Motor apropriado para cidade

kult

New member
Boa noite,

qual seria o motor mais apropriado para percursos maioritariamente de cidade (com algumas escapadinhas esporádicas à autoestrada), o 1.0 TSI 110cv ou o 1.5 TSI 150cv?

Obrigado.

Boas depende muito do que esperas se gostas de puxar e andar rápido diria o 1.5, se queres poupar uns trocos e tens uma condução “normal” o 1.0 é mais que suficiente é bastante agradável até de conduzir.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aconselho o 1.2 70cv q a nivel de consumos é excelente. Não precisas de tanta cavalagem p andar em cidade.

110cv serve perfeitamente para casa-trabalho, mas 150cv dão imenso jeito para ultrapassagens, cruzamentos, etc.

Eu escolheria sempre o mais potente possível, até porque os consumos deverão ser relativamente semelhantes.

Desde já agradeço a todos a ajuda.
A minha dúvida prende-se à volta desse facto, serão os consumos idênticos em cidade nas 2 motorizações?

O 1.0 é suficiente para cidade, mas o 1.5 é muito mais versátil em ultrapassagens e mesmo viagens que faças em férias também vais preferir o 1.5
Se tiveres hipótese seria a minha escolha o 1.5, caso os €€ façam bastante diferença o 1.0 também não te vai deixar mal

No 1.0, penso que não haja problemas crónicos conhecidos. Tenho esse motor numa Leon (115cvs) e até agora com 71000 não deu qualquer problema. Tendo em conta prestações / consumo, é económico. O 1.5 não conheço.

O 1.5 é claramente mais adequado.

Na cidade dá jeito ter um carro que se mexa bem.

Os consumos não serão muito diferentes.

Apenas para cidade não vejo qualquer vantagem no 1.5. Para usar de uma forma mais ampla, e se o orçamento permitir, 1.5 all-the-way.

Convém saber qual é o carro...

O meu pai teve um Leon com esse motor e aquilo cumpre, mas nao dá para esquecer que é um 1.0 de 3 cilindros que é naturalmente turbo-dependente. Eu, pessoalmente, nao gostava nada do carro, mas é o meu gosto pessoal.
Gasta muito pouco, isso sim.

Apenas para cidade não vejo qualquer vantagem no 1.5. Para usar de uma forma mais ampla, e se o orçamento permitir, 1.5 all-the-way.

Na cidade tens tudo, necessidade de arrancar rápido para mudar de faixa, subidas muito ingremes onde precisas de fazer ponto de embraiagem, etc. quanto mais potente e principalmente disponível for o carro melhor (sem perder de vista os consumos).

Por alguma razão o pessoal que actualmente se rendeu aos VE está deslumbrado com a facilidade com que se movem.

Na verdade se fizeres um Lisboa-Algarve e fores como vai a maioria o 1,5 pouco acrescenta, porque ambos vão a 140/150 sem grandes dramas, mas para andar nas zonas urbanas algo potente, não muito baixo e fávil de manobrar é fantástico.

Era bom sabermos a que carro estão associados esses motores. Se o 1.0 está associado a um Polo, a um T-Cross, a um Arona e se tiver a caixa DSG de 7 velocidades, então é mesmo o mais adequado. Agora se falamos de carros maiores e mais pesados como um Leon, um T-Roc já não sei bem se não iria para o 1.5.

Não sei qual a viatura em questão.

Mas já tive um Scala com o motor 1.0TSI 110cv, se é para fazer cidade esquece, é péssimo.

Antes das 2000rpm não tens motor, ou melhor, tens um motor 1.0 de tres cilindros sem turbo e sem qualquer força, na pratica o carro não tem força nenhum a arrancar e os pontos de embriaguem em qualquer declive ou mesmo sem ele são complicados, vai a baixo com uma facilidade tremenda, a minha esposa tinha um dificuldade imensa em fazer o ponto de embriaguem e nem queria andar no carro por isso, e a viatura diária dela é um fiesta 1.2 80cv.
O motor até tinha aquele assistente que subia o relanti até as 1300rpm enquanto usava apenas a embriaguem, o problema é que assim que tocava no acelerador caiam para as 800/900rpm, e muita vez ia a baixo do nada de forma parva.

Os pontos de embriaguem acabavam por ser sempre em esforço a dar rotação de forma parva, coisa que nunca me agradou, nem nunca precisei fazer em carro algum.

Cheguei a experimentar outro no stand e era igualzinho, é mesmo feitio do motor 1.0TSi como me disse o vendedor, até com caixa DSG dava barraca, caso nas subidas se não trancasse a caixa na 1 velocidade até ganhar rotação, ele metia logo a 2 e ficava a moer a embriaguem da DSG sem força para arrancar.

Ao contrario do que disseram aqui para uso em nacional ou auto estrada o motor 1.0TSI era excelente não era preciso mais, muito vigoroso e cheio de força, bastava andar acima das 2000rpm que o carro andava muito bem, alias sempre me surpreendeu pela positiva neste ponto, em sexta fazia na boa autoestrada a 140-160 km/h a baixa rotação era um ponto forte. A somar a isto vinham os consumos, fazia entre 5 a 6 litros, sem preocupações, era mesmos muito bons, nunca tinha tido um carro a gasolina que consumia tão pouco, parecia um diesel.
O único problema mesmo era a falta de força ao arranque, todo o resto era espetacular.

Também experimentei o 1.5TSI e não tinha nada destes problemas, tinha sempre força, parecia um diesel a arrancar.

Por isso aconselho o 1.5TSI para cidade, se não for para cidade e for sempre para circular em estrada e autoestrada o 1.0TSI é mais que suficiente e a escolha acertada.
Poderá parecer incongruente para alguns mas é a experiencia que tenho real dos motores, não basta olhar para os cavalos e tira conclusões.

Last edited:
Na cidade tens tudo, necessidade de arrancar rápido para mudar de faixa, subidas muito ingremes onde precisas de fazer ponto de embraiagem, etc. quanto mais potente e principalmente disponível for o carro melhor (sem perder de vista os consumos).

Por alguma razão o pessoal que actualmente se rendeu aos VE está deslumbrado com a facilidade com que se movem.

Na verdade se fizeres um Lisboa-Algarve e fores como vai a maioria o 1,5 pouco acrescenta, porque ambos vão a 140/150 sem grandes dramas, mas para andar nas zonas urbanas algo potente, não muito baixo e fávil de manobrar é fantástico.

Eu não sinto necessidade de ter mais do que um bloco 1.0 turbinado com 110cv mesmo que montado num segmento C para fazer cidade. Provavelmente esta opinião vem de que andou 7 anos por Lisboa com um segmento B 1.0 de 55cv. Honestamente, acho que o que se poderá ganhar em arranques mais rápidos ou melhor abordagem em subidas, em meio urbano, não justifica de todo o maior investimento e o maior consumo, especialmente porque essas situações serão a minoria.

Já em AE e nacionais, a tendência é solicitar mais o motor, seja pelo maior peso (carregado em viagens de família), seja pela maior velocidade envolvida ou até pelas ultrapassagens que se querem o mais rápidas possível. Por isso mesmo, para mim, aqui o 1.5 é rei e arrisco dizer que a diferença de consumo é menor neste exercício do que em cidade.

Como te disse, tive como primeiro carro o segmento B 1.0 e depois um segmento C com 101cv. Ambos a gasolina e ambos atmosféricos. O C ainda fez 1 ano em cidade, o que me fez ter um termo de comparação exacto. Como só tinha esse carro, o B chegou a fazer várias viagens e conheci bem as suas limitações neste registo. O C já o fazia sem stress. É baseado nisto que a minha opinião é contrária à tua.

Agora, eu não conheço de experiência vivida com nenhum dos motores em causa, falo apenas de uma forma genérica (motor mais pequeno para cidade e maior para fora dela).

Last edited:
PauloJorge e PSoares chamados à recepção[:D]

DragonH esse relato que o 1.0 é cheio de força em AE em 6ª é, no mínimo, estranho, assim como a dificuldade em arrancar:confused: Não estou a colocar em causa, mas não vai ao encontro do que tenho sabido desses carros (tenho uma amiga com um Leon 1.0 da última geração e temos cá o Paulo com uma Leon SW 1.0 da geração anterior).

Não sei qual a viatura em questão.

Mas já tive um Scala com o motor 1.0TSI 110cv, se é para fazer cidade esquece, é péssimo.

Antes das 2000rpm não tens motor, ou melhor, tens um motor 1.0 de tres cilindros sem turbo e sem qualquer força, na pratica o carro não tem força nenhum a arrancar e os pontos de embriaguem em qualquer declive ou mesmo sem ele são complicados, vai a baixo com uma facilidade tremenda, a minha esposa tinha um dificuldade imensa em fazer o ponto de embriaguem e nem queria andar no carro por isso, e a viatura diária dela é um fiesta 1.2 80cv.
O motor até tinha aquele assistente que subia o relanti até as 1300rpm enquanto usava apenas a embriaguem, o problema é que assim que tocava no acelerador caiam para as 800/900rpm, e muita vez ia a baixo do nada de forma parva.

Os pontos de embriaguem acabavam por ser sempre em esforço a dar rotação de forma parva, coisa que nunca me agradou, nem nunca precisei fazer em carro algum.

Cheguei a experimentar outro no stand e era igualzinho, é mesmo feitio do motor 1.0TSi como me disse o vendedor, até com caixa DSG dava barraca, caso nas subidas se não trancasse a caixa na 1 velocidade até ganhar rotação, ele metia logo a 2 e ficava a moer a embriaguem da DSG sem força para arrancar.

Ao contrario do que disseram aqui para uso em nacional ou auto estrada o motor 1.0TSI era excelente não era preciso mais, muito vigoroso e cheio de força, bastava andar acima das 2000rpm que o carro andava muito bem, alias sempre me surpreendeu pela positiva neste ponto, em sexta fazia na boa autoestrada a 140-160 km/h a baixa rotação era um ponto forte. A somar a isto vinham os consumos, fazia entre 5 a 6 litros, sem preocupações, era mesmos muito bons, nunca tinha tido um carro a gasolina que consumia tão pouco, parecia um diesel.
O único problema mesmo era a falta de força ao arranque, todo o resto era espetacular.

Também experimentei o 1.5TSI e não tinha nada destes problemas, tinha sempre força, parecia um diesel a arrancar.

Por isso aconselho o 1.5TSI para cidade, se não for para cidade e for sempre para circular em estarda e autoestrada o 1.0TSI é mais que suficiente e a escolha acertada.
Poderá parecer incongruente para alguns mas é a experiencia que tenho real dos motores, não basta olhar para os cavalos e tira conclusões.

Andei com um Leon 1.0 TSI 115 cv aqui na Madeira e não achei nada do que descreveste em relação ao arranque mesmo em subidas mesmo íngremes. Era bem despachado até para o motor em questão.

Andei com um Leon 1.0 TSI 115 cv aqui na Madeira e não achei nada do que descreveste em relação ao arranque mesmo em subidas mesmo íngremes. Era bem despachado até para o motor em questão.

É a minha experiencia com um Scala de 2022 1.0tsi de 6 velocidades, nesse leon de 115cv não sei.
O carro era outro, motor tinha mais 5cv e provavelmente a caixa era diferente também...

O 1.0TSI DSG que experimentei foi num kamiq, e o 1.5TSI num Formentor.

Back