Motor Gripado

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Convidado
  • Data de início Data de início
C

Convidado

Guest
Boa noite,

Abro este tópico porque tenho dúvidas relativas ao que me disseram numa oficina relativamente a um problema que o meu carro (Daewoo Lanos) tem apresentado. Esse problema consiste no desligamento do mesmo em andamento, sendo que passado uns segundos ele volta a ligar. Já vi que pode ser de várias coisas como algum relé, do filtro ou bomba de combustível, entre outras coisas.
Nessa oficina repararam que o tubo de admissão de ar do carro está roto, queriam substituí-lo, no entanto acabaram por me dizer e mostrar que, vendo o motor por dentro, há uma falta de óleo que fez com que o mesmo gripasse. O estranho no meio disto tudo é que o meu carro anda e só apresenta um soluçar antes de ir abaixo e depois voltar a ligar. Noutra oficina fizeram uma limpeza à borboleta e, como não resultou, disseram-me que o problema era de um cilindro e da cabeça do motor que tinham de ser substituídos, ao que desconfiei e mudei para outra oficina.
Estou perante uma tentativa de engano? Há a hipótese de este problema estar só a ser causado por causa do tubo de admissão furado?

Cumprimentos e obrigado pela atenção.

Última edição:
Esse tubo é cronico abrir fendas.

Um tubo de ar desses custa 50€. Novo.

Se o motor tem outros problemas, não vai ser um tubo de 50€ que resolve.

Exato, eu compreendo isso. Mas disseram-me que o motor está gripado. Estando
gripado à partida não anda, penso eu...

Claro, mas ele anda, daí a minha desconfiança ao me dizerem que está gripado. Já me aconteceu por três vezes o carro ir abaixo em andamento, no entanto nada de luzes e vou controlando o óleo regularmente. A minha questão com o tubo prende-se com a pressão do ar no motor, se pode provocar esse desligar ou não. Mas tenho consciência de que pode ser de muitas outras coisas.

No trabalhar do motor notas algum bater? O carro desliga-se passado quanto tempo depois de o pores a trabalhar?

Como está o oleo e o nivel de água?

Mesmo que tudo aparente estar bem nada impede de haver uma falha de compressão num dos cilindros.

O carro desliga-se inesperadamente, depois de ter ido abaixo a primeira vez cheguei a fazer 40km sem que nada acontecesse. Noutro dia já foi abaixo duas vezes, não consigo arranjar um padrão, já se desligou tanto ao virar de uma rua como a 70km/h.
O que este mecânico me referiu foi falta de óleo, o que não faz muito sentido visto que eu costumo verificar o óleo regularmente.
Não noto bater nenhum, nem aparece sinal nenhum. A única coisa que consigo referir é que quando ia a 70km/h senti uns solavancos até ele ir definitivamente abaixo, e mesmo sem ir abaixo, de vez em quando sinto-o a "engasgar" ligeiramente.

Tens que distinguir se é gripe ou covid! Os sintomas podem confundir-te!

Mais a sério, se o motor tivesse gripado de verdade (por falta de água, de óleo...) já não andava e ponto final, portanto, o título do tópico não faz sentido.

Não dizes os anos e os km's do carro, como tem sido a manutenção, se existem outras queixas... e andar a saltar de mecânico em mecânico não costuma ser boa ideia. É tipo ter um problema de saúde um médico dá o diagnóstico e depois vais ouvir uma 2.ª e uma 3.ª opinião...

Para acabar, será que o carro vale o trabalho, as chatices e a despesa? Um carro parar em andamento pode ser o suficiente para teres um acidente grave!

Em tempos, ia num velhinho ranhô e o gajo parou mesmo repentinamente (motor embrulhou) e vi-me negro para o parar! A descer o Marão, fui ficando sem travões, direção perdeu assistência, a chover e eu com medo de reduzir porque sabia que se a mudança mais abaixo não entrasse podia acabar mal!!!

Tens que distinguir se é gripe ou covid! Os sintomas podem confundir-te!

Mais a sério, se o motor tivesse gripado de verdade (por falta de água, de óleo...) já não andava e ponto final, portanto, o título do tópico não faz sentido.

Não dizes os anos e os km's do carro, como tem sido a manutenção, se existem outras queixas... e andar a saltar de mecânico em mecânico não costuma ser boa ideia. É tipo ter um problema de saúde um médico dá o diagnóstico e depois vais ouvir uma 2.ª e uma 3.ª opinião...

Para acabar, será que o carro vale o trabalho, as chatices e a despesa? Um carro parar em andamento pode ser o suficiente para teres um acidente grave!

Em tempos, ia num velhinho ranhô e o gajo parou mesmo repentinamente (motor embrulhou) e vi-me negro para o parar! A descer o Marão, fui ficando sem travões, direção perdeu assistência, a chover e eu com medo de reduzir porque sabia que se a mudança mais abaixo não entrasse podia acabar mal!!!

Não sei quanto aos sintomas mas a doença em si está-me a deixar confuso!
Relativamente aos kms tem 100.000, é de 2000, tenho-o há 4 anos. Antes acho que não era muito bem cuidado, tanto que ainda gastei umas coroas a repará-lo no início. Entretanto não tem dado problemas nenhuns.
Eu percebo a tua questão relativamente ao se vale a pena ou não, mas a verdade é que se fosse uma coisa relativamente simples/ barata escusava de estar a gastar numa eventual troca. Faço poucos kms com o carro, portanto dava para o efeito.

mostraram o motor por dentro? Isso é muito à frente...nem parece duma oficina capaz de dizer qeu o carro vai abaixo mas pega logo de seguida porque está gripado.

O tubo de admissão furado não causa nem uma coisa nem outra, quanto muito podia estar relacionado com o soluçar. no entanto seria mais frequente e não apenas antes de ir abaixo...

O que é que causa o motor ir abaixo e ligar passado uns segundos, sem quaisquer outros sintomas?
Algo no sistema de combustível entupido/avariado. Bomba, relé da bomba, filtro, injector, tubos, etc.
um sensor, nomeadamente o da cambota ou temperatura.
centralina avariada
pouco mais...

O motor gripado pode ter N sintomas, todos eles diferentes do que descreves.

esses motores não são a ultima palavra em termos de tecnologia, portanto para identificar o problema, basta ir a uma boa oficina com bons profissionais.

Para vos atualizar, pessoal: hoje fui esclarecer e ao que parece o motor não está gripado (nem faria sentido estar, ou eu percebi mal ou ele fez-se entender mal). O que acontece é que o óleo não está a chegar ao motor nas devidas condições e abrindo o motor viam-se limalhas. Como disse num comentário anterior o carro esteve uns anos na mão de outra pessoa que não verificava absolutamente nada, não sei se isso pode ter a ver ou não.

Muito basicamente o orçamento que me apresentaram foi para o seguinte: kit árvore de cames com touches e martelos, retentor, óleo, filtro de óleo, jogo de cabos de velas e o tubo flexível de origem que estava rasgado.

Vou esperar que seja disto que o carro se desliga em andamento e passado um pouco volta a ligar, mas pelo que já andei a pesquisar é bem possível.

Quanto à falta de óleo na parte de cima, não mencionaram o que iam fazer? verificar ou trocar a bomba de oleo?

Na minha opinião isso do "gripado" não tem a haver com ele se desligar será mais outro problema, e enquanto esse não fosse resolvido não avançava com essa reparação até porque nada te garante que não possa haver estragos por baixo.

Sou da opinião do joliveira33, não me parece que essa reparação fazendo falta fazê-la ou não te garanta que não voltes a ter problemas sérios num futuro próximo, até porque a falta de óleo pode ser algo simples como o chupador estar entupido com borra de não ter feito manutenções adequadas e é facil resolver, já os danos de ter andando assim é outra história. Além disso essa questão de ter limalhas se fosse eu ficava um bocado assustado com o resto do motor que com essa reparação não é mexido...

Não me parece que isso vá resolver o problema dele se desligar.

E será que não é do sensor da árvore de cames? É que eu não ouço barulho nenhum vindo do motor nem acende luz nenhuma do motor.

Pelo que vi houve uma recall para os modelos de 2000 da Daewoo que dizia o seguinte:

[FONT=&quot]"ON CERTAIN PASSENGER VEHICLES, THE CAMSHAFT POSITION SENSOR MAY MELT RESULTING IN A BURNING SMELL AND VISIBLE SMOKE, WHICH MAY SUBSEQUENTLY LEAD TO THE MELTING OF THE CAMSHAFT COVER AND THE CAMSHAFT POSITION SENSOR WIRE HARNESS.".[/FONT]

Última edição:
Voltar
Superior