[Sociedade] Mudar de Curso - UM

Tulipa

New member
Bom dia,

O meu filho anda na UM, 1º ano do curso de engenharia mecânica mas não está a gostar do curso e quer mudar para Física que é o que realmente gosta.

Por aqui já alguém mudou de curso? Se sim, como fez?

Ele já foi à secretaria da UM para se informar mas as respostas são tão vagas que o deixaram um pouco confuso sobre como proceder.

Alguém pode dar umas dicas?

Obrigada!

Última edição:
Eu já mudei de curso no final do meu primeiro ano. Apesar de ter mudado de curso dentro da mesma Universidade o que fiz foi voltar a concorrer no concurso nacional de ingresso no ensino superior, basicamente voltei a usar os exames nacionais e a concorrer juntamente com os alunos desse ano.

Existe a possibilidade de se pedir transferência de uns cursos para os outros, mas pelo que sei é um procedimento muito mais complicado e que costuma ter muito menos vagas disponíveis.

Bom dia,

O meu filho anda na UM, 1º ano do curso de engenharia mecânica mas não está a gostar do curso e quer mudar para Física que é o que realmente gosta.

Ele já foi à secretaria da UM para se informar mas as respostas são tão vagas que o deixaram um pouco confuso sobre como proceder.

Obrigada!

E se mudar da UM para a DOIS? :sh)

As regras é que há um certo número de vagas para concursos especiais em que algumas são atribuídas para transferências. Não conheço o caso particular da UM, mas acho que o melhor que ele tem a fazer é contactar diretamente a direção do curso a que se pretende candidatar.
Suponho que seja isto: Licenciaturas e Mestrados Integrados

Com certeza o diretor de curso deve saber como se processa a admissão através de concursos especiais.

Bom dia,

Obrigada!
Há uns anos atrás pedi transferência da UBI para a UM.

Em Julho será lançado o regulamento dos reingressos, transferências e mudanças de cursos.
Esse regulamento contém todas as informações sobre o processo (vagas, datas etc.).
O do ano passado foi lançado no dia 10 de Julho e está disponível aqui:
http://alunos.uminho.pt/Arquivo/Acesso/Despacho+RT-36_2014.pdf

Caso as específicas sejam as mesmas, a mudança de curso é directa. Normalmente há vagas específicas para alunos internos da UM.
Ele que vá fazendo as matemáticas e físicas nas mesma com o objectivo de obter equivalências que serão dadas pelo director de curso de Física.

Qualquer dúvida é só dizer.[;)]

Última edição:
Atenção aos números de vagas que costumam ser muito limitados e aos critérios que mudam conforme a Universidade, nº de cadeiras feitas, média das notas dessas cadeiras, ...

Por vezes mais que mudar de curso, para um aluno desmotivado, pode ser positivo uma "mudança de ares", mudar de Universidade.

Obrigada pelas opiniões.

Ele quer mesmo mudar para Física e quer ficar na Universidade do Minho. Também já pensou em concorrer pelo concurso nacional de ingresso mas está com algumas duvidas e precisava opiniões de quem já tenha passado por esta situação.

Ele continua a ir às aulas, até porque fez as cadeiras todas do 1º semestre com uma boa média e quer manter as de matemática e fisica.

Obrigada pelas opiniões.

Ele quer mesmo mudar para Física e quer ficar na Universidade do Minho. Também já pensou em concorrer pelo concurso nacional de ingresso mas está com algumas duvidas e precisava opiniões de quem já tenha passado por esta situação.

Ele continua a ir às aulas, até porque fez as cadeiras todas do 1º semestre com uma boa média e quer manter as de matemática e fisica.
Ele que leia o regulamento que coloquei em cima, em princípio o deste ano só alterará as datas e vagas.
No ano passado houve 1 vaga para o 1º ano e 3 para anos avançados.
Há que analisar o plano de estudos de ambos os cursos e verificar quais as cadeiras que lhe poderão dar equivalência para que, caso seja possível, entre em Física no 2º ano.

Mas quer mudar dentro da mesma Universidade ou para Outra Universidade? Se for dentro da mesma universidade não há motivo para as respostas da secretaria serem vagas. Se for para outra, faz sentido ter que perguntar na universidade para onde se pretende ir.

No entanto acho estranho que um aluno que gosta de Física se desmotive com Eng. Mecânica. Afinal de contas o curso tem muita fisica e por sinal, maior empregabilidade.

Acho que o mais fácil seria proceder a uma nova candidatura pelo Concurso Nacional de Ingresso no Ensino superior, tal como disseram aí em cima.

Os resultados dos exames nacionais são válidos durante 3 anos, por isso à partida ele entra por esse concurso, até porque mecânica é um curso com média alta e Física nem tanto. Se a ideia da transferência era transitar logo para o 2º ano por equivalências isso é mais complicado, o melhor é mesmo fazer a candidatura normal e depois pedir as equivalências, e caso as tenhas, no final de Setembro é integrado no 2º ano curricular.

Voltar
Superior