Mudar Velas ???

Antes de gastar dinheiro, vá a uma oficina Norauto, Precision, ou Midas e faça uma revisão ao sistema eléctrico. É um valor tabelado e eles detectam o problema.

Eu pessoalmente vou à Precision e a última vez que meti velas paguei 33€, foram umas NGK de Iridium e o preço já incluiu a mão de obra. Portanto não é um serviço tão caro assim.

O problema de montar as velas reside apenas em duas situações, a folga e o aperto.

A folga apesar de vir de fábrica, pode-se ter alterado com o transporte, quanto ao aperto é preciso ter cuidado, um aperto excessivo ou uma rosca encavalitada é a morte do artista.

Podem achar que sou comodista, mas a semana passada mudei as escovas do
parabrisas e vidro traseiro, como tenho cartão Precision, tive 20% de desconto no preço das escovas e paguei 2€ de mão de obra. Por 2€ vale a pena andar à procura de escovas e estar com o trabalho de as montar?

Com as velas passa-se o mesmo, com a agravante de ser um trabalho que apesar de ser simples tem de ter os seus cuidados.

isto de o pessoal dizer que é basico mudar velas a um carro, gostava de os ver a trocar num motor boxer da alfa! [:D] Quase que temos de ser contorcionistas com as chaves para conseguir chegar ao raio das velas! Principalmente na bancada do lado esquerdo, aonde descobri que uma ainda era de origem, ao contrario das outras 3!!! [8b]

isto de o pessoal dizer que é basico mudar velas a um carro, gostava de os ver a trocar num motor boxer da alfa! [:D] Quase que temos de ser contorcionistas com as chaves para conseguir chegar ao raio das velas! Principalmente na bancada do lado esquerdo, aonde descobri que uma ainda era de origem, ao contrario das outras 3!!! [8b]

Aí a culpa não será do condutor nem das velas e sim do carro e de quem o projectou [:)]

Já que estamos a falar de velas, o Jazz vem com umas peças não usuais em cima das velas, já não é o velho cachimbo de encaixe.

Alguém pode dar uma dica sobre como se tiram estas peças?

Obrigado.

Toda a gente vende disso, possivelmente até encontras num Jumbo ou Continente.

Na volta até nas lojas dos chineses! Não sei é quanto mede um 0.1 mm deles... possivelmente dependerá da loja, do lote de fabrico, etc...

se um gajo nao tiver habilidade para enroscar uma vela...entao tem habilidade para que?[:blush:]

É mais uma questão de prática do que outra coisa. Uma pessoa até pode saber onde estão as velas, e até pode saber colocá-las no sitio, mas se não tiver aquela sensibilidade ao apertar, até pode partir a vela dentro do bloco. E depois? Depois irá ligar o motor e... Ou uma duas, ou o motor escangalha-se todo e teria de arranjar outro, ou então a parte da vela partida iria para dentro do motor para ser triturada e teriam de rezar a Deus para que os danos não fossem catastróficos. O que seriam obviamente.

E já agora, vocês não costumam colocar copaslip nas velas?
Eu coloco sempre.

É mais uma questão de prática do que outra coisa. Uma pessoa até pode saber onde estão as velas, e até pode saber colocá-las no sitio, mas se não tiver aquela sensibilidade ao apertar, até pode partir a vela dentro do bloco. E depois? Depois irá ligar o motor e... Ou uma duas, ou o motor escangalha-se todo e teria de arranjar outro, ou então a parte da vela partida iria para dentro do motor para ser triturada e teriam de rezar a Deus para que os danos não fossem catastróficos. O que seriam obviamente.

Eu coloco sempre.
grog, 2 coisas:

1. o user já está banido há muito.
2. ele estava a falar de outro tipo de velas[;)][:D]

Eu coloco sempre.

Qué que é isso????

Eu antigamente quando mudava velas punha-lhes vaselina... mas desde que mudei para carros com velas de irídio até me esqueço do que são velas... mas acho que elas ainda andam lá dentro algures...

Vaselina é mágica! Dá quase pra tudo... [:D]

Qué que é isso????

Eu antigamente quando mudava velas punha-lhes vaselina... mas desde que mudei para carros com velas de irídio até me esqueço do que são velas... mas acho que elas ainda andam lá dentro algures...

Vaselina é mágica! Dá quase pra tudo... [:D]

O copaslip é um produto semelhante à massa de cobre mas com melhores indicações.

grog, 2 coisas:

1. o user já está banido há muito.
2. ele estava a falar de outro tipo de velas
icon_smile_wink.gif
icon_smile_big.gif

:sh)[:)]

Aqui vai o preciosismo da semana:

Comprei as velas e arranjei apalpa-folgas. Foram umas NGK BP6ESZ.

Ora, a NGK diz que a folga, para o meu motor, é de 0,8mm.
O manual da Haynes diz exactamente a mesma coisa.
Já o autocolante colado no meu motor diz 0,9mm.

Sei que não há grande diferença, mas que folga punham nas velam?

Aqui vai o preciosismo da semana:

Comprei as velas e arranjei apalpa-folgas. Foram umas NGK BP6ESZ.

Ora, a NGK diz que a folga, para o meu motor, é de 0,8mm.
O manual da Haynes diz exactamente a mesma coisa.
Já o autocolante colado no meu motor diz 0,9mm.

Sei que não há grande diferença, mas que folga punham nas velam?

punha 0.8, mas qual é o carro?

se por acaso as velas vierem calibradas com 0.9 mete-as assim, a ter de mudar eu mudaria para 0.8, essa décima a mais ou a menos não vai influenciar em quase nada o comportamento do motor na minha opinião

Voltar
Superior