Motor vai abaixo

JoaoPedroF

New member
Apesar de ter um Mégane este texto é relativo a um colega meu:

tenho um renault megane 1.5 dci (100 cv) e o carro depois de ir à revisao dos 60000 km vai me abaixo durante andamento. Normalmente em situaçoes que estou a travar ou em ponto morto. Depois de ir abaixo ligo o carro que funciona normalmente.

Segundo ele o carro veio da revisao da Renault (Braga) assim. A revisao foi em Dezembro. A ultima vez que ele foi a Renault foi ha 2 meses e nao conseguiram detectar nada. Mas isto agora esta mais frequente e ele vai voltar la amanha.

Eu ja lhe disse que aqui em Braga o atendimento Renault é pessimo. Parece me que em Guimaraes é melhor e ja o aconselhei a ir la.

Para os entendidos na materia o que acham que será?

Caro amigo João pedro,

Uma vez que este assunto se enquadra neste sub-fórum, foi para aqui movido. :)
Qualquer dúvida, manda PM ou e-mail que estou á disposição para qualquer dúvida que tenhas![;)]

Obrigado pelo teu contributo para o Fórum AHO.[;)]

Acho incrível a Renault não detectar nada...[8b]
Sapateiros...:(

Boa sorte com a resolução do problema. lamento mas de mecânica percebo pouco (ou nada...)[;)]

Eu diria ralenti demasiado baixo...mas não sei...é a única coisa que me ocorre, mas devia ser fácil de detectar ainda para mais pela Renault...

Bruno, desculpa a colocaçao do topico na secçao errada. É do habito do antigo forum.[;)]

Quanto a Renault.. Enfim. Ca em Braga no meu ja me chegaram a trocar 3 vezes a panela por um problemas que era mesmo do mais simples possivel. E ja me puseram a entrar agua pela porta do lado direito. Sao mesmo incompetentes aqui em Braga, daí nem me espantar com a resposta que deram ao meu amigo.

Daí a Vigo é um instantinho, sempre fica mais perto que Elvas.

Just my 2 cents... (não percebo nada disso de carros que se vão abaixo)

O meu XSI teve o mesmo problema, e só se ia abaixo tal como dizes, em ponto morto ou descidas quando travava...

Levou um step-motor e ainda levou um tubo de um sensor de massa de ar, ficou resolvido. No entanto ao ligarem o carro à maquina detectaram logo o problema.

Mas ele mantem-se em ponto morto parado, com o ralenti a quantas rpm??

ligado á maquina nao deu nada??estranho:sh)

Mas ele mantem-se em ponto morto parado, com o ralenti a quantas rpm??

ligado á maquina nao deu nada??estranho:sh)

nao faço ideia. eu nunca presenciei sequer essa situaçao e como tambem nao percebo nada de mecanica automovel nem sequer me passa pela cabeça perguntar-lhe essas coisas. amanha ja vos devo dizer qualquer coisa.

boas
eu tive um problema identico numa FOCUS SW que ja para arrancar era um sacrificio e durante o andamenbto se eu por exemplo ao chegar a uma rotunda e ia em 3ª e começava a travar tinha que ajudar com a embraiagem ou meter uma 2ª senao ele ia abaixo logo, muitas vezes ao chegar a rotundas por exemplo se ia em segunda tinha que meter uma 1ª era terrivel
depois de me queixar e requeixar ao fim de 6 meses com este problema la resolveram trocar o volante do motor e ficau como nova

Viva colega Bracarense

Viva colega Bracarense

Como o teu colega, tambem eu tive um dci. Ja tenho o disco riscado de tanto falar na história. Tive mesmo muito problemas com esse carro, e pro final tambem ia abaixo nas alturas menos convenientes. Antes disso tambem tive que trocar 3 VEZES o quadrante. Mas A razão pela qual diziam que ia abaixo era a bomba do gasoleo que estava a começar a falhar, pediam-me na altura mais de 100 contos pra substituí-la. O carro que tambem já tinha levado injectores novos, contava apenas com 65mil/kms. Acho que para tão poucos kms era exagerado e vendio.

Não acho que o problema seja Só da Renault Braga. Simplesmente é mesmo muita gente a reclamar, a apartir das 9 horas a fial vem até Grundig. Conheci muita gente nessas esperas e deu para ver que as queixas são sempre as mesmas.

1. Quadrante do painel de instrumentos- Acende tudo e depois apagasse, normalmente indo o carro abaixo.
2. Injectores- O carro n passa dos 120-130.
3. Bomba de gasoleo-O carro soluça e vai abaixo ao arrancar.

Claro que existem outros problemas apenas assinalei estes pois a suas resolução ultrapassa sempre os 300 euros.. Até doi....

Como o texto refere que o motor vai abaixo em travagem, para além de acontecer o mesmo com o carro desengatado, eu tentava ver se não estaria relacionado com os travões. É uma área que desconheço, mas tive esse problema uma vez no Alfa: quando carregamos no pedal do travão, o sistema de travagem vai buscar alguma força ao vácuo gerado no motor (talvez na admissão, não faço ideia) para ajudar o pedal a ficar mais "mole". O que pode estar a acontecer é que, talvez por algum erro da centralina no valor do "ralenti", este fique tão baixo que a força que os travões roubam ao motor faz com que ele vá abaixo.

Ou então é simplesmente uma desafinação dos valores da centralina.

Mandei uma sms ao meu amigo a perguntar-lhe se ja tinha ido a renault e ele disse que sim. Disseram lhe que era da borboleta que estava suja. Limparam-na. Ele agora anda a testar o carro, diz que esta inclusive a andar melhor e que ate ao momento nada se passou.

Quanto ao jorge1gomes1, parece que tiveste mesmo azar com o carro. Acho que eles tambem teve o mesmo problema com os injectores. Pelo que me parece esse motor nao é tao fiavel quanto o de 80 cv (o meu) que ate ao momento so teve um tubo qualquer relacionado com o turbo que avariou. Foi barato o conserto, ao menos.

Obrigado a todos. e caso o problema volte a persisitir eu volto a carga lol

Huummm ..... borboleta no motor DCi ..... já não percebo nada de motores!!!!!

idem aspas. julguei que não tinham

o meu carro também tinha este problema e depois da limpeza da borboleta ficou impecável, mas é a gasolina...

Gostaria de cumprimenta-los neste meu primeiro post.

Como encontrei este tópico com o mesmo problema que me traz aqui, não quis abrir novo tópico, aproveitando este.

Tenho um Renault Megane 1.5 dci 80 cv de 2003. Há cerca de um ano, ao fazer viagens longas pela auto-estrada, quando estabilizava a velocidade a 120/130 kmh, sentia o pedal do acelerador a dar uns "coices" no meu pé (quando a minha esposa conduzia nas mesmas condições, também sentia. Não era impressão minha) e perdia força.

Levei o carro à Renault, à oficina de uma grande superfície e ao mecânico aqui da esquina e todos me disseram o mesmo, "o carro não tem nada, está óptimo, isso deve ser impressão sua".

Passado mais ou menos meio ano, o carro começou a ir abaixo com alguma frequência. Isto acontecia nas subidas ou quando ia a entrar em rotundas, comecei a perceber que era por ter o carro em rotação baixa.

Levei o carro à oficina da grande superfície, ligaram o carro à centralina e mudaram a bateria, o borne da bateria e uma vela que estava estragada.
Disseram-me que o carro estava óptimo e que tal não iria continuar a acontecer.

Este último mês, começou tudo outra vez. O carro ía abaixo em andamento e depois não pegava. Tive que chamar o reboque, pois fiquei parado em cima de uma ponte.

Lá foi para arranjar e disseram-me que era os filtros que tinham que ser mudados. O carro tem 80000 km e os filtros tinham que ser mudados aos 60000 km. Ok se tem de ser, muda-se os filtros. Fui buscar o carro e mesmo a chegar a casa, o carro vai abaixo e não pega.
Chamei o reboque e o carro lá foi para arranjar.

Ligaram-me a dizer se podiam ligar o carro à centralina, pois tinha um erro no computador de bordo (deficiência injector). Claro que pode ligar.

O erro que aparece na centralina é regulador de pressão de combustível.
Eles disseram-me que o carro continuava a ir abaixo (após a mudança dos filtros) porque não se tirou o erro da centralina.
Agora está tudo bem, mudou-se os filtros e limpou-se o erro da centralina, não vai voltar a acontecer.
Perguntei pelo erro que me disseram por telefone ao que me responderam que não faça caso, como o regulador estava descontrolado e constava esse erro na centralina, o combustível não chegava correctamente ao motor, dando assim esse erro de injector.

Entregaram-me o carro ontem, o que acham? Será que é mesmo o que eles dizem, ou querem que eu vá lá várias vezes e mudar algumas coisas aos poucos?
Será que não vou ficar outra vez parado pelo mesmo motivo?
E o coice que o pedal dá, ninguém me soube dizer nada..

Desculpem a seca, mas preciso de uma opinião imparcial.
Obrigado a todos

Last edited:
Back