Mudança de Sistema Operativo desktop/laptop

Mudança de Sistema Operativo desktop/laptop

• Uso Windows há menos de 1 mês

Votes: 0 0.0%
  • Uso Windows há menos de 3 meses

• Uso Apple Mac OS X há menos de 3 meses

• Uso Apple Mac OS X há menos de 1 ano

• Outra situação

• Total voters
    96

Nuno156

New member
Tenho acompanhado os tópicos da Apple e do Linux há algum tempo.
No entanto, nos últimos meses, tenho observado um crescimento "anormal"
de pessoal que experimenta o Mac OS X e o Linux pela primeira vez.

Este tópico pretende avaliar até que ponto tem havido um crescimento tão
acentuado de novos utilizadores OSX/Linux, as razões que levaram a essa
mudança, e o actual grau de satisfação.

eu acho que a maior parte do pessoal que "muda" para OSX não o faz por causa do sistema operativo mas sim por causa do equipamento. Não tenho dúvidas nenhumas que se houvesse material Apple com Windows (ou android)[:D][:D][:D], haveria muitos clientes para isso

Uso Windows, e não tenciono mudar. Mas tudo pode mudar de um dia para o outro.

Já experimentei Linux (Ubuntu) e OSX (na altura que ainda era equipados com processadores PowerPC).

Quanto ao Linux achei o Ubuntu demasiado pesado (poderia estar mal configurado, não sei) e tudo me parecia demasiado complexo. Algumas teclas do PC não funcionavam bem, e não havia software que considero essencial para o meu lazer.

Estou habituado a Windows desde sempre, e tudo me parece tão simples que acabo por adorar o SO.

Mas reconheço que tenho que formatar o meu PC uma vez por ano...mas não me importo nadinha.

O que interessa é que haja uma boa concorrência, para nenhuma das empresas ficar a dormir na sombra da bananeira.

Desde sempre que uso Windows e só há mais ou menos 2 anos é que comecei a experimentar Linux. Comecei pelo Ubuntu e gostei logo desde a primeira vez que mexi, mas achei-o demasiadamente pesado e muito mais lento que o Windows 7 no mesmo pc. Entretanto experimentei o Mint e nunca mais quis saber do Ubuntu. Primeiro experimentei o Mate e agora uso o Cinnamon e adoro. Mas no meu pc mais potente, que é um desktop, uso o Windows 8.1, pois não dispenso o Windows principalmente por causa das corridas de Simracing que entro. Eu como me considero uma pessoa cuidadosa com os meus pcs, não noto o Windows a ficar lento com o tempo como dizem que costuma acontecer.

Portanto, neste momento uso o Windows 8.1 no desktop e Linux Mint 16 Cinnamon no portátil.

Mac OS já experimentei mas com o VMware no meu desktop e até não desgostei do SO, mas para o uso que dou, não é o mais indicado para mim. Mas também não testei muito a fundo.

Last edited:
Windows, Linux e OS X há bem mais do que um ano.

Preferido: OS X, seguido de linux (Mint MATE)

O Ubuntu perdeu-se um bocado desde que se meteu no Unity/Gnome 3... a rapidez do sistema tem vindo a melhorar, mas por alguma coisa é que o Ubuntu já foi o líder incontestado das distros, e agora é um distante 2º do Mint, que nada mais é que um fork do Ubuntu com interfaces gráficos diferentes.

Como já disse no outro tópico, vou passar para um MBPr, mas não é a primeira vez que uso o OSx. Tive um macbook (early 2008) que vendi por não lhe dar uso dois anos depois (mudança profissional, na altura, e depois arrependi-me, porque em menos de um mês tive outra mudança profissional e já precisava dele de novo).

Uso Windows, e não tenciono mudar. Mas tudo pode mudar de um dia para o outro.

Já experimentei Linux (Ubuntu) e OSX (na altura que ainda era equipados com processadores PowerPC).

Quanto ao Linux achei o Ubuntu demasiado pesado (poderia estar mal configurado, não sei) e tudo me parecia demasiado complexo. Algumas teclas do PC não funcionavam bem, e não havia software que considero essencial para o meu lazer.

Estou habituado a Windows desde sempre, e tudo me parece tão simples que acabo por adorar o SO.

Mas reconheço que tenho que formatar o meu PC uma vez por ano...mas não me importo nadinha.

O que interessa é que haja uma boa concorrência, para nenhuma das empresas ficar a dormir na sombra da bananeira.

Tens de experimentar o Mint com ambiente XFCE.
[;)]

O Ubuntu usa há uns anos o ambiente Unity, que é dos ambientes mais pesados que existem
para Linux.

Não sendo uma lista exaustiva, tens:
LXDE - muito ligeiro
XFCE - muito ligeiro
MATE - ligeiro
KDE - pesado
CINNAMON - pesado
GNOME 3 - muito pesado
UNITY - muito pesado

Quanto a software... provavelmente até tens tudo o que necessitas e com várias escolhas
disponíveis. E normalmente está tudo nos repositórios de software da distribuição de Linux.
Só tens é de saber procurar e/ou saber o nome das várias opções disponíveis para o mesmo
efeito.

Uso todos, mas muito mais o Windows. A curto médio prazo, claramente irei passar a usar mais o Mac OS. O windows 8 e o office 2013 em algumas coisas estão a esgotar-me a paciência...:sh)

Tenho acompanhado os tópicos da Apple e do Linux há algum tempo.
No entanto, nos últimos meses, tenho observado um crescimento "anormal"
de pessoal que experimenta o Mac OS X e o Linux pela primeira vez.

Este tópico pretende avaliar até que ponto tem havido um crescimento tão
acentuado de novos utilizadores OSX/Linux, as razões que levaram a essa
mudança, e o actual grau de satisfação.

Precisamente por acompanhar com especial interesse os teus posts sobre o tema,estou tentado a mudar de SO.

O Linux no desktop é perfeitamente irrelevante. A quota de mercado do Windows está a ser perdida maioritariamente para o iOS e Android, pelo menos a olhar pelos 400 mil utilizadores que entraram em Fevereiro no site de ecommerce onde eu trabalho (utilizadores maioritariamente do UK e Irlanda). Mesmo assim o Linux consegue ter mais utilizadores do que o Windows Phone.

Curiosidades:
- A quota de Linux é 10% da quota de Windows XP.
- A taxa de conversao de vendas é mais alta nos Macs (o pessoal dos Macs parece mais predisposto a comprar), a seguir vem o Windows, Linux, iOS e Android.
- No último ano o IE teve uma quebra de utilizadores na ordem dos 50%, por outro lado o Chrome subiu 30%, o aumento homólogo de utilizadores no site foi de cerca de 10%.
- 30% dos utilizadores que usam IE ainda estao na versao 8.

O Google Analytics é um mundo. [:D]

De momento uso o XP no trabalho e o 7 em casa.

Tive no outro dia um pequeno contacto com Linux, mas muito rápido... Talvez venha a ter mais em breve.

Mantenho-me no Windows principalmente pela facilidade em arranjar-se software caro pela "porta do cavalo". Pelo tipo de utilizador que sou, não tenho tempo nem paciência para andar a arranjar aplicações que me permitam correr programas feitos para Windows noutras plataformas.

Se isto mudar um dia mais tarde, talvez mude...

O facto de há quase 20 anos mexer em windows também tem alguma influência.

Precisamente por acompanhar com especial interesse os teus posts sobre o tema,estou tentado a mudar de SO.

Como em tudo na vida, o ideal é fazer as coisas com calma, com paciência, e com tempo.

Há vários modos de experimentar Linux (OS X só mesmo comprando um Mac é que se
pode experimentar a sério), sem no entanto deixar de ter o Windows sempre disponível
e sem correr riscos.

Há essencialmente 5 modos de experimentar Linux:
- Máquina virtual (requer alguma memória)
- LIVE CD/DVD (algo lento e limitado)
- Pen USB (algo complexo de colocar a funcionar)
- Dual Boot (pode constituir algum perigo para o Windows)
- PC antigo (para quem tiver um que não esteja a ser usado)

Para mais detalhes, o ideal é colocar a questão no tópico do Linux.

Talvez os factores mais crítico para o sucesso de uma experiência com Linux, sejam:
- Escolha da distribuição mais apropriada (existem centenas à escolha)
- Capacidade de mudar hábitos

Esta última é mais crítica, porque o pessoal no Windows está habituado a procurar
na Internet programas para descarregar e instalar. No entanto, no Linux o procedimento
correcto (principalmente para iniciados) é usar APENAS o que está nos repositórios
da distribuição. Do mesmo modo, o ideal é esquecer a questão dos DRIVERS. Os
iniciados trazem sempre do Windows a preocupação com os drivers, e em Linux o ideal
é esquecer que existem drivers. Instalar drivers (principalmente os retirados da
Internet), é meio caminho para a desgraça.

De: Windows XP
Para: Linux Mint

1. Porque mudei?
Há uns meses valentes, chateei-me porque o meu portátil estava lento.
Adicionalmente, o meu XP era pirata e começou a aparecer aquele avido da Microsoft que era uma cópia não fidedigna e que um dia me vinham buscar a casa na companhia da PJ e tal...
A juntar a isto, o Office tb era pirata e o Excel já não andava bom........
Começaram a aparecer depois uns pop-ups de sites manhosos (malware) também e pensei "bom, tenho de formatar isto....."
Depois de formatar e instalar mais uma cópia pirata, apercebi-me que a lentidão continuava.....
Até que aqui no AHO me disseram para experimentar um CD de Linux para verificar se o disco estava bom.
Foi aí que descobri que o disco estava nas lonas. Muitos bad sectors....demais!
Disco novo.

Quando usei o Linux para analisar o estado do disco (ainda em ambiente de instalação), fiquei curioso com o ambiente e cores do Mint. Afinal, tudo o que eu via, era novo para mim.
Pesquisei na net o que era o Linux: como funcionava, vantagens, desvantagens, comparação com Windows, que software havia......e o que mais me agradou foi o facto ser um sistema muito mais seguro que o Windows.

O facto de ser grátis (sem cópias pirata com cracks manhosos) e quase à prova de vírus e malware (saliento o quase porque hoje em dia nada é 100% seguro) foi o que me motivou a mudar.

A malta daqui ajuda no que sabe (Nuno156, OrDoS, Indigo, tgrego, augustus....desculpem se me esqueci de alguém) e na net há uma imensidão de gente que sabe a solução para quase tudo o que precisei (comunidade gigantesca)

Depois? Foi uma questão de hábito.
Já me desenrsaco suficientemente bem para um user sem grandes conhecimentos de informática porque não é a minha área.

O portátil tem 10 anos mas com Linux é um F16 !![:D]

Last edited:
Agora que tenho um ultrabook híbrido (pc+tablet) tenho o Windows 8.1.

Para já nada a dizer, a não ser a rapidez [br:)]

Agora que tenho um ultrabook híbrido (pc+tablet) tenho o Windows 8.1.

Para já nada a dizer, a não ser a rapidez [br:)]

Tenho para aqui um híbrido da Asus cujo SSD está do lado do tablet e o disco rígido fica do lado do teclado.

Comprei também uma Varidrive que supostamente faz LAN e VGA por USB3... Uma nódoa cujo suporte da Asus não consegue resolver.

Não pretendo sair do windows. Nem que seja só pelo esforço que fazem em disponibilizar o software grátis.

Tenho para aqui um híbrido da Asus cujo SSD está do lado do tablet e o disco rígido fica do lado do teclado.

Comprei também uma Varidrive que supostamente faz LAN e VGA por USB3... Uma nódoa cujo suporte da Asus não consegue resolver.

O meu é toshiba, até agora não tive quaisquer problemas.
A parte chata é o ecrã ficar sempre virado para cima, tem que estar sempre protegido.

Por aqui Mac Book Air desde Maio de 2011. Até hoje nunca crashou nem deu quelquer tipo de problema, é só meter a carregar e está sempre pronto.
Não tenciono trocar de SO numa próxima compra, não podia estar mais satisfeito com a troca que fiz em 2011.

Antes de mudar tinha tido sempre Windows.

Uso Windows tal como sempre usei. Comecei no Win 3.11 e vou no 8 passando por todos. Uns melhores, outros piores e outros simplesmente [:vm)]...

Confesso que mesmo gostando de Windows, sou comodista, sei mexer e não me chateio. Tudo é fácil, é compatível com tudo porque o "mundo", por enquanto, vive para o Windows.

Mexo com Linus devido a questões relacionadas com, primeiro começou com a faculdade, e hoje em dia relacionado com trabalho. É verdade que, em termos de performance o Linux encosta o Windows.

Mac, tive contacto há relativamente pouco tempo (3 anos). A minha esposa tinha um MBP e a chegou a casa com ele e pediu-me para o configurar, resultado: "Parecia um burro a olhar para um palácio." É normal, é tudo diferente e é uma questão de hábito, ao fim de um bocado já estava familiarizado com o básico e estava tudo configurado. Algumas coisas me fascinaram naquele "gadget" que estava a virar moda "massificada" (na altura): A durabilidade da bateria que fazia 7/8 horas na boa em que numa altura que os protáteis "normais" se aguentassem 2 horas já eram um "must", e a rapidez com que desde o momento em que uma pessoa carrega no power até ao momento em que está apto a trabalhar e entre outras coisas que não vale a pena falar.

Fascinou-me muita coisa no mundo Apple mas reparei que o mais brutal que a Apple sabe fazer é Marketing, do puro e duro e bom. Não é só Marketing que faz porque se um produto não acompanha o Marketing, morre tudo. Entretanto tenho muito contacto com coisas do mundo Apple, iPod (tenho um), iPhone (já tive), iPad (nunca tive e considero que só há pouco tempo é que começou a valer a pena comprar um tbalet que não o iPad) entre outros e a opinião (minha claro... bem sei que não é a mesma que o fãs Apple) é que os produtos não valem o preço. Os produtos são bons mas não valem o preço que custam. Questão: qual é o preço que cada produto vale? Pois é, não se consegue medir muito bem e por isso mesmo isto é uma opinião pessoal e que depende de um conjunto de factores alargado que para a minha situação se resume a isto: não vale o preço que custa, qualquer item da Apple.

Alguém referiu que se os produtos da Apple viessem com win/whatever vendiam que nem pães quentes: é verdade. A história da maçã virou uma moda, como tantas outras, em que há muita gente que com 500/700e comprava algo que servia perfeitamente mas não, gastam 2k e, e conheço bastante gente assim... só um exemplo assim meio tosco, lembro-me quando saiu o 1º iPhone andava muita gente a comprar aqueles iPhones chinocas horriveis com Android mas que por fora era 100% igual ao iPhone da Apple... :sh)

Sou totalmente de acordo que a concorrência é das coisas mais importantes para o desenvolvimento dos produtos.

Last edited:
Back