Mudança Registo

ft10

New member
Olá amigos,

Já estive a ler uns tópicos aqui no fórum e fiquei com algumas dúvidas:

Estou prestes a comprar um carro usado. Imaginemos que o carro tem alguma penhora ou assim.. Como posso evitar isso? Mudando o registo para o meu nome, não teria problemas com isso certo? Esses casos apenas acontecem quando o comprador não faz logo a mudança de registo, correto?

Depois, de que comprovativos/documentos devo munir-me para salvaguardar qualquer situação problemática no futuro? Fotocopia do BI/NIF do vendedor não é? E comprovativo do valor da venda do carro, é necessário?

Agradecia qualquer ajuda/esclarecimento que me possam dar neste assunto,
Cumprimentos.

Olá amigos,

Já estive a ler uns tópicos aqui no fórum e fiquei com algumas dúvidas:

Estou prestes a comprar um carro usado. Imaginemos que o carro tem alguma penhora ou assim.. Como posso evitar isso? Mudando o registo para o meu nome, não teria problemas com isso certo? Esses casos apenas acontecem quando o comprador não faz logo a mudança de registo, correto?

Depois, de que comprovativos/documentos devo munir-me para salvaguardar qualquer situação problemática no futuro? Fotocopia do BI/NIF do vendedor não é? E comprovativo do valor da venda do carro, é necessário?

Agradecia qualquer ajuda/esclarecimento que me possam dar neste assunto,
Cumprimentos.

Podes pedir uma certidão permanente numa aconservatória do regsito automóvel ou pelo Automóvel Online .

Nada te garante que esteja isento de ónus ou encargos ou processos judiciais que possam estar em curso e que , não tenham sido comunicados a estes organismos .

E essa certidão tem que finalidade?

E obrigado pela ajuda :)

Se estiverem registadas penhoras ou reservas de propriedade, ficas a saber. O problema é que podem haver e não estarem registadas....

Também ficas a saber quem é o dono e a sua morada.

Mas ao mudar o registo para meu nome, essas penhoras, dívidas, etc, não deveriam ficar anuladas? eheh

Não. E se compras o carro com ónus ou encargos ou, num futuro próximo , sejam emitidos pedidos de apreensão por parte dos tribunais / finanças, ficas ou sem o carro ou então , és nomeado fiel depositário sem possibilidade de utilizar o carro até à conclusão do processo.

Não. E se compras o carro com ónus ou encargos ou, num futuro próximo , sejam emitidos pedidos de apreensão por parte dos tribunais / finanças, ficas ou sem o carro ou então , és nomeado fiel depositário sem possibilidade de utilizar o carro até à conclusão do processo.

Então a unica maneira é pedir um certificado permanente numa conservatória? E isso fica por quantos €€€?

Amigos, no site que me indicou aparecem estas 2 opções, qual devo escolher?

Sem Autenticação

• Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor
    Formulado por qualquer interessado. Deve ser indicado o nome do Requerente e a matrícula do veículo.
  • Consulta da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor
    Disponibiliza a informação registada da situação jurídica de veículos a motor ou reboques. Para aceder à consulta deve indicar o Código de Acesso.

Então a unica maneira é pedir um certificado permanente numa conservatória? E isso fica por quantos €€€?

No site são 10 €.
Amigos, no site que me indicou aparecem estas 2 opções, qual devo escolher?

Sem Autenticação

• Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor
    Formulado por qualquer interessado. Deve ser indicado o nome do Requerente e a matrícula do veículo.
  • Consulta da Certidão Permanente do Registo Automóvel dos Registos em Vigor
    Disponibiliza a informação registada da situação jurídica de veículos a motor ou reboques. Para aceder à consulta deve indicar o Código de Acesso.

A 1ª é para fazer o pedido, a 2ª é para consultar a certidão após fazer o pagamento.

Obrigado amigo MrsX :)

Já recebi a Certidão:

"Não se encontram registados e em vigor quaisquer ónus ou encargos e não
existem apresentações pendentes.
Não existem apresentações pendentes."

Já fico mais descansado! ;)

Obrigado a todos pela ajuda!

Voltar
Superior