Mudança de óleo

Quando se faz a mudança do óleo do motor é necessário mudar o filtro do óleo?

É conveniente, porque ao não o fazer, o óleo que ainda está no filtro, acaba por contaminar o novo óleo.

De facto é como referido, basicamente é como não trocar de "cuequinha", aquando do banho. [;)]

Quando se faz a mudança do óleo do motor é necessário mudar o filtro do óleo?

Sim é altamente recomendado, acaba por ficar sempre no filtro +- 0.5 lts de óleo que irá Contaminar o restante que lá colocar, poupar em algo tão barato não compensa...

Ah, e deixa lá as cuequinhas [:D][:D]
Esta gente lembra-se de cada analogia [:)][:)]

Sim é altamente recomendado, acaba por ficar sempre no filtro +- 0.5 lts de óleo que irá Contaminar o restante que lá colocar, poupar em algo tão barato não compensa...

Ah, e deixa lá as cuequinhas [:D][:D]
Esta gente lembra-se de cada analogia [:)][:)]

Estas analogias, só vem reforçar a ideia. [:D][;)]

Eu não costumo mudar, faço uma troca intervalada. Se há carro que só fazem a troca do óleo aos 30000 km, então o filtro também aguenta essa quilometragem, eu penso assim.
Em media troco aos 10000 km o óleo, claro que fica sempre algum no filtro.

Eu não costumo mudar, faço uma troca intervalada. Se há carro que só fazem a troca do óleo aos 30000 km, então o filtro também aguenta essa quilometragem, eu penso assim.
Sim, há carros a trocar de oleo de 30 em 30 mil, mas já deu barraca suficiente para o pessoal perceber que só serve para 1 ou outro caso especial. Para a maioria das utilizações, não tras saude nenhuma.

Não trocar o filtro de oleo é como andar com as luzes apagadas para poupar na conta da EDP. (vá, não pensem nos tesla :D)

Os camiões fazem mais..... logo acho que devias usar o filtro que saiu de fábrica até aos 100000kms..........

Trocar óleo e não trocar respectivo filtro ? :sh)

Ainda estou para descobrir qual o fabricante que, no seu plano de manutenção, indica mudança de óleo sem trocar o filtro...

Trocar óleo e não trocar respectivo filtro ? :sh)

Ainda estou para descobrir qual o fabricante que, no seu plano de manutenção, indica mudança de óleo sem trocar o filtro...

Então..... se há carros que fazem 30000kms e eu mudo a 15000kms, não posso usar o mesmo filtro? [:D]

Não é obrigatório, mas hoje em dia virou regra.

Por norma troco sempre, mas se for um caso especial do género de uma viatura que apenas fez por exemplo 1500Km num ano, basta trocar o óleo (pelo mesmo que lá anda) que o filtro evita de ser mudado.

Antigamente como os intervalos eram mais curtos (3000Km, 5000km, 7500km) trocavas se muda sim muda não o filtro, até vinha isso referido nos manuais das viaturas, hoje me dia como no mínimo é sempre 15000km não convém arriscar até porque os filtros já são baratos em relação a outros tempos.

Última edição:
Só se o óleo que lá estiver não tiver muitos km. Tipo 2-5K. Ai talvez não se justifique. Agora com 10K ou mais ires mudar o óleo e não o filtro não faz sentido.

Voltar
Superior