá ser das válvulas? Penso a alguns anos ter visto em algum lado dizer que as válvulas deste carro tendem a se desafinar. Não percebo muito de mecânica e não gostaria de voltar a ser "roubado" como fui a uns tempos que para me trocarem uma bomba de agua , kit distribuição ,um o ring do distribuidor e 4 velas me cobraram a quantia de 410 Euros ,incluído 10 horas de mão de obra.

Gostaria de saber se caso fosse esse o problema , que procedimentos seriam feitos e +- quanto tempo de mão de obra seria , se depois de abrir a tampa de válvulas era preciso comprar algum material para colocar.

O carro conta com aproximadamente 180.000 KM

Muito obrigado a quem me puder responder, se alguém conseguir +- um orçamento seria bom porque sinto me enganado pelo meu mecânico :(

Nunca se deve verificar a temperatura do motor, "apalpando-o". (existe o risco de queimadura grave)

Se o sensor de temperatura estiver correcto, deverá confiar no mesmo.

Julgo que as válvulas desse motor (que são 12), fazem afinação "automática". Logo não me parece que seja necessário afiná-las.

Então poderá ser devido a outros factores? Á uns tempos coloquei aqui uma questão sobre o circuito de água, mas lá está se o circuito estivesse entupido o termómetro do carro subiria certo? O termómetro quanto muito chega ao meio no máximo, com o carro parado a frio até aquecer demora cerca de 10 minutos ,mas para desarmar a ventoinha do radiador é preciso estar a apertar com o carro até as 5000 rotações durante um bom tempo mais, não me parece beber liquido refrigerante mas também não me parece vir liquido quente do motor para o vaso de expansão ou então o liquido circula só entre o motor e o radiador, os tubos ou mangueiras não sei qual o termo, parecem bastante duros e quentes , o de cima fica quente mais rapidamente e depois quando a ventoinha desarma o de baixo fica quente também o que acho ser o normal, é normal as mangueiras ficarem com pressão e se será disso que o motor está quente? Sim o carro tem 12 válvulas 1 admissão 2 de escape por cilindro.

Se alguém souber me dizer mais alguma coisa ficarei grato.

Nunca se deve verificar a temperatura do motor, "apalpando-o". (existe o risco de queimadura grave)

Se o sensor de temperatura estiver correcto, deverá confiar no mesmo.

Julgo que as válvulas desse motor (que são 12), fazem afinação "automática". Logo não me parece que seja necessário afiná-las.

Este motor requer afinação de válvulas a cada 40000km, de acordo com o fabricante.

oruisilva ,obrigado pela resposta ,sabe se é um procedimento muito caro e se é preciso deixar o carro na oficina de um dia para o outro? Estou com um pouco de receio pois da ultima vez que deixei la o carro a reparar levaram me 410 Euros ,quando me disseram que por pouco mais de metade desse valor dava para fazer a reparação que fiz :( .

oruisilva ,obrigado pela resposta ,sabe se é um procedimento muito caro e se é preciso deixar o carro na oficina de um dia para o outro? Estou com um pouco de receio pois da ultima vez que deixei la o carro a reparar levaram me 410 Euros ,quando me disseram que por pouco mais de metade desse valor dava para fazer a reparação que fiz :( .

Nao é caro ! Pode ficar de um dia apenas pelo motivo de arrefcer o motor ,pois deve se afinar as valvulas a frio ! Uns 20 paus deve chegar para fazer isso pois é basico

Obrigado pela resposta Miguelspc , para não abusar do tópico ,só mais umas questões sobre o circuito de água, eu noto demasiada pressão nas mangueiras quando estas estão quentes e tal como o motor também fervem praticamente , na que vem de cima noto que ela está a querer sair do sitio, o que poderá ser? Problema do termostato não deve ser porque quando a ventoinha desarma a agua passa pelo radiador e a do radiador vai para o motor, pois ficam os 2 canos quentes, o que poderá gerar a pressão nas mangueiras? Amanhã vou tentar tirar umas imagens para mostrar, mas acho estranho não é normal as mangueiras quererem escapar do bocal do radiador.

Back