Moto 3

Miguel Oliveira inicia último teste da pré-época com sexta marca

Miguel Oliveira juntou-se hoje ao pelotão da Moto3 para iniciar o último Teste Oficial de pré-época no circuito de Jerez de la Frontera com vista à preparação da temporada de 2013 do Campeonato do Mundo de MotoGP. O jovem português da Mahindra Racing retomou o trabalho ao mesmo nível em que terminou a última visita ao traçado andaluz ao assinar a sexta melhor marca do dia.

Sem componentes novos na sua Mahindra GPM30, mas antes desenvolvendo o pacote com que trabalhou no final do mês passado nesta mesma pista, o jovem de Almada começou por assinar o quarto tempo na primeira sessão do dia, dedicada em exclusivo aos pilotos da Moto3. Já na última sessão, realizada em conjunto com as máquinas de Moto2, Miguel Oliveira logrou retirar 1,2 segundos à sua melhor marca ao rodar em 1m47,940s, o que se traduziu na sexta marca do dia, a 0,791s da frente – praticamente a mesma diferença a que terminou o ensaio de finais de Fevereiro.

“O primeiro dia de testes correu bastante bem,” começou por adiantar o jovem luso. “Na primeira sessão, a meio da tarde, conseguimos o quarto tempo. Andámos bastante próximos dos tempos praticados aqui da última vez. Depois tentámos dar continuidade ao trabalho da primeira sessão, mas tivemos uma queda, felizmente sem grandes consequências e que se deveu à afinação da moto, que não é a melhor. Mesmo assim, terminámos em sexto, o que foi bastante positivo.”

“Agora vamos tentar encontrar soluções para avaliar na próxima sessão e obter a melhor moto possível para chegarmos ao Qatar com margem. Visto ser o primeiro Grande Prémio da época, o trabalho aqui em Jerez é muito importante, pois serve para a primeira ronda e para as seguintes também. Temos logo na segunda jornada uma pista que é nova para todos, pelo que se tivermos uma boa afinação podemos dedicar-nos mais a conhecer bem a pista.”

“Avizinha-se muito trabalho e queremos adiantar o máximo possível neste teste. Não temos componentes novos, estamos apenas a desenvolver o que temos e retirar a melhor prestação da moto e de mim próprio,” rematou Miguel Oliveira.

O jovem português volta ao trabalho amanhã para mais três sessões de testes, duas conjuntas e uma dedicada à Moto3™, entre as 09h00 e as 17 horas de Portugal.

526782_502359836487932_691643372_n.jpg

1_large.jpg

0_large.jpg

Miguel Oliveira 44

Oliveira volta ao trabalho no sol de Jerez depois das chuvas de ontem

Após as chuvas torrenciais de ontem, que levaram Miguel Oliveira e a Mahindra Racing a optarem por não rodar dados os elevados riscos e as poucas probabilidades de progressos de monta, o jovem português tirou bom partido das significativas melhorias climatéricas para voltar ao trabalho esta quarta-feira em Jerez de la Frontera com a sua MGP3O naquele que é o último teste oficial IRTA de pré-época com vista ao Campeonato do Mundo de MotoGP de 2013.

Tal como no início do teste, o jovem de Almada centrou-se no desenvolvimento da moto e na avaliação de várias afinações com o objectivo de ter a sua montada o melhor preparada possível para a primeira ronda do ano que tem lugar sob as luzes artificiais do Circuito Internacional de Losail, no Qatar, dentro de pouco mais de duas semanas.

O português quedou-se pelo 13º tempo do dia, a 1,480s da frente, mesmo assim não deixou de ficar satisfeito com o trabalho levado a cabo, principalmente depois de ter voltado a estar entre os da frente nas primeiras sessões.

“Hoje o dia começou bastante bem, nas primeira e segunda sessões conseguimos estar sempre entre os cinco primeiros,” começou por adiantar. “De tarde o objectivo era testar mais afinações totalmente diferentes das que já tínhamos experimentado para tentarmos encontrar um caminho para solucionar algum dos desconforto que tínhamos com o chassis.”

“Acabámos por não ser tão rápidos como gostaríamos; no final tentámos procurar uma volta rápida, mas não foi bem sucedida. De todas as formas, amanhã o tempo deve ser outra vez bom, o que é positivo. Amanhã vamos continuar este trabalho e tentar concentrar-nos numa volta mais rápida para ver se nos surgem novos problemas e tentar melhorar ainda mais a moto antes do Qatar.”

487847_503176196406296_1853745747_n.jpg

0_large.jpg

Miguel Oliveira 44

Miguel Oliveira termina pré-época nos seis primeiros

O piloto português Miguel Oliveira terminou hoje os preparativos de pré-época com vista ao Campeonato do Mundo de MotoGP de 2013. O piloto da Mahindra Racing aproveitou os quatro dias de trabalho na pista de Jerez de la Frontera para refinar a afinação da MGP3O, bem como para aprofundar o desenvolvimento da montada, assinando como melhor tempo o registo de 1m47,548s.

A pouco mais de 1,1 segundos do mais rápido, Luis Salom, o português terminou como o melhor entre os pilotos não KTM, reforçando assim a sua posição de favorito aos lugares de topo ao longo da época de 2013 que arranca dentro de pouco mais de duas semanas sob as luzes artificiais do Circuito Internacional de Losail, no Qatar, a 7 de Abril.

Tal como em todos os testes que efectuou este ano, o jovem de Almada levou a cabo uma sessão de trabalho bem delineada, cumprindo todos os objectivos traçados e apresentando melhorias sólidas e consistentes em cada saída para a pista, isto apesar do segundo dia do teste ter sido marcado por fortes chuvas. Na verdade, Miguel Oliveira retirou pouco mais de quatro décimos de segundo à sua anterior melhor marca conseguida no traçado do Sul de Espanha na visita de Fevereiro.

“O balanço deste último teste IRTA é bastante positivo. Tive a oportunidade de testar diversas afinações e avançar por exclusão de partes, o que permite no futuro e em outros circuitos, não optar por soluções que se revelem negativas,” começou por adiantar o piloto da Mahindra Racing.

“Para já também não foi necessário utilizar peças novas, a moto tem bastante potencial para desenvolver. Tanto eu como a equipa estamos optimistas para as primeiras corridas que se vão disputar fora da Europa, no Qatar e em Austin. Só depois iremos trabalhar nos novos componentes. Eu próprio, e depois de testar tantas coisas em tão pouco tempo, tenho que melhorar alguns aspectos de pilotagem que no conjunto também farão a diferença.”

“Agora, e após este trabalho tão árduo que começou há cinco meses com a construção da moto, vamos fazer uma pausa e descansar até ao Qatar, onde pessoalmente acredito que teremos uma palavra a dizer. Não quero deixar de agradecer em particular aos meus fãs e patrocinadores o apoio tão importante que me dão,” rematou Miguel Oliveira.

0_large.jpg

576103_503928849664364_963672570_n.jpg

Miguel Oliveira 44

522686_497654633625119_1544861977_a.jpg

Miguel Oliveira#44 Oficial Page

Olá a todos,
Estes são apenas 32 pilotos dos 90 melhores do mundo, e o 2º do lado esquerdo da primeira fila sou eu ao lado do meu companheiro de equipa Efren Vasquez.
Hoje foi o 1º dia do início do campeonato e digo-vos que estou bastante satisfeito. O primeiro treino correu como esperava e o 2º foi limitado por dois problemas eléctricos, dos quais só um foi possível identificar e resolver durante o treino. O outro, já identificado e resolvido, em conjunto com alguns ajustes de chassis vai ajudar-me a ser mais rápido. Estou bastante motivado e fisicamente sinto-me bem preparado para amanhã poder lograr um bom resultado na qualificação.
Esta categoria de Moto3 está bastante competitiva por isso não percam os treinos e corridas.
Conto convosco, um abraço a todos!!!

529488_509077455816170_797432324_n.jpg

Miguel Oliveira começa época muito perto dos dez primeiros

O jovem português da Mahindra Racing levou a cabo início de época positivo no Circuito Internacional de Losail, palco do Commercial Bank Grande Prémio do Qatar, primeira jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2013.

Miguel Oliveira assinou a sexta melhor marca da primeira sessão de treinos daquela que é a única jornada do ano disputada à noite. O piloto rodou com a MGP3O em 2m10,206s para ficar a pouco mais de 1,2 segundos do mais rápido. Na segunda sessão, e apesar de algumas contrariedades, o jovem de Almada logrou melhorar o seu tempo em cerca de 1,3 segundos ao rodar em 2m08,977s, o que acabou por se traduzir no 13º posto final.

Ainda assim, com muita areia na pista e alguns problemas técnicos, Oliveira mostra-se confiante para a noite de amanhã depois de ter encontrado algumas soluções.

“A primeira sessão de treinos no Qatar correu bastante bem,” começou por adiantar o Miguel Oliveira. “Eu e o meu companheiro de equipa ficámos bem posicionados na tabela e acabámos o primeiro treino sem problemas.”

“No segundo treino tentámos melhorar o tempo, mas estive parado na box mais de 20 minutos, o que me fez perder mais de metade do treino devido a problema electrónico. Quando fomos para a pista melhorámos logo o tempo, mas deparámo-nos com algo que não estava a funcionar bem no motor e que nos fazia perder bastante velocidade, algo que já está solucionado para podermos melhorar amanhã.”

“Sinto-me bastante bem no que toca ao meu estilo de pilotagem, estou confortável e forte em termos físicos, pelo que vamos tentar combinar tudo isto e procurar uma boa base para o chassis. Estamos numa pista com menos aderência que nos testes; o circuito é bastante diferente, muito mais rápido e fluído por isso, temos de fazer alguns ajustes na afinação, o que esperamos levar a cabo amanhã, altura em que vamos tentar fazer uma boa volta e chegar a uma conclusão sobre o que é melhor para nós e para a moto,” rematou.

0_large.jpg

1_large.jpg

2_large.jpg

Sensações mistas para Miguel Oliveira

521608_509361149121134_1564137893_n.jpg

O jovem português teve treino complicado esta noite no Circuito Internacional de Losail, palco da primeira jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2013. Miguel Oliveira acabou por não conseguir melhorar a marca de ontem, mesmo assim o piloto da Mahindra Racing acabou por garantir a mesma posição com que terminou o dia de ontem e a mesma diferença para a frente.

Oliveira logrou encontrar soluções para os problemas que o afectaram ontem, mas, e tal como todos os outros, viu-se afectado pela muita areia que foi soprada para a pista pelo vento e também pela chuva que se fez sentir já nos momentos finais da sessão. Na verdade, num pelotão de 32 pilotos, apenas dois conseguiram melhorar as suas marcas, com todos os outros a rodarem entre um a dois segundos mais lentos que em FP2, a melhor das três sessões de livres.

“Não estou de todo satisfeito com o treino de hoje porque não consegui igualar nem melhorar o meu tempo de ontem,” começou por apontar o piloto da MGP3O. “Por outro lado estou satisfeito porque foi possível resolver os problemas técnicos que tivemos.”

“O traçado de ontem para hoje alterou bastante com o pó que o vento trouxe para a pista e no final do treino, quando saí para fazer uma volta rápida começou, a chover. O conjunto de pó, vento e chuva não me deu a confiança necessária para arriscar, pelo que não termino satisfeito este treino. De todas as formas, não quero deixar de agradecer a todos os meus patrocinadores a confiança que depositam em mim.”

0_large.jpg

Miguel Oliveira 44

Um excelente 5º lugar na qualificação! Mas ainda é ENORME a diferença para os mais rápidos.

[TABLE="class: width100 marginbot10 fonts12"]
[TR]
[TH]Pos.[/TH]
[TH]Num.[/TH]
[TH]Rider[/TH]
[TH]Nation[/TH]
[TH]Team[/TH]
[TH]Bike[/TH]
[TH]Km/h[/TH]
[TH]Time[/TH]
[TH="class: alignright"]Gap 1st/Prev.[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD="class: alignright"]1[/TD]
[TD="class: alignright"]39[/TD]
[TD]Luis SALOM[/TD]
[TD]SPA[/TD]
[TD]Red Bull KTM Ajo[/TD]
[TD]KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]224.8[/TD]
[TD="class: alignright"]2'07.229[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"][/TD]
[/TR]
[TR="class: even"]
[TD="class: alignright"]2[/TD]
[TD="class: alignright"]25[/TD]
[TD]Maverick VIÑALES[/TD]
[TD]SPA[/TD]
[TD]Team Calvo[/TD]
[TD]KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]225.5[/TD]
[TD="class: alignright"]2'07.337[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]0.108 / 0.108[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: alignright"]3[/TD]
[TD="class: alignright"]42[/TD]
[TD]Alex RINS[/TD]
[TD]SPA[/TD]
[TD]Estrella Galicia 0,0[/TD]
[TD]KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]220.3[/TD]
[TD="class: alignright"]2'07.596[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]0.367 / 0.259[/TD]
[/TR]
[TD="class: alignright"]4[/TD]
[TD="class: alignright"]94[/TD]
[TD]Jonas FOLGER[/TD]
[TD]GER[/TD]
[TD]Mapfre Aspar Team Moto3[/TD]
[TD]Kalex KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]219.7[/TD]
[TD="class: alignright"]2'07.894[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]0.665 / 0.298[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: alignright"]5[/TD]
[TD="class: alignright"]44[/TD]
[TD]Miguel OLIVEIRA[/TD]
[TD]POR[/TD]
[TD]Mahindra Racing[/TD]
[TD]Mahindra[/TD]
[TD="class: alignright"]226.1[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.409[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.180 / 0.515[/TD]
[/TR]
[TD="class: alignright"]6[/TD]
[TD="class: alignright"]89[/TD]
[TD]Alan TECHER[/TD]
[TD]FRA[/TD]
[TD]CIP Moto3[/TD]
[TD]TSR Honda[/TD]
[TD="class: alignright"]222.3[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.471[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.242 / 0.062[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: alignright"]7[/TD]
[TD="class: alignright"]84[/TD]
[TD]Jakub KORNFEIL[/TD]
[TD]CZE[/TD]
[TD]Redox RW Racing GP[/TD]
[TD]Kalex KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]220.6[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.482[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.253 / 0.011[/TD]
[/TR]
[TD="class: alignright"]8[/TD]
[TD="class: alignright"]7[/TD]
[TD]Efren VAZQUEZ[/TD]
[TD]SPA[/TD]
[TD]Mahindra Racing[/TD]
[TD]Mahindra[/TD]
[TD="class: alignright"]230.0[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.521[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.292 / 0.039[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: alignright"]9[/TD]
[TD="class: alignright"]12[/TD]
[TD]Alex MARQUEZ[/TD]
[TD]SPA[/TD]
[TD]Estrella Galicia 0,0[/TD]
[TD]KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]234.4[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.556[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.327 / 0.035[/TD]
[/TR]
[TD="class: alignright"]10[/TD]
[TD="class: alignright"]61[/TD]
[TD]Arthur SISSIS[/TD]
[TD]AUS[/TD]
[TD]Red Bull KTM Ajo[/TD]
[TD]KTM[/TD]
[TD="class: alignright"]227.5[/TD]
[TD="class: alignright"]2'08.567[/TD]
[TD="class: alignright nowrap"]1.338 / 0.011[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Miguel Oliveira inicia época da 5ª posição da grelha

O português esteve em muito bom plano na primeira qualificação da época de 2013 do Campeonato do Mundo de MotoGP ao garantir este noite no Circuito Internacional de Losail o quinto posto da grelha de partida para o Commercial Bank Grande Prémio do Qatar ao rodar em 2m08,409.

Depois de três sessões de treinos livres difíceis e com condições de pista longe de perfeitas, o piloto da Mahindra Racing encontrou bom acerto para MGP3O para a qualificação desta noite e terminou 1,180s da pole, conquistada por Luis Salom.

O jovem de Almada esteve muito combativo ao longo de toda a sessão, chegando mesmo a deter a pole provisória nos momentos iniciais. É certo que o luso ainda desceu na tabela, como é normal nas qualificações, mas fez uso do seus espírito combativo para responder aos rivais e saltar para o meio da segunda linha da grelha na última volta que efectuou ao traçado do deserto.

“Os treinos de qualificação correram bastante bem,” começou por adiantar Miguel Oliveira. “Garantimos presença na segunda linha da grelha de partida e também melhorámos bastante o meu ritmo; fiz as minhas voltas rápidas sempre sozinho, sem nenhum cone de ar, o que é bastante bom.”

“Vamos tentar melhorar o nosso ritmo de corrida [no warm-up] volta a volta e penso que estamos bem colocados para a grelha de partida. Estou muito contente e orgulhoso por ter garantido presença na segunda linha com um projecto tão recente.”

“A equipa está contente e eu também. Portanto, amanhã, na corrida, vamos tentar estar no grupo da frente e dar o máximo para obter a melhor posição possível. Temos de ter em conta que também é a primeira corrida do campeonato, não queremos começar a arriscar sem nenhum sentido, queremos fazer uma corrida inteligente, sem erros e vamos tentar fazer o nosso melhor.”

45607_509863562404226_708726552_n.jpg

0_large.jpg

1_large.jpg

2_large.jpg

as escolhas foram do Miguel e ele lá sabe,mas um Piloto de topo como ele é está-se a perder numa moto pouco competitiva.
os quintos ou sextos lugares penso que este ano salvo raras excepções serão o maximo que poderá conseguir,mas espero que eu esteja enganado e venha aqui mais tarde corrigir o que agora escrevi.

Nitido que o motor tem menos cavalos que o KTM.... A ver vamos se conseguem recuperar, porque senão só poderá aspirar a 5 e 6 lugares...

Tudo dito, falta de motor, o kit de unhas esta lá. E viram o marquez mais novo? Não sabia que andava lá mais um e com grandes aspirações também.

Voltar
Superior