N16 (Guarda - Celorico)

portishead

New member
N16_zps5068a3c8.jpg

Alguém por aqui conhece esta estrada que contorna parte da zona da Serra da Estrela?
Nunca por lá passei e para fazer um trabalho precisava de ter uma ideia de como é este trajecto: o que o rodeia, tipo de piso, as terras por onde passa, algumas particularidades, etc...
Se alguém tivesse fotos desta estrada/vista que pudesse partilhar seria ainda melhor.
Obrigado

(Eu sei que este tópico seria mais apropriado estar no Road-book, mas ele não foi criado com o intuito de se fazer qualquer tipo de itinerário de viagem, são meras trocas de informações sobre o envolvente de uma estrada)

Estrada muito porreira, em termos de condução. Bom piso, pouco trânsito, e algumas curvas.

A vista desde o Porto da Carne até Ratoeira (acho eu) é para um vale. Depois começam as aldeias, e o cuidado tem que aumentar.

Tem alguns vendedores de beira de estrada, mas já teve muitos mais, e algumas fontes onde podes parar pra beber água e descansar um pouco.

Fotografias não tenho...

Obrigado Cheires.

Ao longo do percurso é fácil de perceber que estamos perto da cadeia montanhosa da Estrela? Ou passa despercebida na paisagem ou nem sequer se vê?

Obrigado Cheires.

Ao longo do percurso é fácil de perceber que estamos perto da cadeia montanhosa da Estrela? Ou passa despercebida na paisagem ou nem sequer se vê?
O percurso é muito a norte da parte principal da serra da estrela, mas a paisagem é claramente de montanha, com alguns sítios muito interessantes.

Celorico - Guarda tens 2 opções à exepção da A25 que é paga.
Sempre pela N16, mais demorado, mas mais pitoresco. Entras na Guarda por Sul.
A 2ª hipotese, que é mais rápida, continuando a ser gratuita, entra-se a partir da Ratoeira na A25 e saindo logo no nó imediatamente a seguir, para o IP5, para voltar a entrar na A25 em Alvendre, já a cerca de 1km do nó da Guarda, entrando na cidade por Norte.

Last edited:
Obrigado Cheires.

Como vais quase o percurso todo numa das encostas do Vale do Mondego, notas perfeitamente que estás perto da zona do parque natural da serra. Consegues ver perfeitamente as montanhas que fazem parte do mesmo, não estando oviamente no maciço central.
O piso está bo, as curvas fazem-se bem. Até há pouco tempo (antes de haver portagens) ficou praticamente sem trânsito e era orreira pra passear, agora já tem mais algum trânsito, mas não muito, poruq eé zona difícil para os camiões e os ligeiros que sabem o atalho do IP5 continuam a ir por lá.

Ah, e quanto a fotos, é pah, lembra-te do abençoado google street view. Melhor que isso impossível.

Edit: Dasse, o carro da google passou em cada beco mais perdido que o caraças, lá atrás de onde judas perdeu as botas e não passou neste bocado da N16...

Last edited:
Ah, e quanto a fotos, é pah, lembra-te do abençoado google street view. Melhor que isso impossível.

Edit: Dasse, o carro da google passou em cada beco mais perdido que o caraças, lá atrás de onde judas perdeu as botas e não passou neste bocado da N16...

[:cool:] Pois foi, eu ainda tentei antes de iniciar o tópico e também fiquei frustado.
O pormenor da ausência de tráfego dos camiões foi muito importante também. Esta estrada tem fortes desníveis (grandes subidas/descidas)?
Obrigado.

Mais dúvidas.:sh) Agora uma outra estrada mais adiante e que contorna a zona da Estrela do outro lado: N17. Esta já conheço melhor e já tenho registos fotográficos e vídeo. só que tenho alguma dificuldade em identificar os locais.
Nesta estrada (N17 - arredores de Oliveira do Hospital) há um desvio de terra batida que desce para a Folhadosa, logo lá no topo há uma capela. Assim de costas para a capela, do lado esquerdo vemos isto:

serra1_zpsf5956e19.jpg

Do lado oposto, vemos isto:

serra_zps774b32a0.jpg

Na primeira vê-se lá ao fundo uma zona montanhosa, mas pela localização não me parece que esteja relacionado com a Estrela. O que será?
Na segunda. aqui sim já deduzo que aquelas montanhas façam parte da Serra da Estrela. Mas não é maciço central, certo?

Peço desculpas por tanta pergunta/dúvida/ignorância mas é definitivamente uma zona que conheço muito mal.

N16 - De Celorico ao Porto da Carne é sempre a direito, sem grandes subidas ou descidas (já está no fundo do vale do Mondego), mas passa pelo meio de povoações.
Do Porto da Carne até à Guarda é sempre, mas sempre a subir. Se conheces o antigo IP5 ou a actual A25, sabes do desnível que há que vencer.

Das fotos apresentadas: A de cima é o Caramulo.
A de Baixo penso que é a Serra do Açor, mas vai daí que fica tão encostada à Serra da Estrela que na foto fiquei com dúvidas

N16 - De Celorico ao Porto da Carne é sempre a direito, sem grandes subidas ou descidas (já está no fundo do vale do Mondego), mas passa pelo meio de povoações.
Do Porto da Carne até à Guarda é sempre, mas sempre a subir. Se conheces o antigo IP5 ou a actual A25, sabes do desnível que há que vencer.

Das fotos apresentadas: A de cima é o Caramulo.
A de Baixo penso que é a Serra do Açor, mas vai daí que fica tão encostada à Serra da Estrela que na foto fiquei com dúvidas

Eu acho que não é a serra do Açor porque apesar dessa serra também abranger o concelho de Oliveira do Hospital, ela fica lá mais para "baixo", como quem vai para o Avô e Bica. E essas montanhas ficam mais do lado do parque da serra da estrela. Mas posso estar eganado, claro.
Na outra foto, fez-se luz, é isso mesmo: Caramulo.
Obirgado quim.

Back