Motor "cansado"

PedroCastro

New member
Boas a todos os utilizadores deste forum!

É o seguinte...penso que me podem ajudar pois eu sou um bocado leigo nesta matéria...
um amigo meu queixasse que o carro dele já nao tem a alma de outros tempos devido à quilometragem do mesmo...é importante dizer que ele trata o carro super bem...
o carro em questao é um civic esi...se me pudessem dizer se é possivel trocar/reparar algumas partes constituintes do motor para ele ganhar a vida que tinha agradecia [;)] desde ja um obrigado a toda a gente!

por vezes um motor "cansado" nao tem haver com os km internos do mesmo, mas sim do todo o conjunto de factores que contribuem para o seu funcionamento.

isso é relativo

se ele trata bem o carro, pode estar com uns saudaveis 250mil, ele que faça um teste de compressao pa tirar duvidas, se os valores forem normais que faça uma revisao geral.

Limpar injectores, meter tubagens novas meter filtro gasolina novo, uma limpeza ah borboleta admissao, que pode usar um spray limpa carburadores e ainda que limpa as valvulas, velas novas.

com isto de certeza que o motor ESI ficava a cantar melhor e a beber menos ;)

Concordo com o Skynet[;)]

Uma boa limpeza, a substituição de material de desgaste (filtros velas, etc), e quem sabe um rodar de válvulas, o motor fica novamente com mais vida[:blush:]

Cump.

Também não é má ideia começar a mudar o óleo do motor mais cedo e afinar/limpar todos os componentes do sistema de alimentação, trocar peças por trocar não me parece boa ideia, mais vale ir trocando conforme elas forem entregando a alma ao criador.

ele troca o oleo sempre de 10mil em 10 mil...tal como os filtros todos...e oleo sempre 5W40...lá nisso o rapaz é cuidadoso!

Por outro lado, se o carro estiver bom em termos mecânicos e apenas um bocado preso, um "italian tuneup" podia ajudar a restaurar a potência.[:D]

Mas sim, o melhor é verificar compressão, filtros, etc...

Cumprimentos[;)]

Será que já afinou válvulas alguma vez em 250.000 kms?
É o suficiente para ter menos compressão. E nada tem a haver com a necessidade de abrir o motor para o reparar.
Há outros componentes que podem estar a funcionar mal.
Não é qualidade do óleo e os intervalos de mudança que vão interferir com o bom funcionamento de cada componente da gestão do motor, que são exteriores ao motor..
Por vezes a substituição de um tubo de vácuo, uma limpeza ou substituição de um componente devolve a potencia que se pensa estar perdida por desgaste, especialmente num motor honda que não é um motor qualquer...

Last edited:
Com esses km todos ele queria que o carro anda-se como um novo? [:)] A idade não perdoa,seja em carros,pessoas etc [;)]

Apesar de ser leigo em termos de mecânica, o bom senso faz com que concorde.

Por mais "remendos" que possas fazer, são apenas buracos tapados, pq 250mil km é mt coisa... Acho que só mesmo com motor novo é que voltas a sentir todo o potencial do carro.

Apesar de ser leigo em termos de mecânica, o bom senso faz com que concorde.

Por mais "remendos" que possas fazer, são apenas buracos tapados, pq 250mil km é mt coisa... Acho que só mesmo com motor novo é que voltas a sentir todo o potencial do carro.

Discordo..
O bom senso a mim diz-me que pelo preço de um motor novo compra um honda mais recente que esse e ainda fica com o "velho" que provavelmente está de boa saúde pois pelos vistos foi bem tratado e pode não ter nada de grave, que pode ter solução fácil e pouco onerosa.[;)]

Realmente não fui mt explicito.

Claro que a substituição de 1 motor para esse carro não seria viável, uma vez que o valor comercial do carro é baixo.

O que quis dizer... é que ñ acreditava que com algumas substituições de componentes mecânicas fosse possivel obter melhorias significativas... Só (hipoteticamente) um motor novo poderia fazer diferença.

ele troca o oleo sempre de 10mil em 10 mil...tal como os filtros todos...e oleo sempre 5W40...lá nisso o rapaz é cuidadoso!

Já tava na altura de passar para o 10W40![;)]

Eu tenho um amigo com um ESI com 330 000 km que ainda puxa mas já não como em 92 quando o comprou. Para além de que já é um bêbedo de óleo!!!

Quanto a revitalizar um motor cansado o mais viável é rectificar o bloco, pôr pistões de sobremedida, encamisar bielas, cambota, etc.

Mas com 250 000 km pode não ter a mesma pujança que tinha mas ainda tem muito para dar!

Back