Motor do ralenti?

rjtd21

New member
Boas.
Alguém conhece esta peça?
Existe em carros recentes, ou mais antigo? Ou não existe de todo?
A existir, para que serve ao certo?
Obrigado.

Neste caso é mesmo "motor do ralenti".

A minha pergunta surge da seguinte afirmação que li:
Já devem ter reparado que quando vai desengatado mas a embalar vai a gastar e quando vai engatado e embalado não gasta.
Isso é devido ao motor do relanti... ou seja quando o carro está sem rotação ou seja no relanti esse motor abre uma borboleta que faz a recirculação.

Motor:confused: nunca ouvi,sensor ou válvula já agora motor...Essa citação é sobre o que?agora fiquei curioso[:D]

Motor:confused: nunca ouvi,sensor ou válvula já agora motor...Essa citação é sobre o que?agora fiquei curioso[:D]

Eu e algumas pessoas andamos com um problema no carro. Nomeadamente, vai abaixo estando ao ralenti. Geralmente a marca sobre o ralenti, mas o carro continua a ir abaixo, embora com menos frequência.
Houve no entanto um rapaz que afirma que lhe trocaram o motor do ralenti, porque descobriram que o problema era essa tal borboleta de recirculação do motor do ralenti que não abria quando devido, deixando o carro cair abaixo da rotação minima.
Como na minha oficina afirmaram que isso só existia em carros antigos, mas já obtive também a informação de outro mecânico que afinal existe, tendo achado agora esta afirmação fiquei realmente na dúvida se existe ou não, e se não poderá estar nesta peça a chave para a resolução do problema.

Já devem ter reparado que quando vai desengatado mas a embalar vai a gastar e quando vai engatado e embalado não gasta.
Isso é devido ao motor do relanti... ou seja quando o carro está sem rotação ou seja no relanti esse motor abre uma borboleta que faz a recirculação.:
isso é devido ao motor ir ao relanti[;)]
alguem se enganou a escrever

desconhecia tal coisa...mas pelo que percebi não é o motor do ralenti,mas sim um motor qualquer que tem a ver com o funcionamento da admissão que não esta bem:sh)e que afecto o ralenti.
já agora fica aqui uma sugestão e pode ser que ajude,não será o sensor do ralenti?

isso é devido ao motor ir ao relanti[;)]
alguem se enganou a escrever

Nop.
Ele falou mesmo numa peça, que inclusivé o mecânico lhe mostrou.
Na minha oficina também confirmaram existir tal peça, mas que era só em carros mais antigos de 16 valvulas.

1.3 CDTi?

Eu não queria referir o motor, para não atrair para aqui certas pessoas que possam retirar o caracter pedagógico que pretendo neste tópico.
No entanto, como puxaste o assunto, posso-te dizer que os casos que falo passam-se em (algumas) viaturas Opel Astra 1.3 CDTI.
A questão seria mesmo essa: tem o 1.3 CDTI alguma coisa denominada "motor do ralenti"?

Last edited:
É de facto um motor passo-a-passo e há quem lhes chame outras coisas. Se só há em motores antigos... eu tenho um de 1993 que não tem "modernices" dessas e tenho outro de 2001 que tem esse motorzeco (ou válvula motorizada), mas se calhar esse de 2001 já será pré-histórico. [;)]

Back