Multa por levantar o tel!

USO DE TELEMÓVEL DURANTE A CONDUÇÃO:

o A utilização de telemóvel durante a condução, só é permitida se for utilizado auricular ou sistema alta voz que não implique manuseamento continuado. A infracção a esta disposição é sancionada com coima de 120 a 600 euros e passa a ser considerada contra-ordenação grave. ( Art.ºs 84.º e 145.º )

Ou seja, tendo um kit mãos livres é permitido manusear o telemovel, desde que não continuadamente... se este foi o seu caso, na minha opinião, deveria reclamar da multa!

E já agora acrescentar, que se for um auricular com duas saídas, para cada orelha, só se pode usar uma enquanto se conduz.

Tás ai a confundir as coisas! Uma é ser nabo e fazer uma coisa dessas, outra é simplesmente pegar no telemovel[8b]

Então, mas foi por pegar no telemóvel para ver quem é que estava a ligar, exactamente o que aconteceu aqui com o user que abriu o tópico, que levei com a carrinha dos congelados por trás.

Então, mas foi por pegar no telemóvel para ver quem é que estava a ligar, exactamente o que aconteceu aqui com o user que abriu o tópico, que levei com a carrinha dos congelados por trás.

Isso é como tudo, poderia ter sido ao piscar os olhos, a olhar para o cu duma gaja, a mexer no famoso gps, a mudar a estação do rádio, a olhar para o velocimetro...são coisa que acontecem.

ERRADO! A lei diz que não se pode UTILIZAR o telémovel enquanto se conduz, o que é perfeitamente normal.

Ao que percebi o user em questão, não estava a falar, não estava a escrever mensagens, não estava a jogar no telemovel. Apenas olhou para ver quem estava a ligar.

Qualquer pessoa do mundo faria isso. Se me ligarem é ÓBVIO que vou olhar para saber quem é, mesmo que não atenda.

Olhou apenas não, agarrou nele. E por 3 segundos apenas não deve ter sido...
É que ao fazeres como ele, pode ser que numa dessas alturas, te aconteça o ÓBVIO... [;)]

Aquele instante em que pegaste no telemóvel e olhaste para o ecrã para ver quem era podias ter atropelado mortalmente alguém, por isso acho bem que tenhas sido multado. As pessoas ainda não se convenceram que quando entram no carro, é para esquecer o telemóvel. Não se mexe, não se olha, não se toca. Agora cobra os 120 euros a quem te ligou. ;)

Toma cuidado, nunca deixes de olhar para a frente só porque querias ver pelo espelho do meio.

Nunca deixes de olhar para o espelho esquerdo só porque querias olhar para o direito e vice versa.

Nunca tires os olhos da estrada nem para ver se o rádio está ligado ou para mudar de estação.

Nunca tires os olhos da estrada só para regular o climatizador.

E...pronto, etc.

USO DE TELEMÓVEL DURANTE A CONDUÇÃO:

o A utilização de telemóvel durante a condução, só é permitida se for utilizado auricular ou sistema alta voz que não implique manuseamento continuado. A infracção a esta disposição é sancionada com coima de 120 a 600 euros e passa a ser considerada contra-ordenação grave. ( Art.ºs 84.º e 145.º )

Ou seja, tendo um kit mãos livres é permitido manusear o telemovel, desde que não continuadamente... se este foi o seu caso, na minha opinião, deveria reclamar da multa!

portanto, eu tenho bluetooth ligado ao tlmv, se eu pegar no telemovel pra ver quem é, qual é a diferença para o autor do tópico? lol

Compreendo o teu ponto de vista, mas vamos nos por no lugar do agente. Vê te com o telemóvel na mão, logo de imediato manda-te parar! Tu mesmo explicando que ias apenas a ver quem te estava ligar, quem garante ao agente que estas dizer verdade? Podias a ir mandar uma msg, ou mexer no telemóvel. Aliado a isto, a multa a ele faz-lhe jeito, juntando o útil ao agradável foi um rico pretexto que lhe deste, infelizmente! Tem mais cuidado para a próxima pá! [;)]

Compreendo o teu ponto de vista, mas vamos nos por no lugar do agente. Vê te com o telemóvel na mão, logo de imediato manda-te parar! Tu mesmo explicando que ias apenas a ver quem te estava ligar, quem garante ao agente que estas dizer verdade? Podias a ir mandar uma msg, ou mexer no telemóvel. Aliado a isto, a multa a ele faz-lhe jeito, juntando o útil ao agradável foi um rico pretexto que lhe deste, infelizmente! Tem mais cuidado para a próxima pá! [;)]

eu digo ao agente que o meu pda é na verdade um gps, e mostro-lhe o tom tom a funcionar... [:D]

E já agora acrescentar, que se for um auricular com duas saídas, para cada orelha, só se pode usar uma enquanto se conduz.
Na melhor das hipóteses, pois já tive um amigo que pagou como se não levasse auricular mesmo só indo a usar um deles, o agente disse que ele podia ir a ouvir musica e que tal era proibido:sh)... que dizer dos Auto-rádios ou das discotecas ambulantes[8b].

Quanto ao tópico não concordo com a multa mas percebo-a... tenho Radio com BT integrado e que me permite atender ou rejeitar chamadas(e remarcar a ultima) mas se tiver de atender preciso de olhar primeiro para o telemóvel... Por isso apesar de estar dentro da lei era multado na mesma aparentemente[s)]

Aquele instante em que pegaste no telemóvel e olhaste para o ecrã para ver quem era podias ter atropelado mortalmente alguém, por isso acho bem que tenhas sido multado. As pessoas ainda não se convenceram que quando entram no carro, é para esquecer o telemóvel. Não se mexe, não se olha, não se toca. Agora cobra os 120 euros a quem te ligou. ;)

Não sei se isto é a gozar se a falar a sério... [8b]

Caso seja a sério, espero bem que nunca alteres o som do teu auto-rádio.. nem ligues o a/c, pois para ligares o a/c tens de olhar para o botão e logo ai perdes 2segundos.. ve lá se atropelas alguém...

Isto há com cada um.. que até mete medo :sh)

Vocês esquecem-se de que o CE também tem uns artigos no sentido que indicam que o condutor só pode tirar as mãos do volante para manusear a caixa de velocidades e acessórios do carro...

[:p] [:p] [:p]

Não deve ter sido um "manuseamento" tão pouco relevante. É que ainda preciso um bocado para alguém atrás e fora do carro ver o condutor a levantar o tlm...

Eu reclamava. O polícia não tem razão. A lei fala em "que não implique manuseamento continuado", não fala que não podes tocar no telemóvel. Isso é ridículo.

Se calhar também me multam de cada vez que for a olhar para o ecran do rádio (bluetooth) para ver quem está a ligar, ou tocar na tecla do painel central para atender...

Façam uma sondagem!!! [:D]
De qualquer forma é muito fácil dar opinião e dizer "reclama" quando o dinheiro é dos outros...

O agente vê o condutor com o telemóvel na mão e multa. Não acho nada de estranho nisso.

Eles passam o dia a ouvir as desculpas mais esfarrapadas e tornam-se imunes.

Todos os que estacionam mal, foi só por cinco minutos. Os que passam sinais vermelhos, quando olharam ainda estava amarelo e por aí fora.

A culpa da reacção dos agentes em muitas situações são as mentiras constantes que eles têm de ouvir diariamente.

Desculpem la estar um pouco ausente do topico mas nao tive por ca..

Ha aqui algo que nao bate muito certo como e que o agente viu te o telemovel???a nao ser que ele fosse pendurado no teu carro a olhar para la dentro..esses tres segundos devem ter sigo bem longos e deves ter levantado o telemovel bem alto lol cumps
Simples levantei o telemovel sensilvelmente a altura do volante.. se calhar se tivesse visto ao pe do punho das mudanças a historia era outra

Eu no fundo percebo a atitude do agente, por nao saber o que estava a fazer, e como ja foi dito aqui por ouvirem as mais variadas desculpas... mas a justificaçao que ele me deu nao me convenceu em nada... porque assim havia muita coisa que podia ser sujeita a multa...

Vou falar com o meu advogado para ver se compensa ou nao..

Desculpem la estar um pouco ausente do topico mas nao tive por ca..

Simples levantei o telemovel sensilvelmente a altura do volante.. se calhar se tivesse visto ao pe do punho das mudanças a historia era outra

Eu no fundo percebo a atitude do agente, por nao saber o que estava a fazer, e como ja foi dito aqui por ouvirem as mais variadas desculpas... mas a justificaçao que ele me deu nao me convenceu em nada... porque assim havia muita coisa que podia ser sujeita a multa...

Vou falar com o meu advogado para ver se compensa ou nao..

Se tivesses visto ao pe das mudanças, a policia não via. É simples e lógico. Agora porque não fizeste isso? E quem me diz que não ias ao telemóvel e que estavas a desligar e a olhar para o valor da chamada?

Há muitas e variadas desculpas e o policia tem a sua razão. Já tive um colega meu que foi mandado parar porque ia com um maço de tabaco (Marlboro) na mão e o policia insistia que era um telemóvel.

No fim vai ser a tua palavra contra a dele. Mais, não tens qualquer prova que não mexeste no telemóvel, até porque tu admitiste isso junto do policia. E quantas vezes já não mexeste no telemóvel ou foste a falar e não foste apanhado? Não me digas que foi a primeira vez que mexeste num telemovel dentro de um carro em andamento.

Não estou com o intuito de ser moralizador, até porque esse papel não me fica bem. Bem sei que estas chateado, porque multaram-te mal (na tua opinião) e há por ai muita ave rara que passa dias inteiros ao telemovel e não acontece nada.

Houve alguem que referiu os auriculares de duas saidas. Esses auriculares são proibidos mesmo que só se use uma das saidas. Apenas é autorizado auriculares com uma saida. E está bem escrito na lei.
Já agora, existe outra lei que indica que o condutor tem de ir com as duas mãos no volante, podendo tirar uma delas para mexer na caixa de velocidades e acessorios da viatura (e neste capitulo penso que esta descrito quais os elementos e na altura não havia GPS, por isso é proibido mexer).

Qualquer dia o estado tem de mandar toda a gente tirar a carta novamente, para ver se sabem o código. Ou pelo menos é uma forma de as pessoas tentarem andarem informadas e seja uma bela forma de baixar a sinistralidade.

Para mim o polícia devia e tinha de esperar para o ver a utilizar o telemóvel para o poder multar. Deduzir não faz parte das funções, não dá direito a multa e não é prova. Caso assim fosse, o polícia podia multar alguém porque deduzia que ele antes ia em excesso de velocidade, se visse um carro perto de um sinal amarelo podia virar costas e multá-lo por deduzir que o veiculo não ia parar e passaria com o vermelho, etc...
Se só o viu levantar o telemóvel não tem base legal para multa. A meu ver, claro.

Só vou comentar uma coisa...
Só santos neste forum que nem sequer olham pra loiraça que vai atravessar a passadeira.
Ah, e nem sequer tiram as mãos do volante para, sei lá, meter uma velocidade, ou sequer por o volume do rádio mais baixo.
Em suma, só santinhos :sh)

Back