Motor 1.5 dci "partido"

jpcfc

New member
Boa tarde,

Tenho um Megane 1.5dci, de 80 cv, com 275kk. Recentemente, começou a deitar algum fumo pelo motor; tentei ver o que seria, coloquei água e vi a correia de distribuição. Parecia tudo normal, pelo que tentei levá-lo até à oficina. No caminho, passado 1km parou de repente; fui ver e tinha partido a correia da distribuição.

Chamei o reboque e na oficina, para despistar, trocaram a correia e um carreto qualquer...não funcionou, o motor não "roda", pelo que o problema será mais grave.

A minha questão é, se abrirem o motor não sei os custos que terei, mas podem ser grandes.

Um motor reconstruído, sem injeção e sobrealimentação, fica por volta dos 1500 euros mais montagem.

Partindo do princípio que está fora de questão trocar de carro nesta altura, agradecia as vossas opiniões. Abre-se o motor e repara-se ou troca-se?

Abr

Abrir para ver acho que não custa assim tanto... uns parafusos e já tá. ( posso estar enganado)[;)]

Avança para a substituição do motor, isso reparado nunca mais fica bom, é dinheiro deitado à rua ;)

Se tiveres alguém de confiança que abra o motor veja como está e não te faça pagar com um rim... pode ser uma solução!

De qualquer modo, já são muitos km's e eu pensava num reconstruído ou no de um batido, mas sempre material com garantia!

compras um motor recondicionado, e trocas agora claro vai rondar por esses valores...

se calhas a não ter andado mais, secalhar ele tinha-se safado, partiu em andamento ficou agarrado, perder tempo a desmonta-lo e voltar a reconstruir vai sair muito mais dispendioso que trocar por um recondicionado, há empresas que recondicionam tens é de entregar o motor actual á troca...

Obrigado a todos pelas respostas.

Provavelmente irei para o motor recondicionado, darei novidades aqui.

Abr

Faz só o favor a ti próprio e muda de oficina.

Se precisam de pôr a correia e mais qualquer coisa para ver se o motor roda, qualquer reparação tem tudo para correr mal.
Qualquer mecânico de má qualidade sabe que esses motores (apenas um dos mais vendidos do mercado há mais de 1 decada), quando parte a distribuição, tem que tirar pelo menos a tampa das valvulas para ver o que é que partiu. Se não fizeram nenhuma dessas duas coisas, não atingem sequer o nível "mau".

Antes de estar a pôr um motor "novo", convêm tentar perceber o que é que se passou com esse, para evitar ficares com um pisa-papeis grande e caro depois de enterrares uma fortuna a pôr um motor!

Um bom mecânico consegue dizer-te, com pouco tempo de trabalho no carro, se o problema é só na cabeça ou se suspeita que seja também no bloco.
Se é só na cabeça, vale a pena tirar e avaliar. Se há suspeitas de problemas no bloco, é um risco, mas pode valer a pena tirar a cabeça para avaliar. Se há certezas de problemas no bloco, não vale a pena desmontar, é tirar esse e pôr outro.

repito, faz o favor a ti próprio e muda de oficina.

era interessante se pegassem num caso destes e levassem a 20 ou 30 oficinas diferentes a ver a diferença de procedimentos de umas para as outras

Avança para a substituição do motor, isso reparado nunca mais fica bom, é dinheiro deitado à rua ;)

Concordo que a substituiçao é o caminho, mas dizer que reparado nunca mais fica bom é errado, se for bem reparado por quem sabe fica um motor novo sem problemas de maior.

Concordo que a substituiçao é o caminho, mas dizer que reparado nunca mais fica bom é errado, se for bem reparado por quem sabe fica um motor novo sem problemas de maior.

deves-te perguntar é qual é a probabilidade de ficar bem reparado?

isso depende do mecânico.. um bom mecânico consegue desensarilhar aquilo e deixar-te o motor em condições.. um mau diz-te logo que só com motor novo

(já me aconteceu)

Mas uma correia arrebentada é motor novo? Acho exagerado.

Ver o quais os danos e só pode se decide alguma coisa, se for um problema que afecta a cabeça, fica a metade que um motor novo e se o trabalho for bem feito não há cá medos nem problemas. Aproveitas e tratas do turbo, limpar e tal, bomba de água, termostato, sensor de temperatura, limpeza de EGR etc, ficas com isso impecável.

Só para dar um update, que quem tentou ajudar merece:

Optei por arranjar, a bomba de água avariou (descobri que o artista que tinha mudado a distribuição anteriormente não mudou a bomba), o que originou o embrulho.

Foi trocada a cabeça de motor, touches, distribuição, bomba de água e afins, bem como outros termos técnicos que me passam ao lado (facejamento da cabeça :)).

No final, 1061 euros pró galheiro.

Obrigado a todos pelas opiniões.

Foi trocada a cabeça de motor, touches, distribuição, bomba de água e afins, bem como outros termos técnicos que me passam ao lado (facejamento da cabeça :)).

Faceamento da cabeça do motor, será isso?

Edit: o preço até não ficou nada por ali além... ;)

Last edited:
Sim, faceamento (mas estou que em crer que o mecânico lhe chamou facejamento, que me lembrou uma massagem facial[:D]).

Por acaso já se partiu lá por casa a corrente de distribuição de um 1.3CDTI, partiu as touches todas, foi tirar a cabeça fora, meter touches novas, retificar cabeça, distribuição nova, guias, polies, óleo, anti-congelante, etc... 800 paus. Ficou impecável.

Só para dar um update, que quem tentou ajudar merece:

Optei por arranjar, a bomba de água avariou (descobri que o artista que tinha mudado a distribuição anteriormente não mudou a bomba), o que originou o embrulho.

No final, 1061 euros pró galheiro.

Obrigado a todos pelas opiniões.

barato.

Back