MotoGP

Naquela curva ninguém trava, é sempre a dar gás, obviamente que o Lorenzo desacelerou (ou travou) por algum motivo, por isso a surpresa do Rossi que originou o toque entre os dois, mas se tivessem caído naquela zona... ui ui, é naquelas situações que acontecem acidentes fatais ou quase, não é para brincar.

Para mim a maior surpresa em Assen foi a Ducati!

Assen é uma pista que não favorece a Ducati (e por oposição favorece a Yamaha) pois tem retas muito curtas onde a Ducati não consegue impôr a sua velocidade de ponta de forma tão acentuada. Ainda assim via-se que as Ducati em aceleração estão noutro patamar.

Mas Assen é basicamente uma pista de muitas curvas encadeadas onde a qualidade/afinação do chassis é muito importante. E, neste capítulo, sabemos com as Yamaha são boas. As Suzuki tb se dão bem neste tipo de pistas (que prova do Rins!). Mas a Ducati esteve muito bem numa pista que não lhe é favorável (salvo erro, a Ducati nunca venceu em Assen), primeiro com o Lorenzo e sobretudo depois com o "Dovi", dando uma réplica muito boa até ao fim.

Nesta prova de Assen viu-se bem como a Yamaha estava mais à vontade que as Ducati nas zonas de curvas e contra-curvas sucessivas. Mas a diferença para as Ducati nestas zonas já não é tão evidente e a marca italiana, devido à sua maior potência, revelou um grande superiodidade nas curtas retas de Assen.

Penso que este equilíbrio que vimos em Assen, não se vai repetir nas próximas provas. Atualmente, vejo uma Ducati muito forte e acho que apenas o MM na sua Honda (que é uma moto muito equilibrada, boa em todos os parâmetros) tem argumentos para se impor. A liderança no campeonato, dá-lhe uma vantagem adicional. Se as Yamaha resolverem o problema da falta de velocidade de ponta, tb entram nesta equação. As Suzuki têm vindo a melhorar, mas há que confirmar se este 2º lugar do Rins teve mais a ver com as características de Assen ou com uma efetiva alta na performance desta marca japonesa.

Última edição:
O Problema das Yamaha não está na velocidade de ponta, nem a Ducati é assim tão superior. O problema está na forma como a potencia é colocada no chão, e aí a electrónica /chassi/pneus tem um papel fundamental. Penso que a Ducati tem mais vantagens nas travagens fortes, e na aceleração, do que propriamente na velocidade máxima, e aí as características do motor, aliadas a um boa gestão electrónica, e a estabilidade em travagens é um das suas principais vantagens.

A introdução da ECU única em 2015, veio baralhar as contas. A Honda só este ano é que parece ter resolvido em parte os problemas electrónicos, porque nos anos de 2015 e 2016 teve sérias dificuldades, a Yamaha, até começou bem e teve uma boa resposta em 2015 e 2016, e estranhamente no ano passado a meio da época e este ano está a ter algumas dificuldades.......algumas alterações no chassi não devem estar a resultar. A Ducati foi a que melhor se adaptou desde o inicio.

19 Alvaro BAUTISTA SPA Angel Nieto Team DUCATI 316.3 Free Practice Nr. 1
4 Andrea DOVIZIOSO ITA Ducati Team DUCATI 315.7 Race
99 Jorge LORENZO SPA Ducati Team DUCATI 315.4 Race
35 Cal CRUTCHLOW GBR LCR Honda CASTROL HONDA 314.9 Qualifying Nr. 2
25 Maverick VIÑALES SPA Movistar Yamaha MotoGP YAMAHA 314.5 Race
44 Pol ESPARGARO SPA Red Bull KTM Factory Racing KTM 314.0 Qualifying Nr. 1

XNovspH.jpg

como eu adoro as transmissoes da eurosport de WSBK a passar da volta 18 para a volta 7 apos 3mnts de publicidade.

podiam fazer o mesmo a tour de frança, passar do inicio para o fim e nao passar 4/5 horas de la la la!

como eu adoro as transmissoes da eurosport de WSBK a passar da volta 18 para a volta 7 apos 3mnts de publicidade.

podiam fazer o mesmo a tour de frança, passar do inicio para o fim e nao passar 4/5 horas de la la la!

Nas transmissões em DIRETO ainda não é possível controlar o relógio........ só quando for inventada a "maquina do tempo" :)

Nona Pole Position consecutiva para o M. Marquez na Alemanha. Com novo recorde da pista (que já era seu). Impressionante!

Mas não foi fácil! A concorrência não ficou longe. Ficaram todos muito próximos em termos de tempos, principalmente o Petrucci e o Lorenzo que fizeram apenas mais 25 e 57 milésimos de segundo, respetivamente. Muito bem a Ducati, que confirma estar com uma moto muito competitiva em qualquer pista.

Para quem viu a qualificação, é impossível ficar indiferente à prestação do Marquez. Foi espetacular o que ele fez na última volta, depois de um erro na terceira curva (em que ía perdendo a traseira) que o fez ceder algumas décimas. Epá temos que aplaudir, independente das nossas preferências, o homem é mesmo muito bom plioto e hoje mostrou isso mesmo.

É exigido no clube de fã do Marquez cada vez que se escreve dele meter nojo com o Rossi? É tipo efeito sombra...

Acho que faz comichão o velho andar naquele chasso e ficar em 2° e ainda estar a dar lições ao resto....

E para já fica o aviso....para quem ainda não percebeu e não se convenceu...ou acha que assim chega lá...o Márquez poderá ganhar 50 títulos...tal como o Schumi ganhou paletes deles...mas tal como na F1 quem gosta / admira o Senna não troca o brasileiro pelos títulos do outro....idem com o Rossi...por isso não vale a pena o esforço... é inglório e dá lástima que sequer tentem....

...mas até lá ainda tem de comer muita papinha...

Eu acho que o Marquez está longe do carácter de um Schumacher (ainda bem), sem dúvida que é um dos melhores pilotos de todos os tempos, penso que já se pode afirmar isso, tivesse ele o carisma do Rossi e certamente seria recordado daqui a muitos anos. Em relação ao carisma julgo que poderá evoluir favoravelmente, e vai ser isso que o vai definir como um grande piloto ou como o Marquez, o grandioso.

E porque é que quem gosta so Rossi está sempre a querer pintar o Marquez como o piloto mais sujo do Moto GP? O Marquez está mais para o Senna que para o Schumacher. Ao contrário do Schumacher o Marquez nunca albarouou ninguém de propósito, é agressivo sim mas isso é porque tem uma ambição nunca antes vista neste desporto, o mais parecido neste aspeto foi talvez o Schwantz. O Rossi ainda é a cara do Moto GP, merecidamente, mas não é o santo e deus que pintam... muito longe, então fora de pista... mais lhe valia abster-se de comentários muitas vezes. Sempre com os seus joguinhos com segundas intenções. Mas pronto, continuem na vossa bolha, o Rossi só não ganha um campeonato há quase 10 anos porque a mota é um chasso não é?
E agora pergunto eu, porque é que quem apoia o Rossi fervorosamente é incapaz de reconhecer o talento do Marquez e escuda-se sempre em razaoes estapafúrdias para o fazer? Parece a eterna rivalidade Messi - Ronaldo quando na realidade ambos são fantásticos.

"o Rossi só não ganha um campeonato há quase 10 anos porque a mota é um chasso não é?"

Eu respondo:

Muito simples, para quem não tem palas........é porque apareceram pilotos melhores do que ele.

Voltar
Superior