Multa enganada!

biza03

New member
Boas pessoal, desde já apresento as minhas sinceras desculpas por vós estar a chatear mas não sei o que fazer.
Portanto, hoje recebi uma carta registrada em casa que é uma multa por pagar, vem lá a matrícula do meu carro, os meus dados estão todos corretos, a infração foi feita no dia 10 de Abril de 2017 ás 17:58 em Viana do Castelo..... Mas eu sou de Lisboa e nunca fui a Viana do Castelo, aliás nesse dia estava a trabalhar em Palmela e nunca emprestei o carro a ninguém, só eu è que conduzo o carro.
É uma multa de 20 €, não è por dinheiro, mas custa pagar multa sem ter feito nada de mal.
O que devo fazer? Não me chatear e pagar devido ao baixo preço da multa, ou apresentar a minha defesa como por exemplo um comprovativo que estava a trabalhar, mas não posso provar do carro porque não me lembro onde estacionei o carro nessa data.
Obrigado.

Apresenta contestação, pode ter sido um erro do agente ao escrever a matricula, mas no limite pode andar alguém com uma matricula falsa igual à tua. E hoje são 20€, mas se pagares estás a admitir que estiveste em viana, e se amanhã te aparecer uma de 120 não tens como provar que não estiveste lá.

E isto falando apebas em multas.

Eu já contestei uma multa da brisa que não chegava a 1€. Gastei mais do que isso no telefonema na altura, mas no meu caso tinham-se enganado num numero da matrícula.

É como o superveloce diz. Não é pelo dinheiro se calhar porque ainda te dá algum trabalho a contestação e ainda pagarás a carta registada para enviar. Mas por princípio contesta sempre se vês que é algo injusto. Neste caso é de certeza ou um erro a escrever a matrícula ou alguém com uma matrícula falsa.

já me aconteceu.
faz como te disseram, contesta, alega que és o unico condutor e que à data o carro esteve sempre contigo e junta declaração da tua entidade patronal em como estiveste a trabalhar nesse dia bem como a indicação do o horário.

Já me aconteceu, mas tive sorte porque era uma portagem e havia fotografia e era um carro totalmente diferente do meu com matrícula falsa.

Se fosse um carro igual, imagino que fosse o cabo dos trabalhos.

Já me aconteceu, mas tive sorte porque era uma portagem e havia fotografia e era um carro totalmente diferente do meu com matrícula falsa.

Se fosse um carro igual, imagino que fosse o cabo dos trabalhos.

isso de portagens aconteceu-me recentemente e até relatei algures num tópico dedicado.
reclamação no próprio site da viva verde e resolução com devolução do montante bastante rápido.

Contesta, já me aconteceu receber nova notificação para pagar uma multa que já estava paga.
No teu caso anexava declaração da entidade patronal como nessa data estavas noutro local.

No papel da multa só vem a matrícula e o tipo de veículo, por exemplo: "12-34-AB" "Automóvel ligeiro de passageiros".

Já não me lembro do procedimento ao certo, mas se contestares podes ver a foto.

Neste caso, €20 deve ser de estacionamento, logo não deve existir registo fotográfico.

Com isto lembrei-me de outra questão.

Se a infracção for presenciada por um agente da autoridade, é certo e sabido que a palavra deles vale mais do que a nossa. Mas e se for presenciado por um fiscal de empresa privada? São equiparados a autoridades para estas funções?

Se a infracção for presenciada por um agente da autoridade, é certo e sabido que a palavra deles vale mais do que a nossa. Mas e se for presenciado por um fiscal de empresa privada? São equiparados a autoridades para estas funções?

Depende, acho que ninguém vai contestar uma contraordenação sem provas. Se as tiveres e essas forem minimamente fiáveis, a multa não é mais válida e a interferência do agente termina, à partida, no momento em que o auto foi escrito.

Contestou-se uma na empresa, um vendedor estacionou em cima de uma passadeira. O agente viu, e passou a multa. A multa chegou com o dia errado, no dia enunciado no auto a viatura estava do outro lado do país, comprovável pelo extracto da via-verde, adeus multa. Temos pena [:D]

Última edição:
Já me aconteceu apanhar uma multa de Itália sem nunca o carro ter lá estado. Por sorte, o registo da infração, apesar de ter a matrícula "correta", indicava que o carro era um Mini e o meu não é. Também tinha um registo de portagem em PT que provava que seria impossível estar em Itália à hora da infração.

Telefonei para lá e disseram-me para enviar digitalização dos documentos do carro e fotografia do mesmo. Responderam a dizer que anularam a multa.

No teu caso, tenta obter informação da Marca/Modelo do carro para mostrares que não bate certo. Tenta também ver se tens registos de portagens.

Mas o carro era da mesma marca e modelo do teu?

não sei.
simplesmente vi no estrato da via verde uma cobrança de um local que não estive e nem sequer conheço, fiz a reclamação e passado uns dias responderam a dizer que iram repor o valor cobrado na minha conta, mais uns dias e foi-me creditado na conta o montante.

no caso da multa também nunca cheguei a saber se era um carro igual ao meu, simplesmente reclamo e apresento defesa.
até agora só em multas de radares é que fico a saber qual é o carro[:D]

se a multa não é da tua responsabilidade, reclama.

Eu recebi uma multa da passagem numa portagem dum carro que, à data da infracção, não era meu. Contestei e ainda estou à espera.
Passado 1 semana, recebo 2 multas de velocidade do mesmo carro, no mesmo dia, na mesma via. Se tivesse pago a 1ª, estava bem lixado.

Voltar
Superior