Mud. correia de distribuição - Precision

citação:Originalmente colocada por jotavp

Sou de opinião de que a substituição da correia distribuição deve ser feita pela marca do carro, (apesar do preço), não será, certamente, uma gde diferença.
A marca do carro, tem conhecimento das especificações técnicas necessárias para o efeito, pq lhe são cedidas pelo fabricante e, para além disso, está obrigada a conceder garantia, tanto nas peças, como m/obra.

Muitas vezes o mecânico particular actua pelo conhecimento empírico e generaliza, o facto, a todos os modelos de carros.
Permite-me discordar - a diferença de preço entre fazer esta operação na marca ou fora é grande; na qualidade do serviço é que não haverá muitas diferenças.

Dou o meu exemplo - o meu Clio fez 105000 kms e decidi que era a altura para mudar a correia (o manual diz 120000, o concessionário queria aos 90000).

Farto de ser chulado pela marca, por outras situações que se passaram, enchi-me de coragem e decidi fazer a mudança fora - afinal, não são as marcas que fabricam as correias e ninguém me garante que os seus funcionários são melhor formados do que muitos que andam cá fora e que até já trabalharam em conceituadas marcas. [:p]

Pedi orçamentos e numa oficina Bosch Car Service (Ruferauto, em S. Félix da Marinha) fizeram-me 298 euros com a troca da bomba de água incluída. Achei justo. O atendimento foi 6 estrelas, lavaram-me o carro e o motor e ainda trouxe uma garantia de um ano com direito a reboque caso haja azar [^][^][^]

Querem mais? Então cá vai: marquei a operação de um dia para o outro (e para uma sexta!); na Renault só me atendiam daí a 15 dias, e o preço oscilaria entre os 400 a 450 euros (eu desconfio destes valores, atirava lá mais para os 500)...

Enfim: poupança de, no mínimo, 102 euros, o que dá para muito gasóleo e uns cafés :D.

Quanto à Renault, não volta a ter 1 euro meu despendido nas suas concessões. Eu já os tinha avisado...

E o preço da MO na marca é um roubo! Pode ser que se começarem a ver muitos clientes a fugir...

eu mudei a do meu carro , ja nao me lembro muito bem dos precos mas comprei a correia e o tensor axo que por cerca de 40€ correias do ac e DA 11€ as duas um conjunto de juntas 35€ (juntas que nunca mais acabam ) so utilizei os retentores da cambota e arvore de cames e a junta da tampa das valvulas , sei qeu nao devo ter demorado mais do que 1h:30m a mudar isso tudo (com ajuda) ,por isso axo que nas oficinas os gajos xulam o pessoal a bruta para uma operacao como esta nao sei quanto ttempo levam mas pens que poem sempre mais umas horitas em cima[8]

Eu só recorri à Honda para trocar as borrachas do vidro e porta quando me tentaram assaltar o carro... E isto porque só eles é que têm essas borachas e daí não dá para fugir!
Resultado, só à 3ª vez que lá fui é que fiquei com o problema resolvido, mas também só me cobraram 40% da mão de obra.

Aqui vai a parte caricata: Da terceira vez que lá fui, enquanto eles trocavam a borracha, fui espreitar o civic novo.
Após uns bons 40 minutos, não é que o chefe da oficina vem ter comigo e desfaz-se em desculpas a dizer que as borrachas tinham vindo com defeito e não cabiam na porta?![:0]
Prontificou-se a emprestar-me o jazz da oficina ou a ir-me buscar o carro a casa mas eu disse que não era necessário...
Quando estou a ir para a oficina não é que vejo eles a montarem a borracha danificada de volta mas na porta do condutor quando essa até tava boa e a cortada era a da porta do pendura???:(
Eu lá chamei a atenção do home e ele deu uma chapada na propria testa do tipo "esqueci-me de pôr o totoloto!".
Atenção que era a 3ª vêz que lá ia e eles deviam tar carecas de saber qual seria a porta pra trocar a borracha...

Se eu não tivesse reparado, talvez nem à quarta vêz tinha ficado resolvido...

Não tem muito a ver com o tópico mas aproveitei a deixa do Carlos Alves sobre assistencias na marca...:)

Enfim, carros na marca só durante a garantia![xx(]

Aproveito só para infelizmente dizer que o custo de uma correia de distribuição que resolveu dar a alma ao criador aos 88 mil kms ficou em 2300 euros.
Portanto não é por 100 aqui.. ou 100 ali.. que vão deixar de mudar a correia.

citação:Originalmente colocada por Panzer

Aproveito só para infelizmente dizer que o custo de uma correia de distribuição que resolveu dar a alma ao criador aos 88 mil kms ficou em 2300 euros.
Panzer, se foste alvo dessa infelicidade, lamento.

Mas uma correia partir aos 88000 kms? As coisas não podem ser vistas assim.

Sei que há mecânicos a recomendar a substituição de correias de 60 em 60 mil ou pouco mais. Por alguma razão deve ser.

O manual do meu carro diz trocar aos 120000. A marca queria trocar aos 90000, "por precaução". Como vi preocupação a mais da parte deles, decidi que seria no meio termo, ou seja 105000.

Mas mesmo que tivesse sido aos 90000, teria feito a troca fora da marca e poupava na mesma os 100 euros ;)

E sabes o que disse o mecânico sobre a correia substítuida? Que ela fazia à vontade mais 15000 kms... portanto, tudo depende da qualidade do material e do tratamento que leva, digo eu.

EDIT: só mais uma coisa - a troca foi efectuada fora, mas foi utilizado material da marca, portanto não terá sido por aqui que poupei dinheiro.

Bolas, que falta de sorte...:(

Só por curiosidade, qual é a marca e o modelo do carro?

O manual do carro indica 120 mil kms ou 5 anos como o indicado para a mudança.
Tinha mudado as velas uma semana antes e o mêcanico da marca disse-me que tava na altura de mudar a correia aos 90 mil e por causa de o carro ir já fazer os 6 anos.
E a minha ideia foi aguardar pelo subsidio de natal para fazer essa troca.
Pois.. correu mal. E agora ando a fazer rodagem a um motor praticamente novo.
Ahh.. é uma Renault Scenic 1.4 de Nov. de 2000.

citação:Originalmente colocada por ciber007

Esperaste e acabaste por gastar 2300eur. Se não tinhas 400eur..

Obviamente foi asneira da minha parte. E como será fácil de calcular o natal por estas bandas não será grande coisa. [8)]

O manual do carro indica 120 mil kms ou 5 anos como o indicado para a mudança.
Tinha mudado as velas uma semana antes e o mêcanico da marca disse-me que tava na altura de mudar a correia aos 90 mil e por causa de o carro ir já fazer os 6 anos.
E a minha ideia foi aguardar pelo subsidio de natal para fazer essa troca.
Pois.. correu mal. E agora ando a fazer rodagem a um motor praticamente novo.
Ahh.. é uma Renault Scenic 1.4 de Nov. de 2000.
Pois... tiveste mesmo azar... :(

No meu caso nem liguei ao pormenor da idade porque o carro só fará os 5 anos em 2007...

Mas aí está a prova de que pelo menos com a correia não se deve facilitar nem um bocadinho...

Eu tenho um Honda Civic LS I vtec de 1998.Já lhe mudei a correia de distribuição em 2007 e ando a ver qual o sitio mais barato em questão de mão de obra.O mecanico de confiança que eu tinha (não da marca) parece não querer fazer o serviço por alguma razão.Não sei porquê.No entanto eu paguei em 2007 190 euros.O trabalho demora 2 horas a ser feito mas tem de ser com o motor a frio.Nunca tive de lhe trocar a bomba de agua só porque troco a correia, no entanto eu sei que há carros que é preciso,por exemplo a Audi.No manual diz que a correia tem de ser mudada aos 160.000 kms ou 5 anos,se não estou em erro.De facto neste Honda o motor tem de ser levantado para cima para fora da carroçaria e isso deve dar trabalho apesar de mudar a correia ser bastante facil.Eu penso que os mecanicos estão receosos pois pode-lhes correr mal se a correia partir.Quem lhes garante que o fabricante da correia paga os estragos se a correia partir ? Em ultima instancia só indo para o tribunal.È que se a correia partir, o mecanico é que fica com o problema todo.E um motor Honda...é muito complicado.No entanto já andei bem mais de 160.000 kms e em Agosto de 2013 faz 5 anos que ando com esta correia.Estamos no Inverno e eu não receio mas no Verão é muito complicado pois a correia aquece e parte e adeus motor ou a correia dilata e descomanda o motor e adeus motor.

Última edição:
No entanto hoje mandei mudar-lhe a correia de distribuição num mecanico aqui perto.A mão de obra foi 60 euros.O total ficou-me em 200 euros pois as outras correias estavam um pouco ressequidas e mudaram-nas.No entanto a correia da distribuição ainda estava boa e era original da Honda.Eu até julguei e julgo ainda que quando em 2007 eu mandei trocar a correia de distribuição metessem uma correia Gate ou Gates ou coisa assim.A não ser que a correia ainda fosse a original e em 2007 me tivessem enganado...No entanto,para a proxima vez eu meto uma correia da Honda.È que apesar de este tipo de correia poder estoirar a qualquer momento (dizem eles) a correia da Honda ainda estava optima,mesmo com quase 6 anos e 160.000 kms.Disseram-me que eu tambem tinha de mudar a correia mais frequentemente por causa de ela gastar os dentes das cremalheiras onde ela faz força.Mas não sei se isso é verdade.O mecanico acabou por me dizer que as cremalheiras estavam optimas.Desta vez vou fazer talvez 100.000 kms com esta correia mas para a proxima vez meto uma da Honda.Mesmo que fique mais caro eu já vi que compensa.No entanto convem ficar com o numero da correia que lá for metida,não vá da proxima vez, o mecanico deixar la a correia velha para poupar dinheiro.È claro que tambem depende do tipo de condução que se faça.Quanto mais brusca mais puxa pela correia.E não tive de mudar a bomba da agua.IVA = 38 euros.Neste caso eu fiquei aparvalhado porque este mecanico tirou do motor uma correia da Honda,coisa que eu não me lembro de lá ter metido em 2007.Aqui pode haver gato...Já seria a segunda vez que alguem tentaria estragar-me o motor do carro.

Voltar
Superior