Motor parece "abafado"

tiagofranca

New member
Boas,
Já em Agosto tinha ficado com esta sensação e neste fim-de-semana, fui dar um passeio, voltou a acontecer. Às vezes, depois de fazer uns bons kms com o carro, Laguna II 1.9dci, ao apanhar uma subida parece que o carro deixa a força para trás. Onde moro (Valongo) tenho estradas mais inclinadas em que as subo em 4ª sem qualquer esforço do motor, neste fim-de-semana numa pequena subida na zona de Mondim de Basto, puxei a 2ª normalmente e quando meto 3ª o motor diz-me "queres força, empurra", não desenvolvia e começou a perder velocidade tendo de pôr 2ª novamente!! No dia a seguir, por teimosia, voltei a fazer a mesma subida e já a fiz em 4ª na boa, e se mais carregasse no acelerador mais ele desenvolvia!! 🤷🏼‍♂️
Alguém tem ideia do que possa ser?​

penso que o motor 1.9 dci é conhecido por ter alguns soluços.. infelizmente não te posso dizer mais porque não tenho experiência no modelo

mas certamente há pelo fórum quem te possa ajudar

penso que o motor 1.9 dci é conhecido por ter alguns soluços.. infelizmente não te posso dizer mais porque não tenho experiência no modelo

mas certamente há pelo fórum quem te possa ajudar
O motor não soluça, a sensação que dá é que o turbo "tira férias"! No caso deste fim-de-semana, ia a puxar bem pelas estradas do Parque do Alvão e do nada parece que o turbo deixa de atuar, não dá aquele "boost" que costuma dar.

Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk

soluços era uma forma de dizer "chatices"

o turbo ter períodos mortos pode ser um problema qualquer na circulação pelo intercooler. Provavelmente terás de ir a um mecânico para te diagnosticarem isso em condições

tens o sinal de "verificar motor" ligado no computador de bordo?

soluços era uma forma de dizer "chatices"

o turbo ter períodos mortos pode ser um problema qualquer na circulação pelo intercooler. Provavelmente terás de ir a um mecânico para te diagnosticarem isso em condições

tens o sinal de "verificar motor" ligado no computador de bordo?
Ah, ok, levei soluços para motor a soluçar!!

Não me aparece nenhum erro no computador de bordo nem acende a luz do motor no painel.
Fica só com pouca reação do motor, voltando passado um bocado, nem preciso de desligar o motor para voltar ao normal, parece que acorda do nada!! 🤷🏼‍♂️
Quando o comprei, há 4 anos, tinha um problema idêntico mas aí dava erro no painel de "verificar injeção", morria por completo e só ficava normal depois de desligar. Na altura eram os sensores MAP e MAF que davam erro, e também a ajudar a geometria do turbo presa. Levou MAP original novo, MAF original usado tirado de uma carrinha sem qualquer erro e o turbo foi todo descarborizado.

Tenho ideia que o utilizador tinha outro tópico sobre o mesmo problema onde foi dada soluções mas envolvia um diagnóstico pago..
Não! O mais parecido que postei foi quando não puxava acima das 2500rpm e deitava fumo preto, mas aí era o tubo que liga o IC ao corpo da borboleta que estava roto.
Com este problema, que me apareceu pela primeira vez em agosto, nunca postei nada! 🤷🏼‍♂️
Os diagnósticos que lhe fiz, ambos na Renault Alfena, no primeiro feito pouco depois de ter comprado deu os erros mencionados acima (MAF e MAP) e no segundo, feito em setembro quando vim de férias e por me ter acontecido este problema durante as ferias, não deu erro nenhum.

O diagnóstico ficou a meio. Dois sensores a avariar ao mesmo tempo? Hum..
Não sei se avariaram ao mesmo tempo ou não, os erros já vinham gravados quando comprei. Fizeram a leitura dos erros (e tinha mais uns quantos) apagaram, e disseram para andar durante uns dias e passar lá novamente. Os erros memorizados eram somente os desses dois sensores. Ao verem os valores reais com o motor a trabalhar, o MAF dava valores de entrada de ar muito altos, já o MAP não me lembro o que acontecia, também já lá vão 4 anos! E foi aí que repararam que a haste que faz atuar a geometria do turbo não mexia a 100% e foi feita a descarbonização do turbo.
Na altura dava o erro de injeção no painel.
Quando passei novamente na Renault em setembro, por me ter acontecido isto que refiro, não havia qualquer erro memorizado e os valores reais, segundo o mecânico, estavam todos perfeitos. O que é certo é que quando ele ligou a Clip e fomos dar uma volta pelas redondezas, não se passou nada de estranho, esteve sempre a puxar lindamente!!! 🤷🏼‍♂️

Voltar
Superior