[Comparativo] Mudança de Carro

Shotukan

New member
Boa Tarde a todos

Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro.

Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport Tourer de 2017 com 125k km.

Tenho este veiculo a cerca de 5 anos e poucos problemas me deu (ocasionalmente da erro de filtro poluicao ou o start go)

Surgiu me uma oportunidade de adquirir uma Audi A4, S4, RS 4 2.0 TDI (Avant 35), por cerca de 20k (valor ainda negociavel) com 90k km +/-

Nao traz muitos extras que gostaria (camera traseira/sensores frontais) mas passo bem sem isso.

Gostaria de saber a vossa opinião relativamente ao carro e se é uma compra sensata. Ou mais vale manter o que tenho, visto que nao necessito de trocar de carro para já.

Obrigado pela vossa ajuda

"Audi A4, S4, RS 4 2.0 TDI "

como é que é??? [:D]
isso é uma A4 básica de 150cv! [:p]
o motor é bom, não dá chatices, mas não é nenhuma S4 e muito menos RS4. tem 320nm e faz 8.9 dos 0-100, igual ao meu carroço de... 2004, mas com maior peso. se fosse a de 190cv já valia a pena... apr:)

ah, extras a mim não me dizem grande coisa, mas se vierem, não me faço de rogado. câmera traseira é capaz de ser porreiro (digo eu).

Bom, é verdade que vais notar uma diferença brutal em tudo vindo de um CLIO. Eu acho uma boa troca, o upgrade é brutal. Ainda assim, deves colocar-te 2 questões: quanto vou passar a gastar a mais em manutenção, IUC, etc; e, vendendo o CLIO por 11k e metendo os tais 20k, o que poderei comprar com cerca de 31k alternativamente à AUDI A4?

Atenção aos custos de manutenção do audi. Nada a ver com o Clio...

E se for limão: piora ainda.

​​​​O motor desse Clio praticamente é só meter gasóleo e andar.[:D]

"Audi A4, S4, RS 4 2.0 TDI "

como é que é??? [:D]
isso é uma A4 básica de 150cv! [:p]
o motor é bom, não dá chatices, mas não é nenhuma S4 e muito menos RS4. tem 320nm e faz 8.9 dos 0-100, igual ao meu carroço de... 2004, mas com maior peso. se fosse a de 190cv já valia a pena... apr:)

ah, extras a mim não me dizem grande coisa, mas se vierem, não me faço de rogado. câmera traseira é capaz de ser porreiro (digo eu).

Meti a matricula no infomatricula e aparecia isso 😫 Fiquei na duvida. A parte que tinha certeza era que era Avant 35 A4, o resto estava no tal site.

lss911 em manutencao nao sei. Neste foram ainda so pneus, oleo, filtros, e pastilhas. De resto nao mexi mais nada. IUC ja vi que é uma diferenca de 100€ (+/- 150e agora e 250e na Audi)
O preço da Audi é 20k. Se vender o Clio por 11k é um investimento de 9k pelo upgrade.

Eduardo209 Sim, este motor tem sido impecavel. Ocasionalmente aparece ora o erro do filtro ora o erro do start/go, mas nao deixa de andar. Os valores sao muito diferentes? Por exemplo, as manutencoes basicas como oleo filtros e pastilhas altera muito o preço?

E obrigado pelas respostas

eu vi logo que não eram 30 mil euros, mas sim 20 mil. deverá ser praí do ano de 2017, não?

o meu nada tem a ver, é um 1.9tdi, mas com cerca de 100€ feitos num mecânico normal metes óleo e filtros. não deve ser grande diferença para o meu, que até leva o óleo mais caro da altura. porventura nalgum mecânico com preços mais de cidade ou que leve mais caro possas pagar mais 20 ou 30€.

o material VW não é o baratinho, baratinho, mas não é nenhuma fortuna e para esses motores normais não faltam peças da concorrência e de várias marcas. aliás, é tudo feito cá na europa, muito dele na alemanha ou espanha.

Tu é que saberás se o dinheiro te faz falta ou não.

O Audi é melhor carro são dois segmentos de diferença mas teoricamente será menos fiável, deves ter isso em conta e qualquer problema no Audi não será barato. Convém teres uns 5000€ de parte para qualquer problema que possa surgir. É tudo uma questão de €€. Boa sorte.

Tu é que saberás se o dinheiro te faz falta ou não.

O Audi é melhor carro são dois segmentos de diferença mas teoricamente será menos fiável, deves ter isso em conta e qualquer problema no Audi não será barato. Convém teres uns 5000€ de parte para qualquer problema que possa surgir. É tudo uma questão de €€. Boa sorte.

Será menos fiável porquê exatamente? Tem algum componente menos fiável?

O 2.0TDI de 150cv tem-se revelado muito fiável.

5000€ de parte? Mas está tudo louco??? Vai rebentar um turbo ou mesmo o motor nos próximos tempos??? [8b]

caditonuno 5.000€ não digo, mas pelo menos 3.000€ sim. Uma embraiagem completa mais uma distribuição ou suspensão facilmente chega a valores na ordem dos 2.000€. Tens noção do preço dos apoios de motor originais, por exemplo? No caso do teu Mini, se tiveres de mudar o kit da corrente de distribuição e a embraiagem completa, 2.000€ não chegam numa oficina fora da marca.

Não é só comprar o carro com o dinheiro contado. Tem que haver margem para o resto. A teoria de comprar carros que são "restos de rico" e achar que mantê-los é igual aos carros populares é muito faliciosa.

Shotukan se gostas do carro e não te faz muita diferença a falta dos extras que referes, avança. Tem em atenção que a manutenção vai ser um pouco mais cara e caso surjam problemas, provavelmente são mais caros de resolver. É um pouco o preço para se andar "bem montado". Quanto ao erro do filtro de partículas, se fizeres muitos percursos curtos e citadinos (pelos km do clio, diria que sim), vai acontecer o mesmo no Audi.

Será menos fiável porquê exatamente? Tem algum componente menos fiável?

O 2.0TDI de 150cv tem-se revelado muito fiável.

Teoricamente um Clio é mais fiável do que um A4, e além disso qualquer peça no Audi será à partida mais cara de substituir e/ou arranjar do que uma avaria equivalente no Clio.

eu vi logo que não eram 30 mil euros, mas sim 20 mil. deverá ser praí do ano de 2017, não?

o meu nada tem a ver, é um 1.9tdi, mas com cerca de 100€ feitos num mecânico normal metes óleo e filtros. não deve ser grande diferença para o meu, que até leva o óleo mais caro da altura. porventura nalgum mecânico com preços mais de cidade ou que leve mais caro possas pagar mais 20 ou 30€.

o material VW não é o baratinho, baratinho, mas não é nenhuma fortuna e para esses motores normais não faltam peças da concorrência e de várias marcas. aliás, é tudo feito cá na europa, muito dele na alemanha ou espanha.

Essas revisões de 100 euros "matam-me " [:D]

Que seja uma pessoa a fazer em casa tudo bem, agora ou falamos de revisões oficiais fora da marca ou se é só os packs de trocar óleo e filtro da feu vert eu não chamaria a isso revisão, mas...

caditonuno mdbc é de 2019 (Julho)

Australia tenho sempre um fundo de emergência e faço um controlo nas despesas programadas (seguro, IUC, etc) mas 5000€ assim de repente, sem estar programado, para um carro com 5 anos e quase 100mil km seria algo que me ia "destabilizar" as contas.

Relativamente a revisoes, no Clio a ultima ficou me cerca de 140€, oleo e filtros. Acredito que este tipo de assistencia nao fique no dobro.

RobbPT este modelo é automático. Em termos de embraiagem ha menos "chances" de encaixar mal as mudanças e vir a ter problemas mais tarde certo?

Em principio vou avançar com a troca. Vou verificar se consigo entregar o carro num stand a bom valor, senao tenho de meter anuncio e passar pelos "test drive"

Uma carrinha Clio ST 1.5 dCi é um carro com boa procura. Carro fiável, económico, com algum espaço extra em relação ao Clio normal, e não é ex Tvde, há muitas carrinhas dessas que já andaram nessa vida de Tvde e que já sofreram muito.

Não vendas o carro ao desbarato a um stand, esses vão dar-te 6000€ no máximo, o carro vale perfeitamente 9000€ no mercado. Não faças asneira com ansiedade de comprar a A4. Boa sorte.

Australia por esse valor nao vendo seguramente.

O carro veio para as minhas maos com cerca de 10k. Tem 123k. Na minha cabeça estou a pensar, ok 10k por um upgrade de carro. Se me arrepender posso sempre trocar, o carro nao deixa de ter valor comercial apenas porque nao gostei. Mais que 10k de diferença entre os dois carros ja me deixa um pouco mais pensativo. Obviamente que penso em todas as situacoes seguintes que terei de suportar em pouco tempo (seguro, IUC) e mais tarde revisão.

eu mudava por cerca de 100€ óleo e filtros no meu carro. o mecânico metia óleo normal 5w40 de marca reconhecida, galp, repsol ou algo assim, mas já cheguei a meter castrol algumas vezes e nunca paguei mais de 60€ pelo óleo. não faço a mínima do óleo que levam o clio e a A4 e se não for na marca mas sim num mecânico normal, que sejam 150€, acho perfeitamente normal.

quanto à corrente, já me indicaram quem a mudasse por cerca de 600 a 700€. a embraiagem não faço a mínima ideia quanto ficará. valores muito mais altos que as do meu seat, que mudava correias por 240€ com bomba de água - sem fatura mas em mecânico onde até a gnr lá ia - e a embraiagem sensivelmente pelo mesmo valor. o mais barato noutro mecânico que trabalhava quase exclusivamente com carros do grupo, mas que eu não conhecia de lado nenhum eram 350€ no mínimo, embora há alguns anos. já mudei 2x a correia a esse preço de 240€ a cada 120 mil, a última mais 15€ para um termostato há uns 3 anos. mas compreendo que já não haja preços destes.

se calhar mudar correntes é mais complicado, não sei, que não percebo nada de mecânica, mas tenho ideia de ser mais caro. é uma questão de ele pesquisar preços em 2 oficinas que trabalhem com vags para comparação entre elas e depois decidir se vale a pena o investimento ou não.

agora guardar 3000€ para uma eventualidade? claro que devemos guardar algum, mas mais que 1000€ acho um perfeito exagero e ainda por cima num carro que tem 90 mil kms e 5 anos e meio... não vai avariar de um dia para o outro!

Voltar
Superior