MotoGP

Marquez continua de fora no próximo GP em Espanha.

Estranho, ele fracturou o 1º metacarpo, julgava que seria o menos importante para guiar uma moto, mas afinal se calhar não.

Até pode ficar fora o resto da época, pouco acrescentará de positivo ao desporto.

Estará mais tempo no chão ou hospital que em cima da moto

Entretanto o MotoGP é encurtado este ano. Cazaquistão não se vai realizar e não vai ser substituído por outro.

Menos um GP para o Miguel recuperar até à primeira posição do campeonato (deixem-me sonhar!!!).

è verdade sobretudo para aqueles que só agora descobriram que o Motogp existia.

Se a piada é para mim, não devias fazer esse juizo de valor, porque não sabes a minha idade nem à quantas décadas vejo corridas de 500 a dois tempos a 4 tempos e até chegarmos ao actual moto GP. 😊

De qualquer forma, vale a pena fazeres um inventário das corridas feitas e não feitas e dos pontos conquistados e perdidos nos ultimos anos pelo MM.

Nos últimos anos foi, 6 vezes campeão em MotoGp, 1 vez em 125, e 1 vez em Moto2....é só fazer as contas! :)

Nos ÚLTIMOS 3 anos o marquez ganhou 3 corridas e 0 campeonatos, num dos quais não pontuou, noutro ficou em 7º e no último em 13º. Nestes anos envelheceu, colecionou mais alguns ossos partidos e lesões, e a equipa dele perdeu competitividade. Hoje em dia são um conjunto de rendimento mediano.

Marquez continua de fora no próximo GP em Espanha.

Estranho, ele fracturou o 1º metacarpo, julgava que seria o menos importante para guiar uma moto, mas afinal se calhar não.

Pelo menos a equipa médica dele está a aprender alguma coisa.. A meter-lhe os travões que tanto precisa. Se alguém tivesse tido este insight depois da fractura ao úmero pode ser que não lhe tivessem quase acabado com a carreira

E o metacarpo é muito importante ao conduzir uma mota. O metacarpo não é uma falange de um dedo, ainda mais sendo o 1º metacarpo

se quiser fazer mais corridas tem de cair menos vezes... Se ele estiver constantemente a cair, talvez seja sinal de algo.

Pelo menos a equipa médica dele está a aprender alguma coisa.. A meter-lhe os travões que tanto precisa. Se alguém tivesse tido este insight depois da fractura ao úmero pode ser que não lhe tivessem quase acabado com a carreira

E o metacarpo é muito importante ao conduzir uma mota. O metacarpo não é uma falange de um dedo, ainda mais sendo o 1º metacarpo

Eu estou a achar esta recuperação estranha, eu já parti o 5º metacarpo, tive 1 mês a gesso e depois as habituais sessões de fisioterapia, fiz 10 dias em vez dos 15, bastou.

O Marquez foi logo operado, colocaram-lhe duas pontes de titânio, já passou um mês e ainda não está recuperado? É que já se sabe que esta malta de desporto de alta competição, parte alguma coisa, são logo operados para estabilizar a fractura e começam logo com as sessões de fisioterapia.

Eu estou a achar esta recuperação estranha, eu já parti o 5º metacarpo, tive 1 mês a gesso e depois as habituais sessões de fisioterapia, fiz 10 dias em vez dos 15, bastou.

O Marquez foi logo operado, colocaram-lhe duas pontes de titânio, já passou um mês e ainda não está recuperado? É que já se sabe que esta malta de desporto de alta competição, parte alguma coisa, são logo operados para estabilizar a fractura e começam logo com as sessões de fisioterapia.

A fractura do 1• e a do 5• meta em relação a necessidades funcionais não são comparáveis.
O 1• é o único metacarpo oponente para a pinça, a carga que passa por esse osso é incomparável em relação ao 5• sobretudo em carga axial (o que eles fazem quando estão em travagens).

Eu não li qual foi o procedimento cirúrgico nem o local exacto da fractura mas se dizes que foram 2 “pontes de titanio” presumo que tenham sido 2 parafusos e a fractura deve ser articular (nos extremos do osso onde articula com outros ossos) o que a torna ainda mais grave e sobretudo muito mais importante de ter uma reabilitação completa sob risco de aquela mão ficar limitada para sempre.

Um mês para uma fractura destas para aplicar num desporto em que as mãos sofrem a carga que sofrem como no MotoGP parece-me perfeitamente normal.

Nós estamos muito habituados a ler de reabilitações milagrosas nestes gajos - vide Lorenzo com a clavícula a correr 3 dias depois de operado ou o Rossi com um tíbia encavilhada a correr uns dias depois.

A grande questão aqui é que há fracturas e fracturas, e se umas até são passíveis de reabilitação e volta ao desporto precoce outras não são. O Marquez é o maior exemplo vivo disso. Aquela volta ao MotoGP com um úmero fixado com placa menos de 2 semanas depois é algo completamente ridículo e que devia ter sido de sobremaneira evidente para a equipa médica dele

Back