mudar oleo com os " restinhos "

cadilac

New member
Viva ! sempre que mudava o oleo ficava com uma embalagem com um restinho de oleo , fui guardando as embalagens e já tenho 4 embalagens que julgo será 4 ou 5 litros , o problema é que são de diferentes marcas ( feuvert , liqui moli , castrol X2 ) no entanto são todas da mesma graduação 10W40 semisintetico ( excepto o liqui moli que é 100% sintético ) será que eu posso mudar o oleo utilizando todos esses restinhos ? o motor é 1.4 gasolina do grupo PSA.
P.s. não vou mudar o filtro porque só tem 3000 kms. ( sim ando muito pouco com o carro , mas o oleo que esta dentro já tem um ano )
Obrigado.

Partindo do princípio que os óleos estão bons, podes. Eles até são obrigados a serem miscíveis.

É bom? Não é uma prática recomendável mas se o motor andar sem óleo é muito pior. Por 3000mil kms por ano e não sendo um motor muito sensível, não morre ninguém.

esquece isso dos restinhos de óleo, é comprar um garrafão novo e fazer a muda, eles óleos todos já não servem para meter no motor, já te devias ter desfeito disso tudo há muito se não te serviste dos restos dos óleos...

Isso dos restinhos é facil de resolver.
Ao mudar o oleo, colocas em primeiro lugar o resto da ultima muda e finalizas com o oleo novo (fica 0,5 l de oleo antigo e 3 ou 4 litros de oleo novo).
Assim não se acumula restinhos...

conheci um fulano que também fazia isso dos restinhos ........... mas era com o tinto no restaurante onde trabalhava[:D]
verdadeiro apreciador de vinho:sh)
tenho de perguntar se ia tudo a granel ou tinha cuidado de os separar por graduação.

Se são todos iguais em termos de viscosidade, estão bem guardados e não têm mais de 5 anos não vejo porque não.

são iguais em termos de viscosidade mas podem não ser em características.

é obvio que não faz mal a mistura, mas mesmo falando por exemplo de 2 óleos 100% sintéticos a composição e seus aditivos pode não ser misturável, compatível e perder efeito desejado.
ou seja:
podes misturar? sim
o efeito será o mesmo de usar apenas um? não

tens algum carro a gasoleo? cada vez que encheres o deposito... 1L de restinho la para dentro.
gasta-los num ápice... ha quem defenda que sim...ha quem defenda que não....

A sugestão que deram de manter o óleo mais 1 ano também é adequada.

O importante é que o carro as poucas vezes que anda consiga aquecer totalmente e fazer uns quilómetros assim.

Voltar
Superior