Mudança do óleo motor

astramaster

New member
Mudança do óleo! [kiss]

Qual o método aconselhado e mais eficaz de fazer a drenagem do óleo do motor?
Por aspiração (por cima) ou pelo cárter (por baixo)?

06011bg.gif

Se tiveres só um dos métodos ao teu alcance, o melhor é pelo cárter, no entanto eu como tenho ambos os métodos à minha disposição e utilizo ambos em simultâneo.

1º tiro o bujão do cárter e deixo escorrer bem, depois aspiro tudo o seja possível aspirar, o "copo" do filtro do óleo, o radiador do óleo e por fim vou ao cárter para retirar qualquer resto que esteja ao alcance da bomba de vácuo :)

vw-golf-tdi-oil-change-4.jpg

Há meninos que só se preocupam como é que a mudança de óleo é feita, mas depois são capazes de andar com o mesmo para além do razoável de tempo ou kilómetros.

Se tiveres só um dos métodos ao teu alcance, o melhor é pelo cárter, no entanto eu como tenho ambos os métodos à minha disposição e utilizo ambos em simultâneo.

1º tiro o bujão do cárter e deixo escorrer bem, depois aspiro tudo o seja possível aspirar, o "copo" do filtro do óleo, o radiador do óleo e por fim vou ao cárter para retirar qualquer resto que esteja ao alcance da bomba de vácuo :)
Podes sempre ligar o motor 10 segundos SEM NUNCA ACELERAR para ele "cuspir" restos de óleo que tenha.

Obviamente não se liga um motor a seco.
Este procedimento que eu disse, é procedimento "oficial" em muitas marcas. Mais uma vez, volto a dizer que nestes 10 segundos o motor fica SEMPRE AO RALENTI!

Tal como o eblase disse, todos os dias de manhã quando ligas o motor, o mesmo também se encontra seco, especialmente lá em cima na cabeça e não é por ai que os motores morrem, apenas é preciso ter cuidado com as puxadelas a frio.

Ligar o motor a seco? [8b][8b]

Se um motor a 900 rpms de relanti trabalhar 10 segundos faz 150 rotações sem oleo, desde quando é que isso é saudavel para o motor?

Este procedimento que eu disse, é procedimento "oficial" em muitas marcas. Mais uma vez, volto a dizer que nestes 10 segundos o motor fica SEMPRE AO RALENTI!

Tal como o eblase disse, todos os dias de manhã quando ligas o motor, o mesmo também se encontra seco, especialmente lá em cima na cabeça e não é por ai que os motores morrem, apenas é preciso ter cuidado com as puxadelas a frio.

Tens noção que ligar o motor de manhã é completamente diferente de colocar o motor a seco por 10 segundos?:confused:
10 segundos num motor sem óleo é uma eternidade.
Qualquer afirmação que diga para se colocar um motor a trabalhar sem óleo é por si só uma barbaridade e eu nem sou daqueles tipos picuinhas.

Voltar
Superior