Mudar para discos maiores

KnowledgeUnlock

New member
Boas pessoal
Sou proprietário de um Bmw e39 e está na altura de fazer uma revisão completa ao sistema de travagem. Estou a pensar adquirir discos perfurados e fendidos de maior diâmetro em conjunto com pastilhas de cerâmica. É aqui que entra a minha dúvida. O meu carro trás como medidas de disco 298mm (atrás) e 296mm (frente), digamos que eu queria passar para uns discos á frente de 330mm o que teria de comprar para além das pastilhas e dos discos ? Algum adaptador ???

PS: tenho jante 18 penso dar nesse aspeto

Last edited:
discos, pinças, pastilhas e um pormenor se depois essa config entra na jante, e não tens de meter jantes maiores, são tudo coisas que tem de ser vistas, agora se isso depois no IPO não te vai trazer chatices só perguntando...

O IPO não verifica o tamanho dos discos.

Se forem perfurados é que pode chamar a atenção e reprovar.

Quanto à alteração tens de verificar se a bomba é igual, tubagens , maxilas... E claro discos e pastilhas

O que é que precisas?
Precisas de um adaptador para a manga de eixo original ou uma manga de eixo compatível com as as pinças maiores, que também irás precisar.

Além disso, precisas de tomar em atenção o tamanho dos pistões em relação aos originais ou seja, a área. Isso sim, pode influenciar o equilíbrio de travagem do carro.

Last edited:
Sabem onde poderei comprar pinças de maior dimensão sem ser as de 4 êmbolos ? pois são um bocadinho caras e não posso despender esse dinheiro neste momento

Sabem onde poderei comprar pinças de maior dimensão sem ser as de 4 êmbolos ? pois são um bocadinho caras e não posso despender esse dinheiro neste momento

então queres aumentar os discos tens de meter pinças grandes de 4 embolos para acompanhar... claro que brincadeira não sai barata... e a bomba tambem tem de ser mudada, a actual não chega...

Mas queres pinças maiores para quê, exactamente?
Mete um fluído de travões decente, compra uns discos e umas pastilhas (especialmente) decentes e verás que a travagem irá melhorar bastante.

O IPO não verifica o tamanho dos discos.

Se forem perfurados é que pode chamar a atenção e reprovar.

Quanto à alteração tens de verificar se a bomba é igual, tubagens , maxilas... E claro discos e pastilhas

não verifica pensas tu, e ainda para mais logo na frase seguinte referes se forem perfurados podem chamar a atenção, no IPO vem milhares de carros iguais, sabem logo a léguas ver quando aparece algo fora do original...

agora se me disseres que existe alguns inspectores que fecham os olhos é uma coisa, agora outros são rigorosos e não deixam passar nada...

Mete um fluído de travões decente, compra uns discos e umas pastilhas (especialmente) decentes e verás que a travagem irá melhorar bastante.

para nada, gastar dinheiro desnecessariamente, pois o sistema de travagem original é mais que suficiente para o carro em questão, não necessita de mais poder de travagem, a não ser que ande a alterar o carro para voar mais...

Para nada, é aí a minha questão eu apenas quero aumentar o diâmetro dos discos pois os que tenho andado a ver ( perfurados e ranhurados) só se vendem em medidas um pouco superior aos que tenho no carro.

Os discos são do genero destes:

s-l1600.jpg

Sou proprietário de um Bmw e39 e está na altura de fazer uma revisão completa ao sistema de travagem.
O que é que notas, para dizeres que está na altura de fazer uma revisão ao sistema de travagem? Quanto tempo tem o óleo dos travões? Também vais trocar? Porque é que vais para discos perfurados? Já consideras-te trocar as tuas pastilhas / discos, por pastilhas e discos de alta performance?

Edit:

Ninguém chumba na inspeção por melhorar o sistema de travagem (já me informei disso ) e se pensarmos todos um pouco, o chumbo nem sequer faz sentido pois o carro até terá maior segurança a este nivel.

Cinge-te apenas ao tamanho para o teu carro, caso contrário ou não encaixam ou vais ter um mau contacto entre a pastilha e o disco.
Em relação aos discos em si, a maior parte dos discos sólidos "perfurados" nem o são, verdadeiramente. Têm apenas pequenos sulcos. Há alguns sólidos que são verdadeiramente perfurados mas se não tiverem grande qualidade acabam por criar micro-rupturas e estás sujeito a que expludam do nada. Os flutuantes são outra farinha, em todos os sentidos.

Já o ranhuramento é bom para fazer "deglazing" às pastilhas, mas suponho que não andes a fazer trackdays nem coisas do género com o carro...
Se queres umas boas pastilhas, aconselho EBC Yellow.

O que é que notas, para dizeres que está na altura de fazer uma revisão ao sistema de travagem? Quanto tempo tem o óleo dos travões? Também vais trocar? Porque é que vais para discos perfurados? Já consideras-te trocar as tuas pastilhas / discos, por pastilhas e discos de alta performance?

Ele tá a chiar bastante, apesar de travar bastante bem ainda , a superficie dos discos já está longe de estar lisinha e não sei quando mudaram o liquido dos travões, só tenho o carro á ano e meio.

Edit:

Ninguém chumba na inspeção por melhorar o sistema de travagem (já me informei disso ) e se pensarmos todos um pouco, o chumbo nem sequer faz sentido pois o carro até terá maior segurança a este nivel.

infelizmente isso é o que todos nos pensamos quando melhoramos algo nos carros, mas a legislação Portuguesa ainda é regida por regras do século passado, quem diz travões diz muitas outras coisas...

Ele tá a chiar bastante, apesar de travar bastante bem ainda , a superficie dos discos já está longe de estar lisinha e não sei quando mudaram o liquido dos travões, só tenho o carro á ano e meio.
Tens as pastilhas vidradas, simplesmente. Se quiseres, e puderes, é só tirá-las e lixá-las um pouco.

não verifica pensas tu, e ainda para mais logo na frase seguinte referes se forem perfurados podem chamar a atenção, no IPO vem milhares de carros iguais, sabem logo a léguas ver quando aparece algo fora do original...

agora se me disseres que existe alguns inspectores que fecham os olhos é uma coisa, agora outros são rigorosos e não deixam passar nada...

No IPO não verificam o tamanho dos discos. Os travões são testados pela sua eficácia nos rolos. não pelo aspecto.

Last edited:
Para nada, é aí a minha questão eu apenas quero aumentar o diâmetro dos discos pois os que tenho andado a ver ( perfurados e ranhurados) só se vendem em medidas um pouco superior aos que tenho no carro.

Os discos são do genero destes:

s-l1600.jpg
Andas a ver nos sítios errados (neste até tens portes grátis).

Discos - https://www.oemperformance.com/home/categoria-produto/travao/discos/ebc-brakes/

Pastilhas - https://www.oemperformance.com/home/categoria-produto/travao/calcos/ebc-brakes-calcos/

Escolhe umas pastilhas EBC YellowStuff, juntamente com uns discos em condições (repara na tabela em baixo quais são os discos apropriados para as pastilhas EBC YellowStuff) e no final não vais sentir falta de maior poder de travagem.

ebc-brake-pad-rotor-selector-chart.jpg

https://ebcbrakes.com/product/yellowstuff-street-and-track-pads/

Deves também trocar o óleo dos travões (ex. ATE SL6 dot4) se o óleo tiver mais de 2-3 anos. [;)]

http://www.ate-brakes.com/products/brake-fluids/

ATE-BFSL61-2.jpg

Tens as pastilhas vidradas, simplesmente. Se quiseres, e puderes, é só tirá-las e lixá-las um pouco.
Tudo dito. apr:)

Já que não sabes quanto tempo tem o óleo dos travões, o melhor é mesmo trocar (isso é barato).

Last edited:
Andas a ver nos sítios errados.

Discos - https://www.oemperformance.com/home/categoria-produto/travao/discos/ebc-brakes/

Pastilhas - https://www.oemperformance.com/home/categoria-produto/travao/calcos/ebc-brakes-calcos/

Escolhe umas pastilhas EBC Yellowstuff, juntamente com uns discos em condições e no final não vais sentir falta de maior poder de travagem.

Deves também trocar o óleo dos travões (ex. ATE SL6) se o óleo tiver mais de 2-3 anos. [;)]

Obrigado pelos links, secalhar vou mesmo para o tamanho original e para uns EBC

Só mais uma coisa , isto é pura estética mas gostos não se discutem, eu vou pintar as minhas jantes de preto e queria por as maxilas de travão em amarelo neon

Ficará tipo isto : Será que não vou ter problemas com a cor ??

hqdefault.jpg

Back