Multa estacionamento ECALMA.

MrLawrence

New member
Boa noite,

Recebi na residência de um familiar (a morada que consta nos meus documentos/registos) uma carta da ECALMA referente a uma multa de estacionamento na Costa da Caparica em Agosto do ano passado.

De facto, o dia diz respeito a um Sábado e é provável que lá tenha estado, ou então não... e não fazia ideia que se pagava estacionamento ao fim de semana.

É uma carta (correio simples - dizem que tentaram um primeiro contacto por correio registado... talvez a minha avó tenha deitado fora sem se aperceber) e nela consta uma multa de 30€. Já passaram, também, os 15 dias de pagamento voluntário da mesma...

Como devo proceder?

É que, honestamente, não tenho muita vontade em pagar... desculpem lá a honestidade.

Cumprimentos
Nuno Lourenço

Boa noite,

Recebi na residência de um familiar (a morada que consta nos meus documentos/registos) uma carta da ECALMA referente a uma multa de estacionamento na Costa da Caparica em Agosto do ano passado.

De facto, o dia diz respeito a um Sábado e é provável que lá tenha estado, ou então não... e não fazia ideia que se pagava estacionamento ao fim de semana.

É uma carta (correio simples - dizem que tentaram um primeiro contacto por correio registado... talvez a minha avó tenha deitado fora sem se aperceber) e nela consta uma multa de 30€. Já passaram, também, os 15 dias de pagamento voluntário da mesma...

Como devo proceder?

É que, honestamente, não tenho muita vontade em pagar... desculpem lá a honestidade.

Cumprimentos
Nuno Lourenço

Boa noite,

O pagamento ao fim de semana, sábados principalmente, é prática comum há já algum tempo, e sobretudo nas grandes cidades, mas realmente não tens obrigação de o saber.

Em relação ao contestar a multa, vais perder tempo e até te aconselho a paga-la já. Um amigo que vive em Almada recebeu uma que ignorou, no mesmo valor da tua, e no mês passado (altura que fez um ano), recebeu uma carta do tribunal com uma de 100 euros, escusado será dizer que a pagou no mesmo dia.

Ninguém tem vontade de pagar e esses gajos tb já me fizeram a folha algumas vezes... mas fica mais barato pagar antes de ir parar a tribunal.

Podes sempre protelar e esperar pelo mau funcionamento dos tribunais... é uma opção tua! :confused:

Boa noite,

Como devo proceder?

Cumprimentos
Nuno Lourenço

Eles agora não deixam nada no vidro do carro? podes contestar e assim só empatas se o fizeres no tempo devido. Eu recebi uma e contestei, agora aguardo. Posso ter que pagar na mesma mas pelo menos fiz algo. No meu caso, mandaram-me a multa com o nome errado!!

Liguei à ECALMA e a resposta deles é que, como fui notificado via correio em Novembro do ano passado (eu vou a casa do meu familiar esporadicamente e já passaram os 15 dias úteis para pagamento voluntário), a situação já foi encaminhada para a ANSR...

Liguei para a ANSR (após imensas tentativas de chamada... parecem o IMTT...) e os mesmos não tinham nenhum registo dessa situação... disseram-me, no entanto, que como têm uma "pilha" de processos para registar no sistema, talvez seja esse o motivo pelo qual ainda não surge nada relativo a essa multa.

Aconselhamento que me foi dado: "pague a multa (os tais 30€) e assim poupa o agravamento da mesma que serão 15€... embora, muito provavelmente, não se livra das custas administrativas de abertura do processo que serão perto de 55€...".

Talvez espere pela carta da ANSR... que fariam? Carta de resposta a contestar? Como contesto?

No vidro do carro, que me lembre, não tinha nada... mas eu deito fora tanta publicidade que me põem no pára-brisas...

Boas,

Recebi na passada segunda feira uma carta registada da ANSR referente a esta multa de estacionamento na Costa da Caparica em Agosto do ano passado.

O valor em causa são 97,50€ (que podem ser pagos até Dezembro deste ano) e é passível de impugnação durante 15 dias úteis após a data da recepção da carta.

Consultei uma colega (advogada de formação) e a mesma vai-me fazer o favor de impugnar a multa por carta, referindo que entretanto (com a demora de todo o processo) a multa prescreve (os tais 2 anos, o que ocorrerá em Agosto de 2015).

Para quem já impugnou multas referentes a empresas de estacionamento, este "meu" procedimento tem boas probabilidades de sucesso?

Se a impugnação não for aceite os valores da multa poderão aumentar ou este valor (97,50€) mantêm-se, mudando apenas a decisão (que passará a ser definitiva, uma vez que a impugnação não foi aceite)?

Cumprimentos

Boa noite,

Como devo proceder?

Cumprimentos
Nuno Lourenço

Contesta. 99,99% de nao haver resposta antes dos 2 anos.

Contesta. 99,99% de nao haver resposta antes dos 2 anos.

Obrigado DrSmart pela resposta isenta de julgamento pessoal. :) Sei que as multas não aparecem por acaso, mas tenho quase a certeza que, na data indicada, andava pela Aroeira, daí a minha nula vontade em pagá-la.

Aí o mestre "DTi" é que parece o moralista cá do sítio.

Fazes bem se não pagares - se querem regular o estacionamento que não o façam à custa do dinheiro que custa a ganhar a todos, essas pseudo empresas dos estacionamentos são todas um antro de pagamento de favores político/partidários.

Para regular o estacionamento podem usar o sistema de discos com hora de chegada que é utilizado em muitos bons países europeus.

Disc parking - Wikipedia, the free encyclopedia

Last edited:
Paga e não bufa que é o que sempre ouvi dizer. Se não pagas os 30€ ja sabes que depois é sempre a somar.
Ps: So agora que reparei que isto é desenterro...

Boas,

Recebi na passada segunda feira uma carta registada da ANSR referente a esta multa de estacionamento na Costa da Caparica em Agosto do ano passado.

O valor em causa são 97,50€ (que podem ser pagos até Dezembro deste ano) e é passível de impugnação durante 15 dias úteis após a data da recepção da carta.

Consultei uma colega (advogada de formação) e a mesma vai-me fazer o favor de impugnar a multa por carta, referindo que entretanto (com a demora de todo o processo) a multa prescreve (os tais 2 anos, o que ocorrerá em Agosto de 2015).

Para quem já impugnou multas referentes a empresas de estacionamento, este "meu" procedimento tem boas probabilidades de sucesso?

Se a impugnação não for aceite os valores da multa poderão aumentar ou este valor (97,50€) mantêm-se, mudando apenas a decisão (que passará a ser definitiva, uma vez que a impugnação não foi aceite)?

Cumprimentos

O valor apresentado diz respeito ao valor da coima pelo mínimo, presume-se de 30€ + o valor das custas. O valor pode atingir em última instância o valor máximo da coima prevista , neste caso , 150 €.
Agora é fazer contas. Vale apena pagar os 97,50 € ou os honorários da advogada ?

O valor apresentado diz respeito ao valor da coima pelo mínimo, presume-se de 30€ + o valor das custas. O valor pode atingir em última instância o valor máximo da coima prevista , neste caso , 150 €.
Agora é fazer contas. Vale apena pagar os 97,50 € ou os honorários da advogada ?

Por parte da advogada (que é uma colega de trabalho) o único custo são as despesas de correio, pois trata-se de um favor (apesar de não gostar deste termo) ao qual a mesma se disponibilizou a prestar.

Uma das questões por mim colocadas era se, caso a impugnação da multa não fosse aceite, o valor da mesma poderia sofrer algum tipo de agravamento.

A outra questão era mais subjectiva: dependendo da experiência de cada um neste tipo de situações, uma vez que faltam cerca de 10 meses para a prescrição da multa, se poderia esperar sair bem sucedido desta situação.

Por parte da advogada (que é uma colega de trabalho) o único custo são as despesas de correio, pois trata-se de um favor (apesar de não gostar deste termo) ao qual a mesma se disponibilizou a prestar.

Uma das questões por mim colocadas era se, caso a impugnação da multa não fosse aceite, o valor da mesma poderia sofrer algum tipo de agravamento.

A outra questão era mais subjectiva: dependendo da experiência de cada um neste tipo de situações, uma vez que faltam cerca de 10 meses para a prescrição da multa, se poderia esperar sair bem sucedido desta situação.

Fases do processo :
http://www.ansr.pt/LinkClick.aspx?l...D+I+(PDF).pdf&tabid=70&mid=914&language=pt-PT

Back