motor 15.dci

Eu tenho uma carrinha mégane 1.5 dci e 70 000 km e o motor não teve qualquer problema.

Penso que as pessoas de uma maneira geral pensam muito na qualidade e durabilidade dos motores quando na verdade é dos últimos componentes do automóvel a ter problemas.

Já agora, o meu 1.5dCi leva 45 mil kms e felizmente até agora tambem se tem portado lindamente.
Mas por acaso o mundano falou de tópicos sobre 1.5dCis partidos em Megane e não me recordo nem encontro nenhum, mas tinha mesmo curiosidade em ler, prefiro saber o que me espera...

Cumprimentos

Megane 1.5 DCI 100cv com 119K km feitos em dois anos e 4 meses e com boas esfregas.

É so por gasoleo e nunca tive de acrescentar oleo :D

Penso que o 1.5DCI de 80cv bastante superior ao 1.4TDI vag, o motor de 3 cilindros é bastante ruidoso,e penso que mais lento tambem,e sendo os dois concorrentes directos com um preço algo semelhante... mas um é vag o outro renault :)

Eu tive um clio 1.5 dCi dos primeiros 10/2001 (65cv), recebi uma circular da Renault para me dirigir a um concessionário autorizado pois necessitavam de verificar um defeito de fabrico no motor...
...Conclusão cambota fissurada, logo trocaram o motor por completo em garantia.

Fiz em 4 anos,com esse Clio, 180.000km mais uns pós, sem problemas.

Actualmente conduzo o 1.5dCi de 105cv, numa Megane 10/2005, já vai em 32000km ainda não tive problemas, cada vez me dá mais gozo a prestação deste motor, e não sou apaixonado pela Renault.

...Ah, e tanto um como outro não levam vida fácil, em todos os aspectos, são carros para uso total.

Isso é uma cabala do governo para ver se o povo compra motores de > CC para eles encherem + os bolsos com o IVA+IA , LOL

Numa época em que existem para aí motores diesel 1.2 montados em carros do segmento C (Astras), que nem sequer têm força para andar com o Ar Condicionado ligado, eu diria que este 1.5DCI, é mais do que suficiente para resistir muitos Km sem dar de si.

A cilindrada é importante para a durabilidade de um motor mas ao que se vê, este nem é dos motores diesel com menos cilindrada.

O mundano é que podia vir aqui meter o link dos Meganes 1.5dCi que "isoladamente" partiram o motor.
Não quero parecer chato mas não encontro o(s) tópico(s).
Se encontrarem metam aqui sff!

Cumprimentos

Já somos 2 que nunca viram Dci's 105 CV com motores partidos ... o mesmo acontece com os 80 CV

Ps e só na minha empresa sao 93 carrinhas dessas , só no Norte . Pais inteiro serao mais de 300 .

Megane 1.5 dci, praticamente 1 ano, com 30kk mais uns pózitos, 0 problemas. 1 ida ao concessionário...revisão.

Neste tipo de tópicos os pro-renault vão dizer maravilhas, mesmo que conheçam casos de avarias. E os anti-renault vão dizer do pior, mesmo que não conheçam nenhuma avaria ou mesmo que lhes digam muito bem..

É sempre assim...

Eu penso que há motores com mais tendência a avariarem devido a problemas de projecto, mas na generalidade tendo em atenção as mudanças de óleo e não andar sempre no limite os problemas serão minimos.

Os carros de competição são muito potentes e muito bons, mas por alguma coisa fazem muito poucos kilometros. Quando se coloca muita potência em motores mais pequenos a tendência natural é estes aguentarem menos que um motor maior com a mesma potência, isto mantendo as outras variáveis constantes (tipo de condução, revisões, projecto).

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

citação:Originalmente colocada por EnginE

citação:Originalmente colocada por mundano

Aqui pelo forum já passaram varios casos isolados de 1.5 DCI's que partiram..

Não concordo nada com esta afirmação!

Sem dúvida o 1.5dci é reconhecimdamente fiavel e durável.

Sem duvida !

também sempre achei isso...

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por EnginE

Não concordo nada com esta afirmação!

Sem dúvida o 1.5dci é reconhecimdamente fiavel e durável.

Não tens que concordar ou discordar, não é uma opinião... Já passaram por cá vários casos de motores 1.5 DCI que partiram.

De meganes e clios...

Se fizeres o favor, vais provar-me a mim e aos restantes membros que postaram neste tópico onde estão os Meganes e clios que partiram com o bloco 1.5dci e que como tu dizes passaram por este forum.

Estes motores são reconhecidamente fiáveis, são mesmo excelentes e disso tenho a certeza(nota: não tenho nenhum, mas convivo com alguns).

Mas como tens uma opinião totalmente contrária, por favor, faz favor de o provar.

Abraço

tb concordo, já agora gostava de ter provas disso mesmo, as pessoas que torcem o nariz a estes motores normalmente não têm nenhum nem têm justificação para os criticarem, apenas se referem á baixa cilindrada que para eles é um ponto negativo.
Penso que nos dias de hoje o facto de ser de menos cilindrada não é sinónimo de não prestar, são manias que as pessoas têm que só os 1.9 e superiores é que são bons, mas cada mais me convenço que essa pessoas estão desactualizadas

Precisava de um esclarecimento,na revisão dos 90 mil, aquando da substituição da correia de distribuição ,tambem é substituida a bomba de agua?Esta é considerada como um componente do motor ou como peça de desgaste por fricção?

a bomba de água tem obrigação de durar mais q os 90mkm, eu n efectuei a substituição pq o mecanico n recomendou, mas se a mudares n fazes mal...

Actualmente o 1.5dci é à prova de tudo.
Temos alguns casos de mudança de valvulas EGR em Meganes 80cv mas os Kangoos já contam com mais de 250.000km.

Os comerciais Clio de 65cv que estrearam esse motor tiveram pouca sorte, vieram com vários defeitos de fabrico e alguns inteligentes «da Renault» chegaram a testar a bomba injectora sem combustivel...
Os Clios II 1.5dci antes do facelift são de fugir.
São uma bomba relógio ao nivel do Laguna 1.9dci.

citação:Originalmente colocada por vitornuno

Precisava de um esclarecimento,na revisão dos 90 mil, aquando da substituição da correia de distribuição ,tambem é substituida a bomba de agua?Esta é considerada como um componente do motor ou como peça de desgaste por fricção?
É uma questão de prevenção.
No que diz respeito à mão de obra, fica-te mais barato mudar tudo junto.

Pensava que os 1.5 dci fossem bastante fiáveis.
Também gostava de ver os tópicos dos 1.5 dci's que já "partiram".

O meu 1.5 dCi (80cv) revelou-se fiável. Aliás, acho que foi das poucas peças do carro a manterem-se dessa forma. O motor é muito bom.

Back