Multa

r00ki3

New member
Bom dia malta,

No domingo de manhã, a cerca de 100m de um acidente que estava na estrada nacional, ultrapasso um ciclista e provavelmente terei calcado a linha contínua. O polícia que estava a tomar conta da ocorrência do acidente, viu e ordenou que parasse. Ele alegou que eu vinha a par com o ciclista e não tinha como fazer isso sem ser a calcar a linha, mas eu passei-o onde existe uma paragem e a via alarga ali, mas eu assumo que tenha calcado contudo, não posso ter a certeza que calquei, muito menos ele que estava a mais de 100m e a tratar de um acidente. Ele lá pediu os documentos, mas não me passou a multa na hora porque estava a tomar conta do acidente que tinha feridos e eu lá parado ainda estava a embaraçar mais o trânsito. A minha dúvida é: agora se ele decidir colocar lá que eu vinha a falar ao telemóvel eu não tenho maneira de me defender disto, não é? É a primeira vez que sou parado na estrada por causa de uma multa em mais de 12 anos de carta :D

Mas ele parou-te pelo risco contínuo ou por usares o telemóvel?!? :confused: De qualquer modo, ele pode muito bem enviar-te a multa mais tarde, se é essa a tua dúvida.

Bom dia malta,

No domingo de manhã, a cerca de 100m de um acidente que estava na estrada nacional, ultrapasso um ciclista e provavelmente terei calcado a linha contínua. O polícia que estava a tomar conta da ocorrência do acidente, viu e ordenou que parasse. Ele alegou que eu vinha a par com o ciclista e não tinha como fazer isso sem ser a calcar a linha, mas eu passei-o onde existe uma paragem e a via alarga ali, mas eu assumo que tenha calcado contudo, não posso ter a certeza que calquei, muito menos ele que estava a mais de 100m e a tratar de um acidente. Ele lá pediu os documentos, mas não me passou a multa na hora porque estava a tomar conta do acidente que tinha feridos e eu lá parado ainda estava a embaraçar mais o trânsito. A minha dúvida é: agora se ele decidir colocar lá que eu vinha a falar ao telemóvel eu não tenho maneira de me defender disto, não é? É a primeira vez que sou parado na estrada por causa de uma multa em mais de 12 anos de carta :D

Não percebi a questão do telemóvel. Estavas ao telemóvel? Se não estavas, não te vai multar por isso não é? A partida, não te vai multar, mesmo porque não tem a certeza do que viu.

Já me aconteceu parecido, e estava ao telemóvel, há uns anos. Na circunvalação, um carro que não respeita o stop e mete-se na estrada a papo seco. Consigo desviar quase sem travar, e ultrapassar, olho pelo espelho e um carro da brigada quase que batia no gajo. Mais a frente, já no Hospital de S. João, o agente manda-me parar, disse que vinha ao telemóvel (Sim, vinha) e que quase que causava um acidente. Não contestei o facto de estar ao telemóvel, mas argumentei que quem quase causava o acidente foi a besta que sem meteu na estrada sem ver se podia, e eu só desviei porque não tinha ninguém ao meu lado. (Não disse que os gajos eram azelhas e que quase que batiam. [:D]). Bem, o que é certo é que dessa safei-me, mandou-me seguir a minha vida.

Não entendo qual é a dúvida. Tu próprio reconheces que não tens a certeza se não pisaste mesmo a linha. Ou seja estás a desvalorizar o teu próprio testemunho dado que reconheces não saber. Então se é assim porque achas que o polícia não viu ou está a mentir? Sim ele pode inventar mas porque haveria ele de fazer isso? Não tem nada a ganhar.

Além do mais provavelmente não deste a devida distância de segurança para a bicicleta.

Já agora não esquecer que ele pode também ir por uma outra perspectiva que é estares a fazer uma ultrapassagem perigosa uma vez que a realizaste perto do local onde está um acidente em resolução.

Enfim, se tu próprio reconheces que não sabes se fizeste asneira parece-me no mínimo sacudir a água do capote estares a mandar vir com o agente.

Diz-me só onde é que leste que eu estava a mandar vir com o agente. É que eu estou farto de ler e não consigo encontrar. Só disse que não sabia se tinha calcado a linha. A estrada tem uma escapatória larga para o autocarro parar. O ciclista aproveitou essa via para encostar e eu passei-o nessa altura. Simples. Não coloquei ninguém em risco, não vinha em excesso de velocidade. Provavelmente foi por lhe dar mais de 1.5m que calquei a linha. A minha dúvida mesmo é se ele agora pode escrever outra contra-ordenação.

ciclista.jpg

Última edição:
Pronto desculpa... não foi mandar vir... vou refrasear pegando na minha última frase

Enfim, se tu próprio reconheces que não sabes se fizeste asneira parece-me no mínimo sacudir a água do capote estares a pôr a hipótese deste agente, neste caso em particular, ir cometer um crime de falsas declarações ao fazer um auto sobre algo completamente díspar do que se passou como por exemplo estares a falar ao telemóvel.

Está melhor assim? Ou não foi isto que disseste e entendi mal?

Em suma, se quiseres contestar que não pisaste o contínuo força, estás no teu direito. Mas parece-me que esse não era o tema porque tu próprio pareces não ter a certeza de que não o fizeste. Irias testemunhar que não o fizeste? Irias obter outras provas nesse sentido? Agora pôr a hipótese de irem inventar outras questões para por no auto parece-me despropositado. Achas mesmo que ía aparecer no auto que estavas ao telemóvel? e porque não aparecer no auto que estavas aos zig-zags na estrada? Ou que estavas a andar em marcha-atrás. Se entrarmos por aí tudo é possível.

É exatamente essa a minha dúvida. Ele se quiser pode colocar que ia aos zig-zags e eu não consigo defender-me. É isso que me intriga. Espero que um agente da autoridade não faça isso, mas se o fizer, eu só tenho de comer e calar. Quanto à multa, eu aceito.

É exatamente essa a minha dúvida. Ele se quiser pode colocar que ia aos zig-zags e eu não consigo defender-me. É isso que me intriga. Espero que um agente da autoridade não faça isso, mas se o fizer, eu só tenho de comer e calar. Quanto à multa, eu aceito.

Tanto drama. Aqui há uns anos um 'senhor' da GNR com superpoderes achou que eu ia a falar ao telefone e mandou me uma multa pra casa. Não ia a falar ao telefone.

O 'senhor' com super poderes estava dentro de uma garagem a uns 4 metros da estrada, deve ter mesmo uma visão do outro mundo para ver coisas que não acontecem.

É possível que ele te mande uma multa qualquer inventada porque eles estão numa caça à multa absolutamente fantástica, estamos na fase do vale tudo.

Aí vais ter de contestar a multa tal como eu fiz, eu não paguei nada. Ele nunca provou que eu ia ao telefone, ele nem conseguiu provar que tinha sido eu a passar naquela rua...

Mas é preciso muito cuidado com eles, há muito que a sua função deixou de ser a segurança/prevenção e passou a ser uma caça à multa vergonhosa.

Se estás na dúvida se calcaste a linha contínua, é porque ultrapassaste o ciclista na mesma faixa. Nesses moldes, é impossível termos 1,5m entre o carro e a bicicleta. As ultrapassagens também devem ser efectuadas usando a via adjacente. Até aqui são 2 contra-ordenações. O traço contínuo faz 3.

Mas não me parece que ele te multe... estava ocupado com outras coisas na altura, se calhar nem apontou a matrícula. Além de que em Portugal também se multa pouco. Tranquilo.

Vê a foto onde se passou a situação. Aquilo são praticamente 3 vias. Eu se calquei a linha dei muito mais de 1.5m ao ciclista. Foi por passar muito à larga que posso ter calcado a linha.Ainda bem que vocês não são polícias senão perdia os pontos numa simples saída de casa eheh

... O traço contínuo faz 3.

Ultrapassagem em cima da passadeira para peões 4...
Se não fecham rápido o tópico ainda fica sem carta e vai preso... [:D][:D][:D][:D]

Mas não me parece que ele te multe... estava ocupado com outras coisas na altura, se calhar nem apontou a matrícula. Além de que em Portugal também se multa pouco. Tranquilo.

Se o mandou parar e não "a" passou na hora... não se deve dar ao trabalho de "a" passar depois... vai ter muito trabalho como acidente com feridos... quando acabar isso já se esqueceu...[;)]

Mas estar a ver um acidente e um agente de autoridade e meter-se a fazer ultrapassagens em cima do "contínuo" e da passadeira... é o mesmo que mandar uma carta ao pai natal... estava mesmo a "pedi-las"... [:D][:D][:D]

Voltar
Superior