Motores: Inline vs V vs Boxer

Eu gosto de todos... mas de facto notam-se pequenas diferenças aqui e ali.

Pelo hábito e por serem mais comuns, em V (6 chega mas quanto mais melhor... sendo que um V8 ou superiorem muitos casos já está fora do alcance de muita gente que pode ambicionar um 6 cilindros) e em linha (obviamente vou deixar os 4 de fora porque, apesar de também gostar, claro, é a configuração mais comum que existe e os excelentes exemplos que existem nunca serão tantos como os banais. Portanto falo de 6 em linha).

Pois aí já depende do ruído de escape e do ruído de motor...
Os dois últimos a passar cá por casa são 6cil, um boxer e um In line.

A maior diferença entre eles é que o boxer tem uma maior panóplia de feitios, tanto é grave perto do ralentim, como grita
algo rouco e áspero perto do redline, há ali uma mudança óbvia a meio regime...
O I6 é mais melodioso, tem sempre alguma suavidade no som, em altas é algo estridente, enquanto o boxer mantém alguma
integridade no som...

Mas lá está os escapes podem enviesar este julgamento...

Exacto, cada motor é um motor diferente.
Os Boxer por norma costumam ter uma sonoridade mais forte e rouca porque os colectores de escape são em grande parte dos modelos mais independentes.
Por exemplo, no meu caso, o Boxer Alfa Romeo tem os colectores do tipo 4-2-1 que só por si só ajuda na sonoridade, no entanto, não é novidade nenhuma nem algo muito anormal. Aliás o teu inline 6 presumo que tenha alguma liberdade nos colectores de escape.
Anormal mesmo no caso do Boxer Alfa ROmeo, é que os colectores saem independentes, junta-se em 2 na parte do condutor e finalmente num e meio do carro. Isto provoca uma alteração de som imensa do que ter os colectores logo castrados à saída do motor.

Os motores em V são mais melodiosos (palavra que descreve bem o som).
Os Boxer são mais rudes.

interesante!
é uma evolução do motor wenkel.
pelo que conta na wikipedia, até pode trabalhar invertido!"de cabeça para baixo".

tenho uma moto, com um motor v2 1000cc,
e a sonoridade é brutal, mas as vibrações a baixa rotação"até as 2500rpm´s"são brutais,
ao ponto de se tornarem cansativas ao fim de aguns kilometros.
mas em medias e altas ai é diferente, o som é brutal.
mas o som que mais me agrada é o dos motores boxer.

Voltar
Superior