mudar de vida?

paralelo

Well-known member
a questão é simples.

Trabalho na área do comercio, ganho €1100 euros brutos e tenho praticamente 37 anos. Não tenho mulher nem filhos..

Gosto muito da agricultura, aliás dentro de 3 anos vou ter de assumir a pequena produção de mirtilos do meu pais ( cerca de 800 plantas adultas) pois o meu pai quer-se reformar do seu hobby que arranjou na reforma :)

Em 2020 candidatei-me a um projecto apícola de 300 colmeias ( saberei se foi aprovado para meio do ano)

Gostaria de submeter outro projecto na àrea dos cogumelos, mas se o fizer, terei de abandonar o meu trabalho e dedicar-me 100% à agricultura. Seria impossível estar a trabalhar e ainda ter tantos projectos agrícolas...

Que fariam no meu lugar?
Deixar-me estar quietinho no meu trabalho e ficar com os mirtilos e abelhas em part time ( sabendo que nunca conseguirei tirar partido a 100% destas "culturas" por ter o trabalho e não poder estar em todo o lado ao mesmo tempo..

Deixar o trabalho e dedicar-me a 100% â agricultura?

Que fariam?

Para já mantinha o emprego. A agricultura é das coisas mais instáveis, voláteis e inseguras que existem, devido à enorme dependência das condições meteorológicas.

Se depois vires que aquilo até tem pernas para andar, dedica-te a 100%, mas tenta sempre diversificar os projectos.

Para já mantinha o emprego. A agricultura é das coisas mais instáveis, voláteis e inseguras que existem, devido à enorme dependência das condições meteorológicas.

Se depois vires que aquilo até tem pernas para andar, dedica-te a 100%, mas tenta sempre diversificar os projectos.

sim a ideia era ter 3 projectos distintos ( 1 deles em estufa) para precaver possíveis anos de mau tempo e com isso produções menores das culturas que estão cá fora.
E sim a ideia seria só abandonar o emprego se eventualmente visse que a agricultura poderia dar alguma coisa...

Mas fico sempre com aquela ideia de trocar o certo pelo incerto....

Mais incerto que a agricultura é difícil. [;)] Ainda se estivéssemos a falar de informática ou novas tecnologias de comunicação, por exemplo...

Se quiseres dedicar-te a isso convém teres uma boa base de s€gurança que te permita sobreviver em caso de um ano (ou mais!) de tempo desfavorável ou mesmo intempéries... Bons seguros são fundamentais, mas não só.

Tenta informar-te a nível central (Ministério da Agricultura) que apoios estão previstos para pessoas que pensam em desenvolver projectos nessa área.

Boa sorte em arranjar um bom seguro de colheitas para essas volumetrias de negócio

é pouco provável fazerem seguros à produçao apícola, ainda para mais com a problemática da vespa asiática..
Mas os seguros nunca me motivaram. o meu pai tem a produção de mirtilos há uma década e nunca teve muitos sobressaltos. Uns anos dá mais, outros menos, mas a diferença não é muita. O pior ano foi no primeiro ano da chegada da mosca suzuki, mas nada de especial..

gostava de me dedicar à agricultura, mas tenho medo de não me conseguir sustentar, é que apesar de não ganhar uma fortuna, tenho emprego certo e ordenado um pouco acima da média do país...

a questão é simples.

Trabalho na área do comercio, ganho €1100 euros brutos e tenho praticamente 37 anos. Não tenho mulher nem filhos..

Gosto muito da agricultura, aliás dentro de 3 anos vou ter de assumir a pequena produção de mirtilos do meu pais ( cerca de 800 plantas adultas) pois o meu pai quer-se reformar do seu hobby que arranjou na reforma :)

Em 2020 candidatei-me a um projecto apícola de 300 colmeias ( saberei se foi aprovado para meio do ano)

Gostaria de submeter outro projecto na àrea dos cogumelos, mas se o fizer, terei de abandonar o meu trabalho e dedicar-me 100% à agricultura. Seria impossível estar a trabalhar e ainda ter tantos projectos agrícolas...

Que fariam no meu lugar?
Deixar-me estar quietinho no meu trabalho e ficar com os mirtilos e abelhas em part time ( sabendo que nunca conseguirei tirar partido a 100% destas "culturas" por ter o trabalho e não poder estar em todo o lado ao mesmo tempo..

Que fariam?

Claramente não és engenheiro, portanto vou-te fazer as perguntas que já te devias ter feito.

Quanto fazes nas 800 plantas de mirtilo? Que area é? Que máquinas tens, a quem vais vender, o que farás se tiveres uma produção numa durante 2 anos.

300 colmeias? Eu tenho 22 e sem ajuda não me safava.
Estás disposto a viver a vida solitária de um agricultor e ter em parte esse isolamento social? A nível mental acho que pode ser estagnante se não fores muito dinâmico.

Cogumelos... A quem vais vender?

O mais importante na agricultura é saber a quem vamos vender, porque é das áreas mais difíceis de acrescentar valor e aqueles projetos de cabazes pseudo bio nascem como "cogumelos".

Se estás às espera de te mudares para a agricultura para receberes dinheiro de projetos, digo-te já que já foi tempo, a não ser que sejas latifundiário.

a questão é simples.

Que fariam no meu lugar?

Que fariam?

o título fez-me lembrar a música do António Variações, ( cantada pelos Humanos )

já ouviste ? vale mesmo a pena, é cheia de sentido e é uma boa resposta à tua questão, vê em baixo

Com a agricultura podes tirar bons rendimentos, eu trabalho do IFAP ( Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas IP ), são milhões de euros vindos da Europa para distribuir ....

eu não percebo nada e nem gosto, senão aventurava-me

Mirtilios e outros frutos vermelhos são bem procurados no norte da Europa

Primeiro que tudo, tens de mudar de pasta dos dentes que essa "anda na boca de toda a gente"!

Em segundo lugar, fazia-te bem arranjar uma companhia. Desanuviavas mais e pensavas menos.

Indo agora ao cerne da questão, tenta perceber primeiro quanto conseguem os teus pais anualmente com os mirtilos e acredita que 300 colmeias dificilmente vais conseguir fazer a "gestão" delas sozinho! Tenho um amigo próximo que tem menos que isso (talvez 200) e nas alturas de "aflição" acaba por ter que recrutar a família!
Como já te disseram, é muito incerto por causa da meteo, de espécies invasoras, da concorrência, dos incêndios, das oscilações no mercado...

Eu faria o óbvio: durante algum tempo tentava conciliar e depois logo decidia, mas o primeiro passo era arranjar uma companhia, feminina ou não, isso é lá contigo! Desculpa escrever, mas bato muito nesta tecla porque depreendo do que escreves que te falta alguma estabilidade emocional...

Eu admiro estas iniciativas.

Eu gosto da vida agrícola. [kiss] mas tenho um quintal e costumo plantar e por acaso mirtilos já tive e morrem todos , e como os kiwis, não morrem mas nunca deram nada, portanto se fosse comigo, pensar em viver dos mirtilos ou kiwis seria um suicídio[:D]

Viver da agricultura, só é uma boa opção se estivermos a falar de grandes projetos.

Pequenos projetos como o que descreves, é "empobrecer alegremente".

, mas o primeiro passo era arranjar uma companhia, feminina ou não, isso é lá contigo! Desculpa escrever, mas bato muito nesta tecla porque depreendo do que escreves que te falta alguma estabilidade emocional...[/QUOTE]

Como é que depreendes de um post com meia duzia de linhas que me falta alguma estabilidade emocional???? isto é com cada um!!!!
Eu só referi que era solteiro e sem filhos para saberem que não tenho grandes encargos nem responsabilidades. Não tenho encargos com outras pessoas!!! Caso decidisse mudar de vida não teria de dar cavaco a ninguém, nem pensar que tinha um filho para criar..
Só coloquei este post pois queria opiniões fora do meu núcleo de amigos/ familia/conhecidos que não fossem influenciadas por amizades ou conhecimentos da minha pessoa.

Queria ouvir outras opiniões pois não é facil dar o passo de um trabalho certo, para outro incerto. Se me sinto realizado neste trabalho que tenho? Não, não sinto! Mas tenho de ter bastante cautela pois tenho consciência que ganho acima da média do país e saindo daqui posso nunca mais igualar o rendimento que tenho..

Sou bastante racional, especialmente a nível financeiro. Mas por outro lado não gostaria de chegar a velhote e olhar para trás e ficar a dúvida que se tivesse tentado talvez tivesse conseguido!!!...

Os mirtilos dão um valor baixo por ano. os clientes são fieis e vão aumentando de ano para ano conforme aumenta a produção. nunca daria para me sustentar.
O meu sustento teria vir das 300 colmeias. Pelos meus cálculos, feitos bem por baixo, daria para ter mais rendimento anual do que possuo actualmente. O mel seria entregue numa cooperativa...
e Colocaria um projecto de produção bio de cogumelos em troncos de madeira ( são os que gosto mais, ficam com mais sabor). Os cogumelos são bastante procurados em França, tenho alguns contactos que me poderiam ajudar..

Sem a necessidade despedires-te não existe opção fazer acordo com entidade empregadora para uma possível licença sem vencimento para pores em pratica isso que pretendes e se não fosse viável retomavas teu trabalho

Back