Multa por levantar o tel!

Já colocaram aí a lei.

E não é nada dúbia, em nenhum ponto fala em olhar para o telemóvel, fala em utilizá-lo, requerendo o seu manuseamento continuado.

Para mim são argumentos bastante fortes e válidos para seguir com a reclamação.

Eu tenho kit, e também tenho que olhar para o telemóvel (ou visor do kit) para ver quem é que me está a ligar. Para atender não tenho que carregar no botão do telemóvel mas tenho que carregar no do kit. Qual é mesmo a diferença?

:confused:

nem 8 nem 80!

mesmo em AE, vou olhando para o espelho interior e exterior. como tal, também deveria ser multado...[8b]

a atitude do policia, foi extrema.

eu muitas vezes, se o telele toca, vejo quem é e caso decida atende, encosto, atendo e resolvo.

agora por olhar?? por amor de deus!! haja pachorra para estes gajos!

e sim, a bofia tem medo dos mitras bem como dos "doutoures engravatados", como aqueles que passam diariamente em frente do posto da PSP do Estoril, com os putos à solta dentro do carro, a caminho da escola[8b]

parece o combate á corrupção, apanham um com 100 e fecham os olhos a quem "negoceia" 1.000.000!

Teve azar mas foi bem multado, isso é ponto assente.
Se tens algo contra, cabe-te estudar e mudar a lei!
Quanto ao medo, e ao resto que referes, tens o habitual discurso de quem não sabe o que diz. Não sabes como as coisas funcionam, não dispares no vazio...

Se fosse comigo, teria acompanhado o agente á esquadra e falado com o "chefe".

Situação ridícula...não no excesso de zelo, mas no excesso de falta de inteligência por parte do senhor policia.

TU é que o acompanhavas???? [:)]

Está aqui muita gente a colocar em causa a actuação do agente, mas ninguém põe em questão a veracidade dos factos relatados pelo autor do tópico! (Massas, sem ofensa)

Last edited:
À uns tempos foi feito um estudo onde ficou comprovado que o elemento mais perigoso do uso do telemóvel não é o conduzir com uma mão nem tirar os olhos da estrada mas sim a distracção a que a conversa leva. A pessoa ao "envolver-se" na conversa perde a concentração na estrada.

Nunca vos aconteceu por exemplo irem a pensar em qualquer coisa ou irem atentos ao que vai a dar no rádio e passado imenso tempo não se lembrarem praticamente de nada relativamente à condução nos últimos kilómetros?

Há muitos anos que uso GPS no telemóvel e não estou a fazer conta de deixar usar dentro em breve.. Claro que tento não dar nas vistas, mas para todos os efeitos aquilo é tal e qual um GPS "verdadeiro". Até porque há telemóveis que inclusivamente dão para colocar offline todas as funções de telemóvel.

Last edited:
Teve azar mas foi bem multado, isso é ponto assente.
Se tens algo contra, cabe-te estudar e mudar a lei!
Quanto ao medo, e ao resto que referes, tens o habitual discurso de quem não sabe o que diz. Não sabes como as coisas funcionam, não dispares no vazio...

parece que quem não sabe o que diz és tu!

a lei pode ser aplicada de forma cega ou de uma forma ponderada, o que não foi o caso.

eu deixava ir para tribunal.

depois, quanto aos tiros no vazio, eu não disparo, vejo disparar e tudo o que escrevi está mais que fundamentado.
caso duvides, podes vir até ao Estoril e ver o que se passa. mais, antes ainda era mais flagrante, quando a esquadra era onde hoje é a telepizza.
em relação à policia/gnr fechar os olhos para essas situações em relação aos mitras, sai de casa, pode ser que vejas situações interessantes.

caso sejas da psp/gnr, sabes tão bem o que se passa, tão bem e melhor que eu.

A quem diz que o agente foi zeloso demais e que não há problema em pegar no telemóvel para ver quem está a ligar, já levaram com uma dessas excelências por trás? Pois eu já, páro numa passadeira, nisto está uma mãe a atravessar com o seu filho de meses na cadeirinha, vejo pelo retrovisor uma carrinha dos congelados a aproximar-se cada vez mais depressa, só tive tempo para gritar à mulher para sair da frente e nisto o imbecil entra-me pela traseira do carro adentro, desfez-me a traseira até quase a meio do carro - um FIAT Punto de 95 - e ainda fui parar uns bons metros à frente. Se não tivesse avisado a mulher, tinha-lhe passado por cima. E sabem porque é que isto aconteceu? Porque o imbecil dos congelados vinha com o telemóvel na mão e com os olhos postos na maquineta para ver quem é que lhe estava a ligar. E ainda teve a lata - como alguns estão a ter aqui - de dizer ao agente que depois apareceu que não vinha a falar ao telemóvel, que era só para ver quem estava a ligar. Por isso, telemóvel dentro do carro é para esquecer. Automatizem esse movimento, assim como entram no carro e metem o cinto, entrem no carro e esqueçam que têm telemóvel. Senão, habilitam-se a serem multados e depois não se queixem.

A quem diz que o agente foi zeloso demais e que não há problema em pegar no telemóvel para ver quem está a ligar, já levaram com uma dessas excelências por trás? Pois eu já, páro numa passadeira, nisto está uma mãe a atravessar com o seu filho de meses na cadeirinha, vejo pelo retrovisor uma carrinha dos congelados a aproximar-se cada vez mais depressa, só tive tempo para gritar à mulher para sair da frente e nisto o imbecil entra-me pela traseira do carro adentro, desfez-me a traseira até quase a meio do carro - um FIAT Punto de 95 - e ainda fui parar uns bons metros à frente. Se não tivesse avisado a mulher, tinha-lhe passado por cima. E sabem porque é que isto aconteceu? Porque o imbecil dos congelados vinha com o telemóvel na mão e com os olhos postos na maquineta para ver quem é que lhe estava a ligar. E ainda teve a lata - como alguns estão a ter aqui - de dizer ao agente que depois apareceu que não vinha a falar ao telemóvel, que era só para ver quem estava a ligar. Por isso, telemóvel dentro do carro é para esquecer. Automatizem esse movimento, assim como entram no carro e metem o cinto, entrem no carro e esqueçam que têm telemóvel. Senão, habilitam-se a serem multados e depois não se queixem.

Deves ter cá apanhado um susto! Mas ainda tiveste presença para avisar a pedestre,podia ter corrido bem pior esse episódio... :(

acho que é entrar por extremismos.
posso perfeitamente ir a olhar para o belo cu da menina no passeio e entrar-te pelo carro adentro.

antes dos telemóveis, já havia acidentes desses.

que se penalize o uso, ok, agora "olhar" e pousar, não aceito de todo. se pegar no ipod, pode acontecer o mesmo... na revista da "GINA", etc.

como disse, deixava ir para tribunal, já que não houve uso do mesmo, mesmo esquecendo o "continuado".

refiro-me a olhar e pousar.
olhar e ficar a ver as fotos da prima, já será outra conversa...

Deves ter cá apanhado um susto! Mas ainda tiveste presença para avisar a pedestre,podia ter corrido bem pior esse episódio... :(

Não sei porquê, quando páro nas passadeiras dá-me sempre para ficar com um olho no peão e outro no espelho a controlar o trânsito lá de trás e naquele dia só me lembro de ver uma carrinha a ficar cada vez maior e a vir depressa demais para travar a tempo. O gajo nem sequer travou, enfiou-se todo pelo meu carro adentro. Ainda andei uns tempos com aquelas coisas no pescoço que fiquei dorido com o efeito de chicote.

Tás ai a confundir as coisas! Uma é ser nabo e fazer uma coisa dessas, outra é simplesmente pegar no telemovel[8b]

Aconteceu recentemente a uma amiga minha que foi multada e reclamou alegando que ao pegar no tlm apenas não era uso continuado, havia lacunas na lei, etc....
Já passei por ela diversas vezes e observei que ía a escrever sms enquanto conduzia, e isso nota-se bem!!!
Avisei-a vezes sem conta para pagar e esquecer até pk tinha sido bem multada, disse que o valor ía de 120 a 600 € e ela é que decidia quanto queria pagar....
Pouco tempo depois recebeu carta da ANSR para pagar 300 Euros.... [8b]

O mesmo digo ao autor do tópico, ele já aqui admitiu ter pegado no tlm e já vêm aqui com a história do uso continuado ou não...
Ele que reclame e venha depois aqui contar a história... Simples!

ZOMBIL, eu sei bem o que se passa. Por isso te digo que para muitos mesmo, multar mitras ou engravatados com a p... da mania é bastante "gratificante" por saberem que cumprem o seu trabalho e, ao mesmo tempo sabem distinguir essas situações de outras em que o cidadão comum, cumpridor e trabalhador comete uma falha menor e merece, pela parte do agente, alguma compreensão. Mas cada caso é um caso.

Aconteceu recentemente a uma amiga minha que foi multada e reclamou alegando que ao pegar no tlm apenas não era uso continuado, havia lacunas na lei, etc....
Já passei por ela diversas vezes e observei que ía a escrever sms enquanto conduzia, e isso nota-se bem!!!
Avisei-a vezes sem conta para pagar e esquecer até pk tinha sido bem multada, disse que o valor ía de 120 a 600 € e ela é que decidia quanto queria pagar....
Pouco tempo depois recebeu carta da ANSR para pagar 300 Euros.... [8b]

O mesmo digo ao autor do tópico, ele já aqui admitiu ter pegado no tlm e já vêm aqui com a história do uso continuado ou não...
Ele que reclame e venha depois aqui contar a história... Simples!

ZOMBIL, eu sei bem o que se passa. Por isso te digo que para muitos mesmo, multar mitras ou engravatados com a p... da mania é bastante "gratificante" por saberem que cumprem o seu trabalho e, ao mesmo tempo sabem distinguir essas situações de outras em que o cidadão comum, cumpridor e trabalhador comete uma falha menor e merece, pela parte do agente, alguma compreensão. Mas cada caso é um caso.

afinal, estamos de acordo.
há de tudo como na farmácia.
desde já faço o meu louvor aos agentes dignos desse nome.

Há sim. Mas não me parece que aqui o Massas ao reclamar a multa dizendo que foram "só" 3 segundos para ver quem lhe ligava vá ajudar muito á situação..

partindo do principio de que o que ele diz é verdade, acho exagerado a actuação policial.

caso o "olhar" por 3 segundos se mantivesse ou durasse...

Ha aqui algo que nao bate muito certo como e que o agente viu te o telemovel???a nao ser que ele fosse pendurado no teu carro a olhar para la dentro..esses tres segundos devem ter sigo bem longos e deves ter levantado o telemovel bem alto lol cumps

Já foi postado a lei e o agente limitou-se a cumprir...Portanto não consigo perceber tanta dúvida do pessoal. Teria sido bem mais barato ter um auricular bluetooth, que custa meia dúzia de euros, que pagar os 120...

Já foi postado a lei e o agente limitou-se a cumprir...Portanto não consigo perceber tanta dúvida do pessoal. Teria sido bem mais barato ter um auricular bluetooth, que custa meia dúzia de euros, que pagar os 120...

ERRADO! A lei diz que não se pode UTILIZAR o telémovel enquanto se conduz, o que é perfeitamente normal.

Ao que percebi o user em questão, não estava a falar, não estava a escrever mensagens, não estava a jogar no telemovel. Apenas olhou para ver quem estava a ligar.

Qualquer pessoa do mundo faria isso. Se me ligarem é ÓBVIO que vou olhar para saber quem é, mesmo que não atenda.

Back