"Multibanco Fora de Serviço"

SilverArrow

Moderador
Staff member
Quantas vezes já leram isto em lojas e restaurantes?

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

Já os "Multibanco: Mínimo 5€", tb é ilegal e ninguém se preocupa com nada.

Não há nenhuma entidade fiscalizadora?

em lojas e restaurantes nunca vi...mas qdo vou depositar/levantar € ou pagar as minhas despesas isso já....nas caixas multibanco

entidade...acho que não há..para eles é só lucro...:S

Fazes como eu!

Certa vez não tinha dinheiro suficiente na carteira, mas tinha dinheiro na conta, e tinha comigo o cartão multibanco, começaram com a treta que estava fora de serviço, depois estava avariado, e depois funcionava mas eu tinha que pagar as taxas mais o iva e tal.... eu não fiz mais nada, chamei a policia, pedi o livro de reclamações ( que me foi recusado até a policia chegar e os obrigar a dar o livro) preenchi o livro de reclamações, a policia passou uma valente multa ao estabelecimento, e paguei somente o valor da conta.....

Tambem numas bombas de combustivel, SEM QQ TIPO DE AVISO cá fora, abasteci e quando fui para pagar, tinham o MB "fora de serviço", foi simpes dessa vez, identifiquei-me, dei a minha morada e esperei que eviassem a conta para casa, até hoje nada, e foi á mais de 2 anos.

Com esse tipo de abusos eu não compactuo, se o dialogo não funcionar, chamo imediatamente a policia e preencho livor de reclamações, já perdi a conta ás vezes que o preenchi, é um direito que me assiste quando o serviço prestado não corresponde ás normas legais em vigor no pais.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

acho que depende se no contrato os lojistas colocam ou não a cruzinha...;)

MAs gostava de saber que lei obriga um estabelecimento a aceitar o MB ou o Visa... A unica coisa que todos são obrigados a aceitar é notas e moedas dos euros.

Isso do MB e do Visa os estabelecimento só estão obrigados a prestar o serviço conforme o contrato que assinarem com a SIBS, ou com o banco que instala lá o terminal..

E será que nos sitios como as bombas de combustivel, papelarias,etc nos podemos pedir o livro por causa do papaelinho dos pagamentos só superiores a 5€.
É que antigamente até fazia sentido uma vez que havia notas de 500$00 ou mais recentemente dava para levantar 5€, agora só dá 10€, um gajo vai pagar um café e um bolo com 10€ perguntam se não podemos facilitar os trocos, bolas decidam-se.

citação:Originalmente colocada por panpipe

Penso que não. Penso que são sempre obrigados a aceitar o Visa.

Essas situações devem tambem ser reportadas á SIBS e em caso de ser o serviço VISA, deverão tambem comunicar o sucedido á UNICRE.
Não há limites minimos de aceitação de pagamento MB/Visa.

citação:Originalmente colocada por panpipe

(...)
Penso que não. Penso que são sempre obrigados a aceitar o Visa.
a resposta é dada pelo mundano
citação:Originalmente colocada por mundano

MAs gostava de saber que lei obriga um estabelecimento a aceitar o MB ou o Visa... A unica coisa que todos são obrigados a aceitar é notas e moedas dos euros.

Isso do MB e do Visa os estabelecimento só estão obrigados a prestar o serviço conforme o contrato que assinarem com a SIBS, ou com o banco que instala lá o terminal..

;)

Tás aí a fazer algumas confusões, ou seja, as condicções entre multibanco e visa são diferentes. Basta pensar que no Mb não podes fazer uma operação manual e no Visa podes.

Depois, não tanto a questão da factura, mas talvez da comissão que a Sibs cobra iniba transacções pequenas. Deves pensar que toda a gente pode fugir ao impostos, não»? Este género de coisas não se podem generalizar.

Depois, há um livrinho amarelo que podes pedir e o assunto estará encerrado.

O livro é castanho btw... hehe..

Já agora a taxa do MB é em percentagem, pelo que eles podem fazer transações do valor que lhes apetecer. É só uma questão de boa ou má vontade.

O livro é castanho btw... hehe..

Já agora a taxa do MB é em percentagem, pelo que eles podem fazer transações do valor que lhes apetecer. É só uma questão de boa ou má vontade.
Eu sou daltónico! Então se eles podem fazer livremente, não há lugar a reclamações.

Se eles anunciarem que têm MB e depois não aceitarem ai deves reclamar... Os vendedores são obrigados a cumprir as condições que anunciam..

Estou claramente a referir casos em que a Loja TEM MB/VISA, mas diz que o ssitema está fora de serviço.

O VISA manual é obrigatório em todas as lojas que tenham contrato.

Estava somente a referir estes casos.

Uma coisa e MB outra e Visa o facto de ter MB nao obriga a ter visa sao coisas distintas nao confundam, visa obriga a um contrato especifico para o efeito e diferente do debito directo via MB, ou seja muitos establecimentos teem MB mas nao teem Visa e nao sao obrigados a tal nao confundam

Abraço

SilverArrow, tu disseste que era "ilegal".. No meu entendimento uma coisa para ser ilegal tem que ir contra a lei..

Eles ao não aceitarem o MB para certos valores estão simplesmente a ir contra o contrato que têm com a SIBS/Unicre/whatever e não contra nenhuma lei.. Só quis fazer essa distinção.. ;)

Vá, eu quero-vos é a mostrar decretos de lei. Sem isso, todas as opiniões aqui expressas valem o que valem: zero.

Nenhuma loja é obrigada a aceitar seja o que fôr... a não ser numerário. É a única coisa que universalmente se é obrigado a aceitar.

E eu sei porque é que muitas lojas o fazem. Porque as taxas que a SIBS (entidade que gere o Multibanco) e os bancos cobram sobre as transacções a débito ou a crédito são absurdas.

A débito paga-se: média de 1% sobre o valor da transacção com IVA + valor das comunicações (o valor da chamada para a central da SIBS) + valor fixo por cada comunicação.
Na prática, se querem pagar 5€ por multibanco, o comerciante paga entre 0,25€ a 0,50€ ao banco, o que representa entre 5 a 10% da receita... Agora imaginem no final do ano quanto é que vai parar ao bolso dos bancos (em 2005 paguei perto de 6.000€ em taxas de multibanco...).

A crédito a situação agrava-se: a taxa sobe para uns simpáticos 4 a 5% sobre o valor da transacção...

É... generaliza-se e pensa-se que toda a gente quer fugir ao fisco... quando apenas querem ser bons gestores.

Y não disse que era obrigatório aceitar.

Estava a referi a casos de lojas que têm os contratos de MB e VISA, mas que dizem que a Máquina dos Cartões não funciona... Estava só a referir isso.

Referes no teu post que é preciso pagar a chamada. Não há uma situação em que pagas mais de mensalidade mas não pagas a chamada.

Oh Y... Mas tu também só tens Visa/MB porque queres... E se o tens e anuncias que dispões desse meio de pagamento, só tens é que aceitar quem quer pagar assim.

citação:Originalmente colocada por Y

...
A crédito a situação agrava-se: a taxa sobe para uns simpáticos 4 a 5% sobre o valor da transacção...
...
Tens a certeza dessas taxas?

Back