Motores TCE Renault

Vizza

Well-known member
Boas pessoal, já andei a ver no forum e não encontro um tópico só com este assunto.
Abro este tópico para debatermos os prós e contras, problemas e maravilhas dos motores TCE da Renault, visto ter adquirido um 0.9 para fazer companhia ao meu fiat fire.
Senso assim deixem a vossa opinião e experiência com estes mesmos.

Pró:
Injeção indireta (bom para GPL)

Contra:
Consumos altos e andamentos abaixo da concorrência

Última edição:
É nos consumos que estou a ver o calcanhar de aquiles deste motor ( o carro também é grande para o motor) andamos duas semanas nos 7.5, agora com a habituação já estamos nos 6.6l/100klm

Ainda hoje li um teste a um Dacia com um motor TCE e o jornalista criticava os consumos, dizendo que são superiores aos motores Puretech da Peugeot e com uma resposta inferior

O motor 0.9 fica aquém dos 1.0, tanto em potência como binário, e isso deve-se ressentir na utilização.
o 1.2 TCE de 120/130 cv devia colmatar esse problema, mas sofre de consumos elevados também. No fundo já é feitio!

Ainda hoje li um teste a um Dacia com um motor TCE e o jornalista criticava os consumos, dizendo que são superiores aos motores Puretech da Peugeot e com uma resposta inferior

sim nem se compara o 0,9 tce dos motores de pequena cilindrada deve ser dos piores do mercado e está a precisar de uma revisão para melhor, o de 90cv até se mexe mas não tem a resposta nem os consumos da concorrência.
Os 1.2 puretech principalmente o de 110cv é um motor muito económico mesmo, mas pela performance o salto para o de 130cv vale a pena, são 20cv que fazem muita diferença e a caixa de 6 também ajuda que no de 110cv é de 5

Consumos de 5 ? Só se for no Sandero e tem que ser a 90/100 nas nacionais e com cuidado, e mesmo assim é tipo 5.5 L .

Em cidade anda pelos 8L mas já falando de uma cidade a sério ou seja dificil tipo Lisboa. Pode ficar-se nos 7 com algum cuidado e menos trânsito.

De resto gosto muito do motor, tem força mais que suficiente pelo menos no sandero.

De outras opiniões , já ouvi que é similar aos " antigos " 1.4 16v 90cv.

No entanto, mesmo em subidas, por ex em 3ª antes das 2000 RPM começa logo a puxar com força. Fiquei surpreendido.

Agora obviamente que a concorrência tem melhor performance porque falamos quase sempre de mais potência e cilindrada ( 1.0 a 1.2 com 100 a 130cv )

Consumos de 5 ? Só se for no Sandero e tem que ser a 90/100 nas nacionais e com cuidado, e mesmo assim é tipo 5.5 L .

Em cidade anda pelos 8L mas já falando de uma cidade a sério ou seja dificil tipo Lisboa. Pode ficar-se nos 7 com algum cuidado e menos trânsito.

De resto gosto muito do motor, tem força mais que suficiente pelo menos no sandero.

De outras opiniões , já ouvi que é similar aos " antigos " 1.4 16v 90cv.

No entanto, mesmo em subidas, por ex em 3ª antes das 2000 RPM começa logo a puxar com força. Fiquei surpreendido.

Agora obviamente que a concorrência tem melhor performance porque falamos quase sempre de mais potência e cilindrada ( 1.0 a 1.2 com 100 a 130cv )

Boas

Eu nem digo quanto faz o captur 1.2 Tce aqui em Luanda que chamam me ja mentiroso, apenas para reflectir que um Q5 2.0 tfsi 225cv no mesmo percurso faz apenas mais 1L/100.

Cumps

Agora um pouco mais a sério, sobre os consumos do pequeno 0.9tce, comparados com alguns concorrentes:

https://www.spritmonitor.de/en/over...ear_e=2018&power_s=89&power_e=100&powerunit=2

https://www.spritmonitor.de/en/over...year_e=2018&power_s=90&power_e=95&powerunit=2

https://www.spritmonitor.de/en/over...ear_e=2018&power_s=82&power_e=108&powerunit=2

https://www.spritmonitor.de/en/over...ear_e=2018&power_s=89&power_e=100&powerunit=2

Ia jurar que o motor não é de injecção direta! Força abaixo das 2000rpm não tem... acima das 2200rpm e até às 4000rpm é a "faixa de utilização agradável" do motor. O escalonamento da caixa é horrível...

Abaixo das 2000 ele tem força mas é claro que a partir das 2000 se safa melhor.

Eu gosto muito, mas repito, é no sandero, acredito que no Clio já seja diferente.

Boas falando por experiencia propria tenho um clio sporttourer tce 0.9 de 2015 nunca fiz consumos acima dos 6L mas em relação ao motor enquanto temos turbo até é despachado mas quando acaba esquece .

Voltar
Superior