Monovolumes/chassos 7 lugares

Nos 7 lugares de maior tamanho o trio Alhambra/Sharan/Galaxy deve ser o mais fácil de encontrar.

Fora esses, são também mais comuns as Espace III e nos coreanos a Kia Carnival.

Em tamanho mais pequeno há a 307 SW, mas parece-me que o acesso aos lugares traseiros não será o melhor.

A nível de 4x4, como já disseram, o Vitara XL-7 deve ser o mais acessível, ainda que seja pouco comum.
Esse trio vê-se muitas, mas aos valores que pretendo parecem todas já muito gastas e com 300 e muitos mil kms.

As Carnival também já vi 2 ou 3 até com aspeto limpinho pelos valores que pretendo, poderá ser uma opção.

O GVitara XL como disse acima pode ser uma opção mas mais demorada e que por essa questão de timming pode não ser válida.

Pois... O problema do TT é esse.
Ficam demasiado altos e podem ser sempre um obstáculo. Mas pronto pelo menos teriam 7 lugares e quanto mais não fosse fazia como tu... Iam lá para dentro ao empurrão

Arranjas um degrau de madeira... .

Curiosamente tive uma situação em que a minha avó resolveu pedir-me boleia para uma amiga. Tudo raparigas >80 anos... e acabou por ser a pessoa que melhor entrou no Terrano, desta faixa etária... como é uma senhora alta, foi só sentar e rodar. Mas foi uma excepção.

Portanto, um jipe longo não me parece a solução ideal. A menos que fosse um GV XL, mesmo assim ias perder muito no TT, devido ao ângulo ventral.

SUV e similares, dado o tipo de TT que costumas fazer, ias acabar por andar sempre em despesas.

Outra hipótese... as vezes em que precises realmente dos 6/7 lugares são assim tantas? Não é viável levar 2 carros, e em casos especiais alugar por uns dias. Parece-me a hipótese mais barata.

Arranjas um degrau de madeira... .

Curiosamente tive uma situação em que a minha avó resolveu pedir-me boleia para uma amiga. Tudo raparigas >80 anos... e acabou por ser a pessoa que melhor entrou no Terrano, desta faixa etária... como é uma senhora alta, foi só sentar e rodar. Mas foi uma excepção.

Portanto, um jipe longo não me parece a solução ideal. A menos que fosse um GV XL, mesmo assim ias perder muito no TT, devido ao ângulo ventral.

SUV e similares, dado o tipo de TT que costumas fazer, ias acabar por andar sempre em despesas.

Outra hipótese... as vezes em que precises realmente dos 6/7 lugares são assim tantas? Não é viável levar 2 carros, e em casos especiais alugar por uns dias. Parece-me a hipótese mais barata.
Sim, poderá ser viável e uma situação provisória, no Verão será para usar regularmente ao fim de semana e num futuro próximo acho que poderá ser quase diário se eles continuarem a perder mobilidade à velocidade que perderam este ano.
Para já estão na casa deles mas não sei até quando conseguirão ter uma vida autónoma.
Assim que não conseguirem vêm cá para casa.

...

6 lugares?

Isso é uma tarefa para...

fiat-multipla-1566585615840_v2_1260x918.jpg

Agora a sério, sei que o carro tem uma estética "especial" (o ph2 é mais convencional), mas a verdade é que é bastante prático.

6 lugares + mala em menos de 4 metros é obra.

6 lugares?

Isso é uma tarefa para...

fiat-multipla-1566585615840_v2_1260x918.jpg

Agora a sério, sei que o carro tem uma estética "especial" (o ph2 é mais convencional), mas a verdade é que é bastante prático.

6 lugares + mala em menos de 4 metros é obra.

Meu Deus!! Vou só ali espetar uns alfinetes nos olhos

Sinceramente, acho que deste género só equacionaria uma H1 4x4.
Também existem Space Gear 4x4.

Andei algumas vezes numa quando era puto, espaço não falta e tinham um aspecto porreiro para a época.

Fora de estrada, acredito que não sejam a coisa mais divertida.

Já passou por casa dos meus pais uma Zafira 1.6i de 2000 ou 2001, já não me lembro bem.
Foi comprada usada, com o mesmo proposito que o teu, para fazer "meia duzia" de viagens por ano. Sei que foi fiável, que me lembre apenas levou uma reparação do alternador fora a tipica manutenção, nos 4 ou 5 anos que andou lá por casa.
O motor é "justo" e com lotação completa fica um pouco curto, mas também não é um caro para pressas. No entanto isto é relativo, só mesmo experimentando.
Os interiores são sólidos e robustos, é a principal vantagem sobre o "trio de Palmela". Os interiores destes costumam ficar todos espatifados... A dos meus pais tinha airbags de cortina até à ultima fila de bancos, não sei se são todas assim.
Os dois lugares traseiros são pequenos e o acesso não é dos melhores. Vão sentados no chão com os joelhos muito elevados. Para crianças são porreiros, para adultos são desconfortáveis em viagem maiores, para idosos/pessoas com pouca mobilidade são impossíveis. Com 7 lugares não há bagageira para ninguém.
Acho que não compras melhor com esse orçamento.
Não sabia que existiam com motor 1.8: https://www.custojusto.pt/viana-do-castelo/monovolume/opel-zafira-elegance-33783109. Devem ser mais agradáveis de conduzir...

Já passou por casa dos meus pais uma Zafira 1.6i de 2000 ou 2001, já não me lembro bem.
Foi comprada usada, com o mesmo proposito que o teu, para fazer "meia duzia" de viagens por ano. Sei que foi fiável, que me lembre apenas levou uma reparação do alternador fora a tipica manutenção, nos 4 ou 5 anos que andou lá por casa.
O motor é "justo" e com lotação completa fica um pouco curto, mas também não é um caro para pressas. No entanto isto é relativo, só mesmo experimentando.
Os interiores são sólidos e robustos, é a principal vantagem sobre o "trio de Palmela". Os interiores destes costumam ficar todos espatifados... A dos meus pais tinha airbags de cortina até à ultima fila de bancos, não sei se são todas assim.
Os dois lugares traseiros são pequenos e o acesso não é dos melhores. Vão sentados no chão com os joelhos muito elevados. Para crianças são porreiros, para adultos são desconfortáveis em viagem maiores, para idosos/pessoas com pouca mobilidade são impossíveis. Com 7 lugares não há bagageira para ninguém.
Acho que não compras melhor com esse orçamento.
Não sabia que existiam com motor 1.8: https://www.custojusto.pt/viana-do-castelo/monovolume/opel-zafira-elegance-33783109. Devem ser mais agradáveis de conduzir...
Olha também não tinha visto ainda essas 1.8.
Parece uma opção interessante
Em relação aos bancos da 3 fila será sempre para o miúdos, seja em que carro for, até pelos acessos sempre mais difíceis a essa fila

Back